Oferta!

Apostila Concurso Pinheiral RJ 2017 Professor II História

R$ 38,99R$ 169,99

Apostila Concurso Pinheiral RJ 2017 Professor II História

Informações do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Pinheiral – RJ

inscricoes Edital: Publicado
inscricoes  Inscrições: 23/10/2017 à 06/11/2017 banca Banca: IBAM
 nivel Nível: Fundamental, Médio e Superior  Salario       Salário: Até R$1.068,29 Salario Taxa de Inscrição: R$40,00 à R$80,00
vagas Vagas: 112
Data - Prova Data da Prova: 26/11/2018 Edital Baixar Edital em PDF

barra_mercado_pago

SKU: Não aplicável Categorias: , ,
[yith_wcwl_add_to_wishlist]
Compartilhar

Apostila Concurso Pinheiral RJ 2017 Professor II História

 

Apostila Específica do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Pinheiral – RJ

 

Cargo: Professor II História

Nível: Superior

 

SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM

50

Isso mesmo, cinquenta porcento de desconto!

AMOSTRA GRÁTIS

CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL

 

INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS!
Sua chance é agora!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor.

02conteudo programatico

 

 

 

 

Apostila Concurso Pinheiral RJ 2017 Professor II História

 

CONHECIMENTO BÁSICO

Língua Portuguesa:
1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

Legislação Educacional:
1. Filosofia e educação. 2. Educação e sociedade. 3. Tendências pedagógicas na prática escolar. 4. Postura política. 5. Escola como instância mediadora da pedagogia. 6. Filosofia do cotidiano escolar. 7. Sujeito da práxis pedagógica: Educador e educando. 8. Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. 9. Didática: elemento articulador entre pedagogia e prática docente. 10. Escola nova. 11. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 12. Parâmetros Curriculares Nacionais. 13. Ideologia x Educação. 14. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. 15. Educação Especial. 16. Inclusão Escolar.

Conhecimentos Gerais:
1. Conhecimentos gerais sobre o Município: 1.1. Origem e História, aspectos físicos geográficos, população, localização, limites municipais, distritos, aspectos socioeconômicos e urbanísticos. 1.2. Evolução política e administrativa, poderes e símbolos municipais. 1.3. Serviços públicos no Município e seus programas, ações, equipamentos e instalações. 1.4. Estrutura e funções da Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. 1.5. Diversidade e manifestações culturais, datas comemorativas, marcos históricos, personalidades e destaques do Município.

 

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Professor II História:
1. Teoria da História. 1.1. Correntes historiográficas: 1.1.1. Positivismo ou História Tradicional. 1.1.2. Materialismo Histórico e a Escola dos Annales – características gerais. 1.2.3. História das mentalidades, História Oral e História do cotidiano.

2. História das Relações Sociais, da Cultura e do Trabalho. 2.1. As relações sociais, a natureza e a terra. 2.1.1. Relações entre a sociedade, a economia, a cultura e a natureza em diferentes momentos da História brasileira: a) exploração econômica de recursos naturais pelos colonizadores europeus: agricultura comercial, criação de animais e produção e extração de riquezas naturais; b) usos da terra, diferentes formas de posse e prosperidade da terra; locais de povoamento; natureza transformada na implantação de serviços e equipamentos urbanos. 2.1.2. Relações entre a sociedade, a economia, a cultura e a natureza na História dos povos americanos: a) natureza e povos da América na visão dos europeus; exploração econômica de recursos naturais pelos colonizadores europeus. b) conquista e resistência na América sob a ótica local: a questão do outro. 2.1.3. Relações entre a sociedade, a economia, a cultura e a natureza na História da África e suas relações: a) relações históricas e sociais nas sociedades tradicionais africanas e as interfaces entre o continente e os movimentos de expansão europeia ao longo do tempo, especialmente a colonização do Brasil e da América. 2.1.4. Relações entre a sociedade, a economia, a cultura e a natureza na História de povos do mundo em diferentes tempos: a) povos coletores e caçadores; processo de sedentarização; revolução agrícola neolítica na África e no Oriente; b) crescimento populacional, ocupação de territórios e alteração das paisagens naturais na Europa medieval; paisagens rurais e urbanas; c) o conhecimento, as representações e o imaginário sobre o mar; expansão marítima e comercial europeia; exploração e comercialização das riquezas naturais; d) natureza e cidade; interferências na natureza na implantação de infraestruturas; Revolução Industrial. 2.2. As relações de trabalho. 2.2.1. Relações de trabalho em diferentes momentos da História brasileira: a) escravização, trabalho e resistência indígena na sociedade colonial; escravidão, lutas, resistências e o processo de emancipação dos escravos africanos e seus descendentes; o trabalhador negro no mercado de trabalho livre; imigração e migrações interna e externa em busca de trabalho; b) sociedade e trabalho através do tempo: grandes proprietários, administradores coloniais, clérigos, agregados e trabalhadores livres; o trabalho de mulheres e crianças na agricultura, na indústria e nos serviços urbanos, nas atividades domésticas etc.; c) organizações de trabalhadores, ligas, sindicatos, organizações patronais e partidos políticos; valores culturais atribuídos às diferentes categorias de trabalhadores e ao trabalho através do tempo. 2.2.2. Relações de trabalho em diferentes momentos da História dos povos americanos: a) os europeus e o trabalho indígena na América colonial; os religiosos e as missões; b) as organizações de trabalhadores, ligas e sindicatos, suas lutas sociais e por melhores condições de trabalho através do tempo. 2.2.3. Relações de trabalho em diferentes momentos da História de povos do mundo: a) escravidão antiga na Europa – Grécia e Roma; b) servos, artesãos e corporações de ofício na Europa; nobreza, clero, camponeses, mercadores e banqueiros na Europa; navegadores e comerciantes coloniais; c) trabalho operário e trabalhadores dos serviços urbanos na Europa; trabalho das mulheres e das crianças na indústria inglesa; d) lutas e organizações camponesas e operárias.

