Apostila Concurso Banese 2021 Técnico Bancário III Informática

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Apostila Concurso Banese 2021 Técnico Bancário III Informática

 

 

Cargo: Técnico Bancário III Informática Desenvolvimento

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2021

Nível: Superior

Edital: Cebraspe

 

 

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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)

 

Português:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Conhecimento sobre o Estado do Sergipe:
1 Índios em Sergipe. 2 Processo de ocupação e povoamento do território sergipano. 3 Economias fundadoras. 4 Regiões geoeconômicas. 5 Estrutura do poder e a sociedade colonial sergipana. 6 Sergipe nas sucessivas fases da República brasileira. 7 Condicionantes geoambientais (clima, recursos minerais, relevo e solo, recursos hídricos, vegetação). 8 Dinâmica populacional. 9 Rede urbana e organização do espaço. 10 Formação metropolitana de Aracaju. 11 Política, sociedade e economia no Sergipe contemporâneo. 12 Potencialidades e perspectivas para o desenvolvimento econômico e social. 13 Formação e expressão da cultura sergipana. 14 Educação em Sergipe.

Ética:
1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e igualdade de gênero, raça e etnia. 5 Ética e função pública. 6 Ética no setor público. 7 Política Nacional para Mulheres. 8 Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. 9 Estatuto Nacional da Igualdade Racial. 10 Código de Conduta Ética do BANESE.

Modelagem de Processos de Negócios:
1 Conceitos básicos. 2 Identificação e delimitação de processos de negócio. 3 Técnicas de mapeamento de processos. 4 Construção e mensuração de indicadores de processos. 5 Noções de gestão eletrônica de documentos. 6 Noções de automatização de processos.

Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico:
1 Funções, equações e inequações de 1º e de 2º graus, exponenciais e logarítmicas: conceito, representação gráfica, problemas. 2 Sistemas lineares. 3 Matemática financeira. 3.1 Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 3.2 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3.3 Planos ou sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos. 3.4 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 3.5 Taxas de retorno. 4 Estatística e probabilidade. 4.1 Análise combinatória. 4.2 Noções de probabilidade. 4.3 Probabilidade condicional. 4.4 Noções de estatística. 4.5 População e amostra. 4.6 Análise e interpretação de tabelas e gráficos. 4.7 Regressão, tendências, extrapolações e interpolações. 4.8 Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas. 4.9 Estatística descritiva: média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância. 5 Estruturas lógicas. 5.1 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 5.2 Lógica sentencial (ou proposicional). 5.2.1 Proposições simples e compostas. 5.2.2 Tabelas-verdade. 5.2.3 Equivalências. 5.2.4 Leis de De Morgan. 5.2.5 Diagramas lógicos. 5.3 Lógica de primeira ordem. 5.4 Princípios de contagem e probabilidade. 5.5 Operações com conjuntos. 5.6 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Língua Inglesa:
1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o entendimento dos sentidos dos textos.

 

 

 

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)

 

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 Sistema Financeiro Nacional. 1.1 Instituições do Sistema Financeiro Nacional: tipos, finalidades e atuação. 1.2 Banco Central do Brasil e Conselho Monetário Nacional: funções e atividades. 1.3 Instituições financeiras oficiais federais: papel e atuação. 2 Operações de crédito bancário. 2.1 Cadastro de pessoas físicas. 2.2 Cadastro de pessoas jurídicas. 2.2.1 Tipos e constituição das pessoas jurídicas. 2.2.2 Composição societária/acionária. 2.2.3 Forma de tributação. 2.2.4 Mandatos e procurações. 2.3 Fundamentos do crédito. 2.3.1 Conceito de crédito. 2.3.2 Elementos do crédito. 2.3.3 Requisitos do crédito. 2.4 Riscos da atividade bancária. 2.4.1 Riscos de crédito. 2.4.2 Riscos de mercado. 2.4.3 Riscos operacionais. 2.4.4 Riscos sistêmicos. 2.4.5 Riscos de liquidez. 2.5 Tipos de operações de crédito bancário (empréstimos, descontos, financiamentos e adiantamentos). 3 Noções de arranjos de meios de pagamento. 3.1 Cartões de crédito e débito. 3.2 Rede de aceitação (adquirências). 3.3 Bandeiras de cartão. 4 Os bancos na Era Digital. 4.1 Presente, tendências e desafios. 4.2 Internet banking, banco virtual e “dinheiro de plástico”. 4.3 Mobile banking. 4.4 Open banking e o modelo de bank as a service. 4.5 O comportamento do consumidor na relação com o banco. 4.6 A experiência do usuário. 4.7 Segmentação e interações digitais. 4.8 Inteligência artificial cognitiva. 4.9 Banco digitalizado versus banco digital. 4.10 Fintechs e startups. 4.11 Soluções mobile e service design. 4.12 O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 5 Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).

