Descrição
Apostila Concurso Analista Marketing CFMV 2025
- Informações Concurso do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV 2025
- Vagas: 21 + 160 CR Inscrições Até: 13/07/2025 Data da Prova: 10/08/2025
- Salários de Até: R$ 11.031,91 Taxa de Inscrição: R$ 54,00 A R$ 56,00
- Banca Organizadora: IADES
Realize seu Sonho e Mude seu Futuro com a Nossa Ajuda!
Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes do Concurso do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV 2025
O concurso público, organizado pela banca do IADES, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 21 vagas mais a formação de 160 vagas para Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 11.031,91. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Comunicação oficial. 7.2 Redação Oficial. 7.3 Elementos que compõem a estrutura dos documentos. 7.4 Uso do correio eletrônico (e-mail) corporativo. 7.5 Tipos de documentos. 7.6 Ato Normativo. Linguagem simples.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
Legislação Aplicada ao CFMV: 1 Lei no 5.517/1968 (exercício da profissão de médico-veterinário e criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária). 2 Lei no 5.550/1968 (exercício da profissão de Zootecnista). 3 Resolução CFMV n o 1475/2022 (Inscrição, movimentação e cancelamento de profissionais; cadastro, registro, movimentação, cancelamento e suspensão de estabelecimentos e equiparados no âmbito do Sistema CFMV/CRMV). 4 Resolução CFMV no 1.330/2020 (Aprova o Código de Processo Ético Profissional no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs). 5 Resolução CFMV no 1267/2019 (Código de Ética do Zootecnista). 6 Resolução do CFMV no 1.138/2016 (Código de Ética do Médico Veterinário). 7 Resolução CFMV no 1120/2016 (Normatiza procedimentos para recuperação de créditos resultantes de anuidades, multas, taxas, emolumentos e demais créditos das pessoas físicas e jurídicas, e altera a Resolução CFMV no 1005/2012).
Administração Pública e Gestão Pública: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Gestão de processos. 4 Gestão da qualidade. 5 Gestão de projetos. 6 Planejamento estratégico. 7 Excelência nos serviços públicos. 8 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 9 Gestão de resultados na produção de serviços públicos. 10 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 11 O paradigma do cliente na gestão pública. 12 Sustentabilidade pública e acessibilidade.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
1 Fundamentos da Comunicação. 2 Sociologia da Comunicação. 3 Comunicação corporativa. 4 Identidade e imagem corporativas. 5 Reputação corporativa. 6 Comunicação integrada. 7 Gestão de marcas. 8 Publicidade e propaganda. 9 Planejamento de comunicação. 10 Criação e direção de arte. 11 Design. 12 Mídia. 13 Redação publicitária. 14 Produção gráfica. 15 Cibercultura e produção digital. 16 Marketing institucional e corporativo. 17 Tecnologias de comunicação: mídias web e digitais; social media; comunicação online. 18 Planejamento de comunicação organizacional. 19 Comunicação social e órgãos públicos. 20 Estratégias de marketing no setor público. 21 Imagem institucional. 22 Criação e produção de projetos gráficos. 23 Ilustração e web design. 24 Briefing e planejamento: Criação de conteúdo para redes sociais; sistematização da informação; função do briefing; comparação entre briefing e plano publicitário; noções básicas de planejamento de campanhas publicitárias; comunicação estratégica e tática; ações publicitárias; tarefas da publicidade no mix de promoção. 25 Planejamento visual: princípios básicos; divisão harmoniosa do formato para composição; simetria; ponto de atenção; composição dinâmica; proporção; equilíbrio (princípio da balança); movimento; unidade; contraste. 26 Planejamento editorial: ilustração, cores, técnicas de impressão, criação de projeto gráfico e visual de publicação. 27 Direção de arte: finalidades do layout; Criação para mídia impressa; elementos estruturais do anúncio impresso; pré-requisitos para a eficiência de anúncio como peça publicitária. 28 Criação de peças publicitárias; processo criativo; dupla de criação. 29 Técnicas de produção gráfica: finalização de arquivos para impressão; processos de impressão e acabamento; uso de cores no produto impresso; papel: qualidade, usos e dimensões. 30 Redação publicitária: classificação de títulos; linguagem e adequação: relação texto e imagem. 31 Tipologia: concordância, conflito e contraste; categorias de tipos – tipo de fontes; combinação e escolha de fontes. 32 Softwares: Adobe Master; Illustrator; Photoshop; Indesign; Premiere; After Effects; Corel Draw. 33 Técnicas de SEO (Search Engine Optimization). 34 Google Analytics: configuração, coleta de dados, geração de relatórios, análise de dados, e estratégias para melhorar o desempenho online. 35 Manual de Redação do CFMV. 36 Ética e legislação publicitária. 37 Legislação: Lei no 14.133/2021 (Lei de licitações e contratos administrativos); Lei no 12.232/2010 (normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda); Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). 38 Noções de utilização de Inteligência Artificial – IA.
Apostila Concurso Analista Marketing CFMV 2025