Descrição
Apostila Concurso Pref Jataí GO 2019 Analista Administrativo
Cargo: Analista Administrativo
Nível: Superior
Edital: Ver Edital
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Apostila Concurso Pref Jataí GO 2019 Analista Administrativo
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Domínio da ortografia oficial. 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.1 Emprego das classes de palavras. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Emprego dos sinais de pontuação. 4.5 Concordância verbal e nominal. 4.6 Regência verbal e nominal. 4.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 4.8 Colocação dos pronomes átonos. 5 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 5.2 Emprego de tempos e modos verbais. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Noções de Informática: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 5Programa de correio eletrônico. 6Sítios de busca e pesquisa na Internet. 7Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 8Segurança da informação: procedimentos de segurança. 9Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 10Procedimentos de backup.
Noções da Administração Pública Municipal: Lei Ordinária Municipal nº1.400/1990.1.1Conceito de vencimento e remuneração. 1.2Jornada de trabalho. 1.3Modalidades de gratificações e benefícios. 1.4Modos de afastamento e delicenças. 1.5Obrigações dos servidores públicos municipais.1.6Décimo terceiro.1.7Lotação e movimentação funcional.1.8Nomeação, posse, exercício e vacância.1.7Penalidades disciplinares.2Lei Ordinária Municipal nº3.947/2017.2.1Estrutura administrativa. 2.2Competências dos órgãos da administração pública municipal.3Lei Ordinária Municipal nº1.722/2007.3.1Estrutura das tabelas de vencimentos.4Lei Orgânica do Município.4.1Competências exclusivas do Prefeito Municipal.4.2Obrigações do Prefeito Municipal.4.3Apresentação e aprovação de contas de governo.4.4Competências do Prefeito Municipal que podem ser delegadas.4.5Modo de expedição deatos administrativos.
Conhecimento Específico
1Processo administrativo. 1.1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 1.2 Processo de planejamento. 1.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. 1.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas. 1.2.3 Redese alianças. 1.2.4 Planejamento tático. 1.2.5 Planejamento operacional. 1.2.6 Administração por objetivos. 1.2.7 Balanced scorecard. 1.2.8 Processo decisório. 1.3 Organização. 1.3.1 Estrutura organizacional. 1.3.2 Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cadatipo. 1.3.3 Organização informal. 1.3.4 Cultura organizacional. 1.4 Direção. 1.4.1 Motivação e liderança. 1.4.2 Comunicação. 1.4.3 Descentralização e delegação. 1.5 Controle. 1.5.1 Características. 1.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 1.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional.2Gestão de pessoas. 2.1 Equilíbrio organizacional. 2.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 2.3 Recrutamento e seleção de pessoas. 2.3.1 Objetivos e características. 2.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. 2.3.3 Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. 2.4 Análise e descrição de cargos. 2.5 Capacitação de pessoas. 2.6 Gestão de desempenho. 3Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 3.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 3.2 Ferramentas de gestão da qualidade. 3.3 Modelo da fundação nacional da qualidade. 4Gestão de projetos. 4.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 4.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 4.3 Projetos e suas etapas. 5Gestão de processos. 5.1 Conceitos da abordagem por processos. 5.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 5.3 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 6Legislação administrativa. 6.1 Administração direta, indireta e fundacional. 6.2 Atos administrativos. 6.3Requisição. 7Orçamento público. 7.1 Princípios orçamentários. 7.2 Diretrizes orçamentárias. 7.3 Processo orçamentário. 7.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis. 7.5Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 7.6Despesa pública: categorias, estágios. 7.7Suprimento de fundos. 7.8Restos a pagar. 7.9 Despesas de exercícios anteriores. 8Licitação pública. 8.1 Modalidades, dispensa e inexigibilidade. 8.2 Pregão. 8.3 Contratos e compras. 8.4 Convênios e termos similares. 8.5 Lei nº 8.666/1993. 8.6 Lei nº 10.520/2002. 9Ética efunção pública. 10Ética no setor público. 11Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 12Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2012.
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