Descrição
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos e tônicos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras: sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia e polissemia. 6.1.1 Denotação e conotação. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Funções e figuras de linguagem. 8 Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento.
Noções de Informática: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365. 3 Noções de sistema operacional: ambiente Windows, versões 7, 8 e 10. 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet e intranet. 5 Programas de navegação: Google Chrome e Microsoft Edge. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança: antivírus, firewall, antispyware. 12 Processos de backup.
Língua Inglesa: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos.
Atualidades: 1 Saúde, ecologia e desenvolvimento sustentável: 1.1 Proteção e preservação do meio ambiente. 1.1.1 Recursos hídricos, saneamento básico, desperdício de alimentos. 1.2 Mudanças climáticas e eventos ambientais significativos. 1.3 Agricultura orgânica e familiar. 1.3.1 Produtos orgânicos e qualidade de vida. 1.4 Produção em larga escala e o uso de agrotóxicos. 1.5 Impactos causados pela produção de alimentos transgênicos. 1.6 Indústria alimentícia e alimentos industrializados. 2 Hábitos alimentares: 2.1 Mudanças e tendências contemporâneas. 2.2 Alimentação fora do lar. 2.3 Sobrepeso, obesidade e diabetes. 2.4 Alimentação adequada e saudável. 3 Rotulagem nutricional: 3.1 Símbolos informativos frontais em embalagens (lupa com a expressão “alto em”, de cor preta e branca). 4 Sociedade, cidadania e direitos sociais: 4.1 Combate à fome no Brasil e no mundo. 5 Fake News: 5.1 Desinformação e desserviço em temas relacionados à nutrição e alimentação.
Conhecimentos Complementares
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Legislação e Ética na Administração Pública: 1 Ética e função pública. 1.2 Ética no setor público. 2 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações: medidas contra atos de improbidade administrativa. 3 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações: regula o processo administrativo na administração pública. 4 Lei nº 12.527/2011 e Decreto nº 7.724/2012: Acesso à informação (LAI). 5 Lei nº 13.709/2018: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Legislação Aplicada ao Sistema CFN/CRN: 1 Lei nº 6.583/1978, alterada pela Lei nº 14.924/2024: cria os Conselhos Federal e Regionais de Nutrição). 2 Decreto nº 84.444/1980: regulamenta a Lei nº 6.583/1978. 3 Lei nº 8.234/1991: regulamenta a profissão de nutricionista. 4 Guia Alimentar para a População Brasileira, Ministério da Saúde, edição 2018 (versão de bolso). 5 Resolução CFN nº 758/2023: Regimento Interno do CFN. 6 Lei nº 14.924/2024: dispõe sobre a profissão de técnico em Nutrição e Dietética. 7 Principais diferenças entre conselhos profissionais, sindicatos e associações.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1 Direito Administrativo: 1.1 Organização administrativa. 1.1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.1.2 Administração direta e indireta. 1.1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 1.2 Ato administrativo. 1.2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 1.3 Agentes públicos: espécies e classificação. 1.3.1 Poderes, deveres e prerrogativas. 1.3.2 Cargo, emprego e função pública. 1.4 Poderes administrativos. 1.4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 1.4.2 Uso e abuso do poder. 1.5 Licitação. 1.5.1 Princípios. 1.5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 1.5.3 Modalidades. 1.5.4 Tipos. 1.5.5 Procedimento. 1.6 Contrato Administrativo. 1.6.1 Peculiaridades do contrato administrativo. 1.6.2 Aspectos formais do contrato administrativo. 1.6.3 Execução e inexecução do contrato administrativo. 1.7 Controle público. 1.7.1 Controle exercido pela administração. 1.7.2 Controle judicial. 1.7.3 Controle legislativo. 1.8 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 1.8.1 Responsabilidade por ato comissivo. 1.8.2 Responsabilidade por omissão. 1.8.3 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 1.8.4 Causas excludentes e atenuantes. 1.9 Regime jurídico-administrativo. 1.9.1 Conceito. 1.9.2 Princípios expressos e implícitos da administração pública. 2 Administração Geral: 2.1 Evolução da administração. 2.1.1 Principais abordagens da administração: da clássica à contingencial. 2.2 Processo administrativo. 2.2.1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 2.2.2 Processo de planejamento. 2.2.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. 2.2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas. 2.2.2.3 Redes e alianças. 2.2.2.4 Planejamento tático. 2.2.2.5 Planejamento operacional. 2.2.2.6 Administração por objetivos. 2.2.2.7 Balanced scorecard. 2.2.2.8 Processo decisório. 2.2.3 Organização. 2.2.3.1 Estrutura organizacional. 2.2.3.2 Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens. 2.2.3.3 Organização informal. 