BANCOS DE DADOS:
1 Conceitos básicos. 1.1 Noções de administração. 1.2 Topologia típica de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade. 1.3 Balanceamento de carga, fail‐over e replicação de estado. 1.4 Técnicas de análise de desempenho e otimização de consultas. 2 Sistemas de suporte a decisão e gestão de conteúdo. 2.1 Arquitetura e aplicações de data warehousing, ETL e Olap. 2.2 Técnicas de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais.

CIÊNCIA DE DADOS:
1 Fundamentos de ciência de dados. 1.1 Estudo de conceitos relacionados à ciência de dados: mentalidade orientada a dados, inferência estatística, análise de dados exploratória, o processo da ciência de dados, os processos de negócios versus ciência de dados. 1.2 Visão geral sobre algoritmos: regressão, similaridade, vizinhos, agrupamentos. 1.3 Pensamento analítico: visualização, aplicações, fundamentos de inteligência artificial, representação do conhecimento, raciocínio e planejamento, agentes e sistemas multiagentes, robótica, machine learning, deep learning, conceitos de processamento da língua natural, conceitos de visão computacional. 2 Python para ciência de dados. 2.1 Introdução a vetores e suas operações com Numpy. 2.2 Uso de matrizes e suas operações: medidas populacionais, amostragem. 2.3 Utilização de Pandas aplicando dataframes e suas operações: séries e suas operações, medidas populacionais e entrada e saída. 2.4 Utilização de Matplotlib para visualização, por meio de gráficos de dispersão, gráficos de linhas, projeções populacionais e outros tipos de visualização. 2.5 Introdução ao Scikit-Learn, explorando características básicas de modelos de aprendizado (classificação, regressão e agrupamento) e medidas de avaliação. 3 Noções de estatística para ciência de dados. 3.1 Noções de linguagem R e sua interface com Python. 3.2 Elementos de estatística descritiva, inferencial e preditiva. 3.3 Abordagens clássicas, bayesiana e de modelagem algorítmica. 3.4 Previsão de séries temporais. 3.5 Noções de inteligência artificial aplicadas à inteligência de negócios. 3.6 Noções de big data.

ENGENHARIA DE SOFTWARE:
1 Engenharia de requisitos. 1.1 Técnicas de licitação de requisitos. 1.2 Gerenciamento de requisitos. 1.3 Especificação de requisitos. 1.4 Técnicas de validação de requisitos. 2 Prototipação. 3 Engenharia de usabilidade. 3.1 Conceitos básicos e aplicações. 3.2 Critérios, recomendações e guias de estilo. 3.3 Análise de requisitos de usabilidade. 3.4 Métodos para avaliação de usabilidade. 4 Engenharia de software. 4.1 Ciclo de vida do software. 4.2 Metodologias de desenvolvimento de software. 4.3 Processo unificado. 4.3.1 Disciplinas, fases, papéis e atividades. 4.4 Metodologias ágeis: Scrum, XP, Kanban e TDD. 5 Métricas e estimativas de software. 6 Qualidade de software. 7 Análise e projeto orientados a objetos. 8 UML 2.2. 8.1 Visão geral, modelos e diagramas. 9 Padrões de projeto. 10 Arquitetura em três camadas. 11 Arquitetura orientada a serviços.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO:
1 Desenvolvimento web em Java. 1.1 JavaScript, HTML5, CSS3, WebSocket, Single Page Applicatio (SPA). Framework JavaScript AngularJS, DHTML, AJAX. 1.2 Java EE e frameworks. 1.2.1 Java Server Faces (JSF 1.x e 2.x), Enterprise Java Beans (EJB 3.x), Java Persistence API (JPA 2.x), JAX-RS (2.x), Hibernate, JBoss Seam, JAX-WS”. 1.3 JMS. 1.4 Spring Framework. 1.5 JSon. 1.6 JUnit. 1.7 Jasper. 1.8 JDBC. 1.9 Desenvolvimento para plataforma mobile. 1.10 iText 9. 1.11 Java 8. 1.12 Framework Apache CXF. 1.13 Programação PHP. 1.13.1 Framework Zend, ambiente Drupal e serviços RESTful. 1.14 Programação .Net/C#: .NET Framework Office solutions para integração com MSWord. 2 Análise estática de código fonte (Clean Code e ferramenta SonarQube). 3 Interoperabilidade de sistemas. 3.1 Arquitetura orientada a serviços e web services. 3.2 Arquitetura de software. 3.3 Camadas, modelo MVC. 3.4 Arquitetura de aplicações para ambiente web. 3.4.1 Servidor de aplicações. Servidor web. Ambientes Internet, extranet, intranet e portal — finalidades, características físicas e lógicas, aplicações e serviços 3.5 Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL, SOAP e JSON. 3.6 REST. 4 Qualidade de software. 5 Segurança no desenvolvimento. 5.1 Práticas de programação segura e revisão de código. 5.2 Controles e testes de segurança para aplicações web. 5.3 Controles e testes de segurança para web services. 6 Conceito de mensageria. 7 Noções de blockchain. 8 Noções de infraestrutura como código. 9 Abordagem de desenvolvimento de software escalável, usando containers e dockers. 10 Técnicas de desenvolvimento seguro. 10.1 Técnicas de security by design. 11 Interface de programação de aplicações (API). 11.1 Padrão Oauth.

GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
1 Gerenciamento de serviços (ITIL 4). 1.1 Conceitos básicos, estrutura e objetivos. 1.2 Conceitos‐chave do gerenciamento de serviços. 1.3 Dimensões do gerenciamento de serviço. 1.4 Sistema de Valor do Serviço (SVS). 1.5 Práticas de Gerenciamento. 2 Gerenciamento de projetos. 2.1 PMBOK 6ª edição. 2.1.1 Projetos e a organização. 2.2 Escritório de projetos. 2.2.1 Modelos e características. 2.3 Processos, grupos de processos e área de conhecimento. 3 Governança de TI (COBIT 5). 3.1 Conceitos básicos, estrutura, princípios e objetivos. 3.2 Norma NBR ISO/IEC 38500:2015. 4 Qualidade de software. 4.1 MPS.BR. 4.2 Conceitos básicos e objetivos. 4.3 Disciplinas e formas de representação. 4.4 Níveis de capacidade e maturidade. 4.5 Processos e categorias de processos. 4.6 Norma ISO/IEC 12207. 4.7 Métricas de qualidade. 5 Fundamentos sobre abordagem DevSecOps.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:
1 Gestão de segurança da informação. 1.1 Norma NBR ISO/IEC nº 27001:2013 e nº 27002:2013. 1.2 Classificação e controle de ativos de informação, segurança de ambientes físicos e lógicos, controle de acesso. 1.3 Definição, implantação e gestão de políticas de segurança da informação e auditoria. 2 Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas. 3 Organização da segurança da informação. 3.1 Organização interna. 3.2 Responsabilidade e papéis pela segurança da informação. 3.3 Segurança da informação no gerenciamento de projetos. 3.4 Políticas para o uso de dispositivo móvel. 3.5 Trabalho remoto. 4 Segurança em recursos humanos. 5 Gestão de incidentes de segurança da informação. 6 Aspectos da segurança da informação na gestão da continuidade do negócio. 7 Conformidade. 8 Gestão de riscos e continuidade de negócio. 8.1 Normas NBR ISO/IEC nº 27005:2019 e ABNT NBR ISO nº 22301:2020. 9 Legislação. 9.1 Lei Complementar 105/2001 (Sigilo Bancário). 9.2 Lei nº 13.709/2018 (dispõe sobre a proteção de dados pessoais). 9.3 Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). 10 Segurança da Informação. 10.1 Conceitos de informação, valor da informação e confiabilidade. 10.2 Definições de tipos de ameaças e riscos. 10.3 Procedimentos de segurança. 10.4 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 10.5 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 10.6 Procedimentos de backup. 10.7 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). 11 Rotinas de backup e prevenção de vírus. 12 Rotinas de segurança da informação e recuperação de arquivos. 13 Política de confidencialidade. 13.1 Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação. 13.2 Diretrizes para uso da informação em ambientes corporativos. 13.3 Processos e controles para proteção da informação. 14 Criptografia: principais mecanismos simétricos e assimétricos, confidencialidade, integridade, autenticidade e irretratabilidade. 15 Segurança em nuvem. 15.1 ABNT NBR ISO/IEC nº 27017:2016.

 

 

 

 

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