Descrição
Apostila CFQ DF 2021 Analista de Sistemas Infraestrutura
Cargo: Analista de Sistemas Infraestrutura
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: IADES
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Português:
1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Mecanismos de coesão textual. 5 Acentuação gráfica. 6 Pontuação. 7 Concordância nominal e verbal. 8 Colocação pronominal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Equivalência e transformação de estruturas. 11 Paralelismo sintático. 12 Relações de sinonímia e antonímia.
Raciocínio Lógico e Matemático:
1 Princípios de contagem e probabilidade. 2 Arranjos e permutações. 3 Combinações. 4 Operações com conjuntos. 5 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 6 Equações e inequações. 7 Sistemas de medidas. 8 Volumes. 9 Compreensão de estruturas lógicas. 10 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 11 Estruturas lógicas. 12 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Legislação Aplicado ao CFQ:
1 Constituição Federal de 1988. Cap. I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Cap. VII – Da Administração Pública, Seção I – Disposições Gerais. 2 Leis federais. 2.1 Lei nº 2.800/1956. 2.2 Lei nº 6.839/1980. 2.3 8.666/1993. 2.4 Lei nº 9.784/1999. 2.5 Lei nº 12.514/2011. 3 Decreto-lei nº 5.452/1943. Título III – Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho. Cap. I – Das Disposições Especiais sobre Duração e Condições de Trabalho. Seção XIII – Dos Químicos. 4 Decreto nº 85.877/1981. 5 Resolução Normativa CFQ nº 55/1981. 6 Portaria CFQ nº 50/2020.
Governança Corporativa e Compliance:
1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão por processos. 1.2 Gestão de riscos. 1.3 Processos de análise e tomada de decisão. 1.4 Gerenciamento de crises. 2 Compliance. 2.1 Conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 3 Legislação anticorrupção. 3.1 Lei Complementar nº 101/2000. 3.2 Lei nº 12.527/2011. 3.3 Lei nº 12.846/2013. 3.4 Decreto nº 8.420/2015.
Atualidades:
1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, educação, saúde e suas vinculações históricas.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1 Infraestrutura de TI. 1.1 Sistemas operacionais: fundamentos; gestão de processos; gestão de memória; gestão de entrada e saída; instalação, configuração e administração de sistemas operacionais Windows Server 2016 e Linux Debian. 1.2 Redes de computadores: fundamentos; tecnologias Ethernet, Fibre Channel, iSCSI, padrão wi-fi IEEE 802.11x. 1.3 Dispositivos: repetidores, bridges, switches e roteadores; implantação de VOIP e VPN. 1.4 Segurança: firewall, certificado digital, anti-virus, anti-spam; modelo de referência OSI; protocolo TCP/IP; Active Directory (AD). 1.3 Serviços: backup/restore; arquitetura em nuvem (SaaS, IaaS e Paas) e virtualização.1.4 Servidores de WEB/Aplicação: JBoss, Apache PHP e IIS; conceitos de internet, intranet, extranet; noções de monitoramento e gestão de tráfego em redes. 1.5 Virtualização de Servidores. 1.6 Telefonia IP.
2 Segurança da Informação: 2.1 Gestão de Segurança da Informação: normas NBR ISO/IEC 27001, 27002 e 27005; classificação e controle de ativos de informação; segurança de ambientes físicos e lógicos; controles de acesso; definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria. 2.2 Lei Federal nº 13.709/2018 (LGPD).
3 Gestão e Governança de TI. 3.1 Gestão estratégica: planejamento estratégico de negócio; planejamento estratégico de TI; alinhamento estratégico entre TI e negócio. 3.2 Gerenciamento de projetos – PMBOK 5: conceitos básicos; estrutura e objetivos; projetos e organização; ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto; processos, grupos de processos e áreas de conhecimento. 3.3 Gestão Ágil de Projetos e Kanban. 3.3 Gerenciamento de serviços: ITIL v3; conceitos básicos, estrutura e objetivos; processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços. 3.4 Governança de TI: COBIT 5; conceitos básicos, estrutura e objetivos; requisitos da informação; recursos de tecnologia da informação; domínios, processos e objetivos de controle. 3.5 Contratações de soluções de TI: Instrução Normativa SGD/ME Nº 1/2019 e guias, manuais e modelos publicados pelo Órgão Central do SISP.
4 Gestão de riscos. 4.1 Normas NBR ISO/IEC 15999 e 27005. 4.2 Planejamento, identificação e análise de riscos. 4.3 Plano de continuidade de negócio.
5 Compreensão de texto escrito em Língua Inglesa. 5.1 Compreensão e intelecção de textos. 5.2 Gramática para a compreensão de conteúdos semânticos em inglês técnico.
Apostila CFQ DF 2021 Analista de Sistemas Infraestrutura