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Apostila CRA PR 2019 Secretária I

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Descrição

Apostila CRA PR 2019 Secretária I

 

Cargo: Secretária I

Nível: Médio

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Apostila CRA PR 2019 Secretária I


Conteúdo Programático

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento.7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA : 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções desistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública.5 Ética no Setor Público. 6Decreto nº 1.171/1994.

LEGISLAÇÃO: 1 Regimento interno do CRA-PR(disponível no portal da transparência do CRA-PR). 3 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011.Lei nº 8.666/1993. Decreto nº 9.412/2018.Lei nº4.769/1965.

Específico

Principais funções da administração. Relação entre eficiência e eficácia. Critériosde departamentalização. Histórico, evolução, legislação, regulamentação do profissional de secretariado. Código de Ética Profissional.O Profissional de secretariado e a organização. Funções de Assessoria. Competências técnicas, gerenciais e comportamentais doSecretário. Multifuncionalidade e Polivalência. Organização do ambiente de trabalho. Administração de tempo. Assertividade.Apresentação pessoal e profissional. Relacionamento interpessoal. Trabalho em equipe. Administração de Conflito. InteligênciaEmocional. Gerenciamento das técnicas secretariais e rotinas Administrativas. Atendimento ao público interno e externo. Gestão dearquivos: impressos e eletrônicos; organização, métodos, classificação e conservação de documentos. Comunicação Oral e Escrita.Agenda. Aspectos gerais da redação comercial e oficial: definição e finalidade, forma e estrutura. Linguagem dos atos e comunicações oficiais. Tratamento dos documentos e correspondências na organização. Planejamento e Organização deReunião. Planejamento eOrganização de eventos públicos e empresarias. Tipologia de eventos. Cerimonial e Protocolo Públicos e Empresariais. Tecnologias deinformação e comunicação: dado, informação e conhecimento. Internet, o correio e agenda eletrônicos, o computador portátil esoftwares. Gestão eletrônica de documentos. Noções de Direito Administrativo: 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2. Organização administrativa do Estado. 3. Administração direta e indireta. 4. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 5. Poderes administrativos. 6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. 8. Acessoà Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011.

 

 

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