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Apostila BRDE 2017 Analista Economico Financeira PDF

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Apostila BRDE 2017 Analista Economico Financeira PDF

 Informações do Concurso do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

 edital Edital: Publicado inscricoes  Inscrições: 30/11/2016 à 04/01/2017 banca Banca: Fundatec                    
 nivel Nível: Superior       Salário: R$ 6.770,37 à R$ 7.898,77 Formulario Taxa de Inscrição: R$183,48
vagas Vagas: C.R data da prova Data da Prova: 12/02/2017 baixar Baixar Edital em PDF

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Apostila BRDE 2017 Analista Economico Financeira PDF

Apostila Específica para o Concurso do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

 

Cargo: Analista de Projetos Economico/Financeira

Nível: Superior

 

“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”

 

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Apostila BRDE 2017 Analista Economico Financeira PDF

 

CONHECIMENTO BÁSICO

Portuguêsa:
a) ORTOGRAFIA OFICIAL: grafia das palavras, acentuação gráfica, uso do hífen e da crase, divisão silábica; b) CLASSIFICAÇÃO, ESTRUTURA, FORMAÇÃO, USO E FLEXÃO DAS PALAVRAS; c) TERMOS DA ORAÇÃO: essenciais, integrantes e acessórios; classificação das orações; d) PERÍODO E SUA CONSTRUÇÃO: simples, composto, classificação; e) REGÊNCIA E CONCORDÂNCIA: verbal e nominal; g) PRONOMES: classificação, uso e colocação; h) PONTUAÇÃO; i) VERBOS: conjugação de verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, abundantes e pronominais, Vozes verbais; j) ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: compreensão geral do texto, ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor, argumentação, elementos de coesão, inferências, estrutura e organização do texto e dos parágrafos; k) FIGURAS DE LINGUAGEM; l) Regência verbal e nominal; m) Concordância verbal e nominal; n) Conjunções: classificação e uso; o) Equivalência de estruturas frasais.

Raciocínio Lógico Analítico e Quantitativo:
a) Lógica Formal; b) Lógica de Argumentação; c) Lógica Quantitativa; d) Diagramas Lógicos; e) Sequências e Séries; f) Teoria dos Conjuntos; g) Análise Combinatória; h) Probabilidade; i) Funções; j) Álgebra linear: matrizes determinantes e sistemas lineares; k) Trigonometria; l) Razão e proporção: divisão proporcional; m) Regra de três simples e composta; n) Porcentagem.

Atualidades:
Questões atuais no Brasil sobre economia, política, sociedade, meio-ambiente, ciência e tecnologia, ética e responsabilidade socioambiental.

Língua Inglesa:
Para esta prova, pressupõe-se que o candidato tenha um conhecimento básico da língua inglesa. A prova tem como objetivo avaliar a compreensão de textos informativos, a capacidade de ler e entender o texto de uma forma global e de perceber sua estrutura interna. Os textos serão retirados de suportes impressos e virtuais, em seleção que ofereça aos candidatos temas da atualidade em campos e gêneros diversos.
Espera-se que o candidato seja capaz de: a) inferir, através do contexto e dos mecanismos de formação de palavras, o significado de vocábulos desconhecidos; b) identificar marcadores explícitos de coesão, conseguindo, assim, estabelecer conexões de sentido entre períodos e parágrafos; c) conteúdos linguísticos: plural de substantivos; d) formação de palavras: prefixos e sufixos; e) adjetivos e advérbios; f) pronomes; g) conjunções; h) preposições; i) tempo verbal; j) verbos auxiliares modais; k) condicional; l) discurso direto e indireto; m) voz passiva; n) genitive case; o) tag questions.
Será exigido: a) Vocabulário fundamental como meio de construção de sentido em textos de nível intermediário; b) Competência sociolinguística – compreensão de enunciados enquanto expressão de relações socioculturais; c) Competência discursiva – reconhecimento dos mecanismos de coerência e coesão textual; d) Interpretação de textos: leitura e compreensão de textos; e) Estruturação do texto; f) Ideias principais e secundárias; g) Relação entre ideias; h) Ideia central e intenção comunicativa; i) Efeitos de sentido; j) Figuras de linguagem; k) Recursos de argumentação; l) Elementos de coesão e coerência textuais; m) Vocabulário: Significação das palavras e expressões no texto; n) Substituição de palavras e expressões no texto; o) Estrutura e formação de palavras (valor dos afixos e dos radicais); p) Estruturas gramaticais: Aspectos relacionados à morfologia e à sintaxe: Adjetivos e Advérbios; q) Pronomes; r) Conjunções; s) Preposições; t) Tempo Verbal; u) Verbos auxiliares modais; v) Condicional; w) Discurso direto e indireto; x) Voz passiva; y) Genitive case; z) Tag questions.