2.2.4 Direção. 2.2.4.1 Descentralização e delegação. 2.2.5 Controle. 2.2.5.1 Características. 2.2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 2.2.6 Comunicação administrativa. 3 Gestão de Pessoas: 3.1 Objetivos, desafios e características. 3.2 Ambiência, comportamento, clima e cultura organizacional. 3.3 Motivação e liderança. 3.4 Desing Thinking. 3.5 Equilíbrio organizacional. 3.6 Recrutamento e seleção de pessoas. 3.6.1 Objetivos e características. 3.6.2 Principais técnicas de recrutamento e seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. 3.7 Gestão, análise e descrição de cargos. 3.7.1 Cargo, emprego e função pública. 3.7.2 Carreiras, Remuneração e Benefícios. 3.8 Capacitação de pessoas. 3.9 Desempenho na gestão de pessoas. 3.10 Gestão da diversidade e interculturalidade. 3.11 Previdência Social: conceitos fundamentais, práticas e finalidades. 4 Gestão da Qualidade: 4.1 Principais teóricos e suas contribuições. 4.2 Modelos de excelência gerencial. 4.3 Ferramentas de gestão da qualidade. 5 Gestão de Projetos e Processos: 5.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 5.3 Projetos e suas etapas. 5.4 Conceitos da abordagem por processos. 5.5 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 5.6 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 6 Administração Pública: 6.1 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930). 6.1.1 Reformas administrativas e redefinição do papel do Estado 6.1.1.1 Reforma do serviço civil: mérito, flexibilidade e responsabilização. 6.1.1.2 Reforma do aparelho do Estado. 6.2 Descentralização e democracia. 6.3 Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. 6.3.1 O Estado oligárquico e patrimonial. 6.3.2 O Estado autoritário e burocrático. 6.3.3 O Estado do bem-estar. 6.3.4 O Estado regulador. 6.4 Características básicas das organizações formais públicas modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 6.5 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 7 Gestão no Setor Público: 7.1 A nova gestão pública 7.2 As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. 7.3 Gestão da qualidade no setor público. 7.4 Gestão de projetos e processos no setor público. 7.5 Planejamento estratégico, tático e operacional. 7.5.1 Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. 7.5.2 Formulação de programas e projetos. 7.5.3 Avaliações de custo-benefício e custo-efetividade. 7.6 Excelência nos serviços públicos. 7.7 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 7.8 Gestão de resultados na produção de serviços públicos. 7.9 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 7.10 O paradigma do cliente na gestão pública. 7.11 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. 7.12 Governabilidade e governança. 7.13 Intermediação de interesses: clientelismo, corporativismo e neocorporativismo. 7.14 Processos participativos de gestão pública. 7.14.1 Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 7.15 Governo eletrônico, transformação digital e inovação. 7.16 Transparência na administração pública. 7.17 Controle social e cidadania. 7.17.1 Participação pública e atores sociais. 7.17.2 Gestão local, cidadania e equidade social. 7.18 Accountability. 8 Gerenciamento de Recursos Materiais: 8.1 Administração de compras e produtos. 8.2 Gestão de estoques. 8.2.1 Inventário, cadastro de produtos, falta ou excesso de recursos estocados. 8.2.2 Sistemas ERP, WMS e MRP. 8.2.3 Métodos de controle de estoque: PEPS, UEPS, MPM, Just in Time e Código de Barras. 8.2.4 Integração dos estoques a demandas departamentais. 8.3 Gestão logística. 8.3.1 Equilíbrio entre compras, armazenagem, distribuição e entregas. 8.3.2 Benefícios: agilidade, eficiência, minimização de riscos e desperdícios. 8.3.3 Aplicações logísticas nos processos de armazenamento, controle de pedidos, postagem e transporte de materiais. 8.4 Noções de gestão patrimonial. 9 Legislação Trabalhista: 9.1 Relação de trabalho e relação de emprego: requisitos e distinção. 9.2 Contrato de Trabalho. 9.2.1. Empregado e empregador: conceito e caracterização. 9.2.2 Poderes do empregador. 9.2.3 Alteração do contrato de trabalho. 9.2.3.1 O jus variandi. 9.2.4 Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. 9.2.5 Rescisão do contrato de trabalho. 9.2.5.1 Justa causa. 9.2.5.2 Rescisão indireta. 9.2.5.3 Dispensa arbitrária. 9.2.5.4 Culpa recíproca. 9.2.5.5 Indenização. 9.3 Aviso prévio. 10 Arquivologia: 10.1 Conceitos fundamentais. 10.2 Gerenciamento da informação e gestão de documentos. 10.3 Diagnósticos. 10.4 Arquivos correntes e intermediários. 10.5 Protocolos. 10.6 Avaliação de documentos. 10.7 Arquivos permanentes. 10.8 Tipologias documentais e suportes físicos. 10.9 Microfilmagem. 10.10 Automação. 10.11 Preservação, conservação e restauração de documentos. 11 Comunicação Organizacional: 11.1 Identidade e imagem institucional. 11.2 Planejamento, realização e avaliação de eventos. 11.2.1 Cerimonial e protocolo. 11.2.2 Procedimentos e precedência.