Descrição
Apostila Concurso Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Recife PE 2025
- Informações Concurso da Prefeitura de Recife PE 2025
- Vagas: 400 Inscrições Até: 06/01/2025 Data da Prova: 09/02/2025
- Salários de Até: R$ 1.904,23 Taxa de Inscrição: R$ 70,00
- Banca Organizadora: W2 AUDITORES E CONSULTORES
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Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes Concurso de Recife PE 2025
O concurso público, organizado pela banca do W2 AUDITORES E CONSULTORES, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 400 vagas distribuídas para o Ensino Médio. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 1.904,23 . Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos
Conteúdo Programático (691 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto; 2. Tipologia e gêneros textuais; 3. Figuras de linguagem ;4. Significação de palavras e expressões; 5. Relações de sinonímia e de antonímia; 6. Ortografia; 7. Acentuação gráfica; 8. Uso da crase; 9. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos; 10. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto; 11. Locuções verbais (perífrases verbais); 12. Funções do “que” e do “se”; 13. Formação de palavras; 14. Elementos de comunicação; 15. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação); 16. Concordância verbal e nominal; 17. Regência verbal e nominal; 18. Colocação pronominal; 19. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto; 20. Elementos de coesão; 21. Função textual dos vocábulos; 22. Variação linguística.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; 2. Mínimo múltiplo comum, Máximo divisor comum; 3. Porcentagem; 4. Razão e proporção; 5. Regra de três simples ou composta; 6. Equações do 1º e 2º grau; Sistema de equações do 1º grau; 7. Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; 8. Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; 9. Tratamento da informação – média aritmética simples; 10. Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales; 11. Lógica de argumentação, preposições e equivalências lógicas.
Legislação Municipal: 1. Lei nº 18.147/2015 (Aprova o Plano Municipal de Educação); 2. Lei nº 18.769/2020 (Institui o Primeiro Plano Decenal para a Primeira Infância do Recife); 3. Decreto nº 35.798 de 11 de julho de 2022 (Aprova o Regimento Interno da Secretaria de Educação); 4. Lei Municipal Nº 14.728/85 – Estatuto Dos Funcionários Públicos Do Município Do Recife e suas alterações; 5. Lei Orgânica do Município do Recife; 6. Decreto n° 36.309 de 30 de janeiro de 2023 (Política Pública de Educação Especial Inclusiva para os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife).
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Educação: 1. Conhecimentos específicos: Políticas Públicas e Legislação da Educação Especial; 1.1. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 1.2. Constituição Federal de 1988, art. 5º (Dos Direitos e deveres Individuais e Coletivos), art. 205 a 214 (Da Educação); 1.3. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n° 8.069/1990 (arts. 1º ao 6º; 13, 15 a 18; 53 a 59; 131 a 135); 1.4. Lei Federal n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3º do art. 98 da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990; 1.5. Lei Federal n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2. Fundamentos Teóricos: teorias sobre deficiência e inclusão; 2.1. História da Educação Especial e Inclusiva: marcos históricos, movimentos de inclusão e desafios atuais; 2.2. Educação e Diversidade: multiculturalismo e interculturalidade; 2.3. Teorias do desenvolvimento e neurodiversidade; 2.4. Educação socioemocional. Noções Básicas de Primeiros Socorros: 1. Introdução aos Primeiros Socorros; 1.1. Abordagem inicial da vítima, avaliação do nível de consciência, avaliação da cena e pedido de ajuda 1.2. Procedimentos para Assistência Segura e Eficiente a Alunos com Deficiência; 2. Situações Comuns e Procedimentos de Intervenção; 2.1. Controle e Intervenção em Caso de Hemorragias; 2.2. Abordagem em Situações de Perda de Consciência: Crises convulsivas, tontura e desmaio; 2.3. Procedimentos nas emergências por obstrução das vias aéreas 2.4. Lei 13722/18; 2.5. Primeiros Socorros para Queimaduras e Lesões Cutâneas; 3. Cuidados Especiais com Alunos com Deficiência; 3.1. Assistência a Alunos com Dificuldades de Locomoção (Uso de Cadeira de Rodas); 3.2. Cuidados Alimentares para Alunos com Risco de Engasgamento. 4. Condutas de primeiros socorros frente às lesões traumato-ortopédicas (entorse, luxação, contusão e fratura). 5. Suporte básico de vida: ressuscitação cardiopulmonar.
“NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO QUALQUER REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA OU AUTORES PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OU BÁSICO NESSE MATERIAL”
Apostila Concurso Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Recife PE 2025