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Apostila Concurso IFBA 2023 Professor Arquitetura Urbanismo

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Edital Publicado Edital Publicado
Prova 27/11/2023 Prova 27/11/2023
Nível Superior Nível Superior
Banca FUNDAÇÃO CEFETINAS Banca FUNDAÇÃO CEFETINAS
Vagas 65 Vagas 65
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Apostila Concurso IFBA 2023 Professor Arquitetura Urbanismo

 

Cargo: Professor Arquitetura Urbanismo

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: FUNDAÇÃO CEFETMINA

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura e interpretação de textos: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos. Informações implícitas e explícitas. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor. Linguagem verbal e não verbal. 2. Semântica e estilística: polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, denotação e conotação, sentido e sentido figurado, figuras de linguagem. 3. Funções da linguagem. 4. Texto e discurso: intertextualidade, paródia. 5. Tipologia textual e gêneros discursivo de circulação social: estrutura composicional; objetivos discursivos do texto; contexto de circulação; aspectos linguísticos. 6. Texto e textualidade: coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. 7. Linguagem e adequação social: Variedades linguísticas e seus determinantes culturais, sociais, regionais, históricos e individuais. Registros formal e informal da escrita padrão. 8. Fonética e fonologia: tonicidade, ortografia e acentuação gráfica. Crase. 9. Morfologia: classificação e flexão das palavras, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos e tempos verbais. Análise morfológica. 10. Sintaxe: frase, oração, períodos compostos por coordenação e subordinação, concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação pronominal. Análise sintática. 11. Sinais de pontuação comofatores de coesão. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Ortografia oficial – Novo Acordo Ortográfico.

CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: 1. Bases legais Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais: principais conceitos, princípios, características. 2. Bases legais estaduais para a Educação das Relações Étnico-Raciais: principais conceitos, princípios, características. 3.Conhecimentos gerais sobre Educação para as Relações étnico-raciais: princípios, abordagens conceituais e metodológicas, educação para a diversidade. 4. Organização do trabalho para a Educação das Relações Étnico-Raciais: saberes escolares, processos metodológicos para a Educação das Relações Étnico-Raciais. 5. Políticas Educacionais: trajetória histórica e política. 6. Estrutura educacional brasileira para a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais: currículo, planejamento, seleção e organização dos conteúdos. 7. Planejamento de Ensino para a Educação para as Relações Étnico-Raciais: planejamento e novas metodologias do processo de ensino-aprendizagem para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

LEGISLAÇÃO DAS DIRETRIZES: 1. Constituição da República Federativa do Brasil e suas alterações (Artigos 1º a 14; 37 a 43; 205 a 217 e 226 a 230). 2. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/90). 3. Declaração Universal dos Direitos Humanos Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. 4. O atual sistema educacional brasileiro: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações – LDB nº 9.394/96: princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de educação e ensino. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2013. 6. Base Nacional Comum Curricular. 7. Resolução CNE/CEB nº 06, de setembro de 2012 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio). 8. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 (Plano Nacional de Educação). 9. Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Decreto nº 5.840, 13/07/2006). 10. Educação inclusiva. Acessibilidade para pessoas com deficiência (Lei nº 10.048/00, Lei nº 10.098/00 e o Decreto-Lei nº 5.296/04). Política Nacional para integração da Pessoa com Deficiência (Decreto nº 3.298/99 e a Lei nº 7.853/89). 11. Regulamentação da Educação Profissional no Brasil: Decreto nº 5.154/04. 12. A regulação do trabalho dos profissionais da educação, a partir da legislação educacional. 13. Processos de apropriação e execução da legislação educacional vigente.

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

1. PROJETOS DE ARQUITETURA E OBRAS CIVIS. Convenções gráficas e escalas usuais; Concepção, dimensionamento e articulação de espaços. 2. ESPECIFICAÇÕES DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS, PREDIAIS, ESTRUTURAIS, TECNOLÓGICOS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO Propriedades, características e desempenho; Noções de Instalações Prediais (hidrossanitárias; água pluviais; gás; elétricas de baixa tensão; prevenção; proteção e combate a incêndio; telefônicas prediais; prediais de TV; ar condicionado, comunicação visual para edificações; instalações e equipamentos referentes ao urbanismo) 3. CONFORTO E GESTÃO AMBIENTAL. Ergonômia; Eficiência e certificação energéticas. Conforto ambiental térmico, acústico e luminoso. Sustentabilidade em edificações. 4. ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE RELATÓRIOS TÉCNICOS. Memorial descritivo; Caderno de especificações ou de encargos; Orçamento; Cronograma; Estudo de viabilidade econômico-financeira; 5. REFORMA E RETROFIT DE EDFIFICAÇÕES; 6. COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS. 7. TOPOGRAFIA. 8. TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES E CONTROLE DE QUALIDADE. 9. LICITAÇÕES E ORÇAMENTOS DE OBRAS PÚBLICAS. Acompanhamento e fiscalização de obras públicas. Análise e elaboração de especificações técnicas para contratação de obras e serviços de Arquitetura. 10. PLANEJAMENTO, GERENCIAMENTO E CONTROLE DE OBRAS. 11. BIM. O uso da Informática como auxílio na representação de projetos arquitetônicos: CAD, BIM e congêneres. 12. LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA E AMBIENTAL (MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL). Estudos de viabilidade, parâmetros projetuais, uso e ocupação do espaço. Acessibilidade universal. Legislação ambiental. Patrimônio histórico, restauro e revitalização de edificações. 13. ESTUDOS DE PÓSOCUPAÇÃO. 14. PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES. 15. MANUTENÇÃO PREDIAL. Reparos e serviços de garantia da obra. Políticas públicas e de gestão.

Material Atualizado de acordo com o edital

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