3. História das Representações e das Relações de Poder. 3.1. Nações, povos, lutas, guerras e revoluções. 3.1.1. Processo de constituição do território, da nação e do Estado brasileiro, confrontos, lutas, guerras e revoluções: a) administração política colonial, lutas pela independência política, processo político de independência do Brasil, guerras provinciais; o Estado Monárquico; as lutas políticas na implantação da República, Revolução de 1930; o Estado Brasileiro e o populismo; governos autoritários – o Estado Novo e o regime militar pós-64; o Estado Brasileiro pós-regime militar; b) confrontos entre europeus e populações indígenas no território brasileiro, revoltas e resistências de escravos, revoltas sociais coloniais, lutas pelo fim da escravidão; lutas sociais, rurais e urbanas, lutas operárias, lutas feministas, lutas pela reforma agrária, movimentos populares e estudantis, lutas dos povos indígenas pela preservação de seus territórios, Movimento da Consciência Negra etc. 3.1.2. Processos de constituição dos Estados Nacionais da América, confronto, lutas, guerras e revoluções: a) administração das colônias espanholas; constituição dos Estados Nacionais independentes; ditaduras na América Latina; o Populismo na América Latina, Revolução Mexicana, Revolução Cubana, socialismo e golpe militar no Chile, militarismo na América Latina; organizações internacionais latinoamericanas pela integração política e econômica do continente; b) colônias inglesas na América; processo de constituição do Estado Nacional norte-americano; a marcha para o Oeste; política externa norte-americana para a América Latina (Doutrina Monroe, Panamericanismo, Aliança para o Progresso e ALCA); intervencionismo norte-americano na América Latina; a atual política externa norte-americana e a luta contra o terrorismo. 3.1.3. Processos de constituição dos Estados Nacionais, confrontos, lutas, guerras e revoluções na Europa, na África e no Oriente: a) cidades-estados gregas, República romana, descentralização política na Idade Média, consolidação do Estado Nacional Moderno; Iluminismo e Revolução Francesa; nacionalismo na Europa dos séculos XIX e XX, expansão imperialista dos Estados europeus, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, organização dos Estados socialistas e comunistas, Guerra Fria, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, esfacelamento dos Estados socialistas, queda do Muro de Berlim; neonazismo; os processos de globalização; conflitos no Oriente Médio; o fundamentalismo islâmico; o terrorismo; b) descolonização das nações africanas, apartheid e África do Sul; guerras entre as nações africanas, povos, culturas e nações africanas hoje; c) culturas tradicionais do mundo árabe, expansão muçulmana, imperialismo no Oriente Médio; conflitos no mundo árabe atual: confrontos entre palestinos e israelenses, revolução iraniana; a intervenção norte-americana no Afeganistão e no Iraque; o fundamentalismo islâmico, o confronto entre o Paquistão e a Índia; d) resistência chinesa ao imperialismo; Revolução Comunista, Revolução Cultural, expansão chinesa atual; e) imperialismo japonês, Japão depois da Segunda Guerra Mundial, Japão hoje.