 

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Analista de Projetos Economico/Financeira:
a) Demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Resultado do Exercício; b) Análise das demonstrações contábeis: Análise vertical e horizontal; Índices de Liquidez, Índices de Endividamento, Índices de rentabilidade; Ciclo operacional e financeiro; c) Ajustes e padronização de critérios para realização de análise econômico-financeira; d) Análise do capital de giro; e) Custos para Decisão e Controle: Comportamento dos custos e volume de produção; Ponto de Equilíbrio contábil, econômico e financeiro; Fixação do preço de venda; Custo de oportunidade; Custos perdidos; Custos imputados; Sistema de custeio baseado em atividades e sua análise; Custos Estimados; Custo Padrão; Análise das variações custo padrão x real; f) Análise de crédito e risco: conceitos; políticas de crédito; os C´s do crédito; o processo de crédito; a lógica da análise; a definição dos limites de crédito; garantias; gestão do risco e da carteira; revisão de crédito; g) Elementos de análise financeira de empreendimentos (estrutura de capital, política de dividendos e análise de risco); h) Elaboração, análise e administração de projetos: Planejamento de Projetos (objetivos e fases dos projetos, caracterização do empreendimento); Avaliação de Projetos (mercado: análise da concorrência; aspectos de engenharia: disponibilidade de insumos, quadro de investimentos; estudo locacional, fontes de financiamento, projeções e justificativa econômico-financeira, TIR, VPL, payback e payback descontado); i) Análise de Projetos Estruturados (“project finance”): conceitos e aplicações, análise de viabilidade do projeto, arranjos de garantias, plano de financiamento e definição do valor das empresas (“valuation”). j) Administração financeira: análise do capital de giro; princípios e tipos de planejamento financeiro; alavancagem operacional, financeira (conceito e cálculo) e total; gestão de ativos e passivos de curto prazo (caixa e títulos negociáveis, capital circulante líquido e empréstimos a curto prazo, duplicatas a receber e estoques); k) Gestão e controladoria: Processo decisório; Plano Estratégico; Sistema de Avaliação de desempenho; Sistemas de Informa- ções gerenciais; l) Aspectos microeconômicos: padrão de concorrência; análise de competitividade; análise de indústrias e da concorrência; vantagens competitivas; cadeias e redes produtivas; competitividade e estratégia empresarial; m) Economia brasileira no pós-Plano Real: concepções, principais problemas, conquistas e desafios; n) Desenvolvimento Econômico e Social: Transformações do papel do Estado nas sociedades contemporâneas e no Brasil; desigualdades socioeconômicas da população brasileira; o) Distribuição da renda: aspectos nacionais e internacionais; o papel das principais agências de fomento no Brasil (BNDES, bancos de desenvolvimento e agências de fomento estaduais); p) Economia Monetária: Instrumentos de Política Monetária e como esta afeta as empresas; Organização, estrutura e composição do Sistema Financeiro Nacional: subsistema normativo (Conselho Monetário Nacional, BACEN, CVM, BNDES), subsistema operativo (bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, cooperativas de crédito, bancos múltiplos, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo, agências de fomento e bancos de desenvolvimento); q) Normatizações: Bancos de Desenvolvimento (Resolução BACEN nº 394) e Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (Lei Complementar nº 130/2009); r) Regulamentação prudencial: Acordo de Basiléia; s) Análise de Crédito e Risco: conceitos, políticas de crédito, a análise de crédito, o processo de crédito, a lógica da análise, padronização do processo de análise credit scoring, a definição dos limites de crédito, garantias, gestão do risco e da carteira, revisão de crédito; t) Noções de Direito: Noções de Direito Comercial e Legislação Societária: Sociedade não personificada, sociedade personificada, administração societária, contrato social; Dissolução parcial ou total da sociedade; Retirada, exclusão, falecimento de só- cios. Insolvência, recuperação empresarial, falência e liquidação. Recuperação judicial e extrajudicial: Lei nº 11.101/2005; Noções de Direito e Legislação Tributária: Sistema Tributário Nacional e Código Tributário Nacional; Competência tributária; Receitas Públicas e Tributos: conceito, classificação de receitas e tributos (impostos, taxas e contribuições); Crimes contra a ordem econômica e tributária: Lei n° 8.137/1990; “Lei do Colarinho Branco” (Lei n° 7.492/1986); Lei dos crimes de “lavagem de dinheiro” (Lei n° 9.613/1998); Sigilo bancário (Lei Complementar n° 105, de 10 de janeiro de 2001). u) Resoluções do Banco Central do Brasil referente a Gestão de Controles Internos (2.554), Gestão de Riscos de crédito, liquidez, operacional, sustentabilidade, imagem, de capital. v) Lei nº 13.303/2016. w) Governança corporativa – Conceitos, pilares, principais práticas segundo IBGC. x) Compliance y) Lei Complementar Nº 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal z) Princípios do COSO – Comitê de Organizações de Patrocinadoras de Controles Internos a1) Lei Federal no 12.846/ 2013 e Decreto nº 8.420 / 2015. b1) Lei complementar nº 64, de 18 de maio de 1990; c1) Contabilidade Orçamentária e Gerencial: Orçamento empresarial: conceito e objetivos; Espécies de orçamento; Gastos gerais de fabricação; Projeção das demonstrações contábeis.

 

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 Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)

“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”

Alimentação-saudável-e-a-importância-de-comer-bem-para-o-resto-da-vida

Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:

 “Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) –  ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.

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