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Apostila Concurso Votorantim SP 2021 Diretor de Escola

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Informações Concurso Votorantim SP 2021

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Apostila Concurso Votorantim SP 2021 Diretor de Escola

 

 

Cargo: Diretor de Escola

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2021

Nível: Superior

Banca: Integri Brasil

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.

 


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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)

Língua Portuguesa: Língua Portuguesa e Interpretação de Textos: Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação, etc. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico – oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Notações léxicas. Abreviatura, siglas e símbolos. Morfologia: Estrutura das palavras – raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. Formação das palavras – derivação, composição, redução, hibridismos. Sufixos. Prefixos. Radicais. Classificação e flexão das palavras – substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Análise sintática – frase, oração e período. Termos Essenciais da Oração -sujeito, predicado. Termos integrantes e acessórios da oração – objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo, etc. Classificação das orações: principal, coordenadas, subordinadas, reduzidas, etc. Sinais de Pontuação – emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.

Matemática e Raciocínio Lógico: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1.º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Coleta, organização e apresentação de dados. Conjuntos: noções básicas, operações; conjuntos numéricos; intervalos. Funções. Potenciação. Sequências e padrões; progressões aritméticas e geométricas: termos gerais, soma de termos. Análise combinatória: contagem, fatorial, permutações, arranjo, combinação; binômio de Newton. Probabilidade. Matemática financeira: taxa percentual, juro simples, juro composto. Estatística: distribuição de frequências, gráficos, histograma, polígono de frequências, frequência relativa e probabilidade. Medidas estatísticas: média, moda, mediana, variância, desvio padrão. Geometria plana: ponto, reta, posição relativa entre duas retas, distância entre ponto e reta; inequações do 1º grau; área de triângulos. Raciocínio lógico. Reconhecimento de sequências e padrões Compreensão de estruturas lógicas. Dedução. Conclusão. Princípios de contagem e probabilidade. Verificação da verdade dos Argumentos.

Legislação de Ensino: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988: Título II – Dos Direitos E Garantias Fundamentais. Capítulo I – Dos Direitos E Deveres Individuais E Coletivos. Capítulo II – Dos Direitos Sociais. Capítulo III – Da Educação, Da Cultura E Do Desporto: Seção I – Da Educação. LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA: Das disposições preliminares – artigos 1º ao 6º. Do Direito à Vida e à Saúde – artigos 7º ao 14. Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade – artigos 15 a 18-B. Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária – artigos 19 a 24. Da Prevenção – artigos 70 a 73. Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer – artigos 53 a 59. Da Autorização para Viajar – artigos 83 a 84. Dos crimes em espécie: artigo 232. LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB: Título I – Da Educação. Título II – Dos Princípios E Fins Da Educação Nacional. Título III – Do Direito À Educação E Do Dever De Educar. Título IV – Da Organização Da Educação Nacional. Título V – Dos Níveis E Das Modalidades De Educação E Ensino: Capítulo I – Da Composição Dos Níveis Escolares; Capítulo II – Da Educação Básica: Seção I – Das Disposições Gerais, Seção II – Da Educação Infantil, Seção III – Do Ensino Fundamental, Seção V – Da Educação De Jovens E Adultos. Capítulo V – Da Educação Especial. LEI MUNICIPAL 1.596/01 E SUAS ALTERAÇÕES – Estatuto do Magistério Municipal de Votorantim/SP (disponível em www.leismunicipais.com.br). LEI MUNICIPAL Nº 1.090/93 – Estabelece o Estatuto do Funcionário Público de Votorantim; E SUAS ALTERAÇÕES (https://leismunicipais.com.br). RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/04). RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/10). RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 02 DE OUTUBRO DE 2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. . DECRETO Nº 6.241, de 18 de março de 2021 – Dispõe sobre o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres – APMs no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Votorantim/SP. DELIBERAÇÃO CEE Nº 149/2016 – Estabelece normas para a Educação especial no sistema estadual de ensino (Anexa a Indicação CEE nº 155/16). DELIBERAÇÃO CEE Nº 21/01 – Dispõe sobre a equivalência de estudos realizados no exterior em nível do ensino fundamental e médio, no sistema de ensino do Estado de São Paulo (anexa a Indicação CEE 15/01). RESOLUÇÃO SME/SEED Nº003/2020 – Define as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental disponível nos arquivos em (votorantim.sp.gov/portal/secretarias/13/educação). Orientações Curriculares do Sistema Municipal de Ensino de Votorantim para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA, Atendimento Educacional Especializado e PPP, disponível nos arquivos em (votorantim.sp.gov/portal/secretarias/13/educação). RESOLUÇÃO SME/SEED nº017/2018 e seu anexo. Institui o Regimento Escolar no âmbito das escolas municipais que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Votorantim, disponível nos arquivos em (votorantim.sp.gov/portal/secretarias/13/educação). RESOLUÇÃO SME/SEED nº 011/2020. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado – AEE, disponível nos arquivos em (votorantim.sp.gov/portal/secretarias/13/educação).

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS: 1. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental-anos iniciais. Brasília: MEC/Secretaria DE Educação Básica, 2017, disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

 

 

 

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Material Atualizado de acordo com o edital

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