4. Cidadania e Cultura. 4.1. No Brasil – os “homens bons” no período colonial; o poder oligárquico, o coronelismo e o voto na República Velha; as Constituições e as mudanças nos direitos e deveres dos cidadãos, as ditaduras e a supressão de direitos políticos e civis (Estado Novo e governo militar após 1964), experiência liberal democrática de 1945-1964, o conceito de cidadania hoje no Brasil e a percepção da condição de cidadão pela população brasileira, as desigualdades econômicas e sociais, e as aspirações de direitos pela população brasileira hoje. 4.2. No mundo – a cidadania em Atenas e em Roma; os ideais iluministas e as práticas de cidadania durante a Revolução Francesa; as práticas de cidadania a partir da independência dos Estados Unidos; o socialismo, o anarquismo, o comunismo, a social-democracia, o nazismo e o fascismo na Europa; experiências históricas autoritárias na América Latina; as declarações dos Direitos Universais do Homem e os contextos de suas elaborações. Os direitos das mulheres, dos jovens, das crianças, das etnias e das minorias culturais; a pobreza, a fome e as desigualdades social e econômica no mundo.

 

Apostila Concurso Pinheiral RJ 2017 Professor II História

 

APOSTILA SOMENTE NA OPÇÃO APOSTILA DIGITAL(Enviada por E-mail)
Apostila no formato PDF Digital por Download – 59 MB
(419 Páginas Conteúdo Específico)

+

PROVAS ANTERIORES SIMULADAS (Somente Download)

+

BRINDES (Somente Download)

 

Comprando sua apostila você ainda leva de brinde um kit digital (realizado por download)

1. Como estudar para ser aprovado em provas, exames e concursos 2. Curso de Leitura Dinâmica, Técnica de Estudo, Concentração e Memorização 3. Livro – Curso De Leitura Dinâmica 4. Pegadinhas de Concursos 5. Técnicas de Redação

 

APOSTILA IMPRESSA
Aproveite e adquira a Apostila IMPRESSA para o Concurso da Pref Pinheiral/RJ

Frete Grátis para todo o Brasil (Via PAC)

 

APOSTILA DIGITAL NO FORMATO PDF
Download disponível após a aprovação do pagamento.
DominaConcursos, Priorizando a qualidade para você ter um futuro melhor!

 

Garanta já sua apostila para o Concurso Público da
Prefeitura Municipal de Pinheiral – RJ

 

 Veja alguns Produtos Relacionados ao Concurso Adquirido.

 

 Também temos Alguns cargos Similares ao que você Adquiriu. Confira!

 

DominaConcursos trabalhando com Excelência para você ter um Futuro melhor!

Material Atualizado de acordo com o edital

A Domina Concursos está sempre inovando e de reinventando para oferecer o carinho e a atenção que você merece. Desenvolvemos materiais digitais no formato PDF, sempre visando atender e superar suas expectativas. Aproveite e adquira seu material com um super desconto.

Inicie hoje mesmo seus estudos!!!
Você ainda receberá vários Brindes

  • Como estudar para concursos
  • Dicas para ser aprovado em concursos
  • Curso de leitura dinâmica
  • Guia da reforma ortográfica
  • Brindes Extras
Depoimentos
Antonio Lima

"Olá, gostaria de agradecer pelo envio e parabenizá-los pela organização dos materiais e do site Domina Concursos."

Pref paty do alferes rj 2020 técnico em informática
Ana Camargo

"Muito obrigada! Prabéns pelo material, é de ótima qualidade e nem acreditei que 13$ seria tão bom! Mas amei muito. Parabéns!"

Ifsul rs 2020 professor D I Design II
Priscila Moreira

"Excelente material, parabéns, obrigada!"

Prefeitura de pomerode sc 2021 técnico em enfermegem
Osmarina Monteiro

"Constatei que são uma empresa de verdade, pois tem uma empresa falsa na internet, fingindo que vende materia. Irei indicar a empresa de vcs para outras pessoas com certeza. Amei o material, super completo, na íntegra. Parabens pelo trabalho de vocês."

Ufram 2021 técnico de laboratório fisiologia humana
Perguntas Frequentes

O material é entregue no formato digital, a apostila é enviada por e-mail e também fica disponível para download ao acessar sua conta no site.

O produto é disponibilizado no formato PDF.

Não contém nenhum bloqueio, é possivel imprimir normalmente após o download.

Sim, recomendamos você a baixar primeiramente em um computador, extrair o arquivo, logo após você pode passar em formato PDF para seu SmartPhone.

Fique calmo (a), basta entrar em contato com um de nossos atendentes via chat, e-mail, whatsapp formulário de contato ou telefone que iremos lhe auxiliar a acessar o conteúdo.

Chat WhatsApp