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Apostila Digital Concurso IFBA 2023 Professor Geologia

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Edital Publicado Edital Publicado
Prova 27/11/2023 Prova 27/11/2023
Nível Superior Nível Superior
Banca FUNDAÇÃO CEFETINAS Banca FUNDAÇÃO CEFETINAS
Vagas 65 Vagas 65
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Apostila Digital Concurso IFBA 2023 Professor Geologia

 

Cargo: Professor Geologia

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: FUNDAÇÃO CEFETMINA

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura e interpretação de textos: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos. Informações implícitas e explícitas. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor. Linguagem verbal e não verbal. 2. Semântica e estilística: polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, denotação e conotação, sentido e sentido figurado, figuras de linguagem. 3. Funções da linguagem. 4. Texto e discurso: intertextualidade, paródia. 5. Tipologia textual e gêneros discursivo de circulação social: estrutura composicional; objetivos discursivos do texto; contexto de circulação; aspectos linguísticos. 6. Texto e textualidade: coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. 7. Linguagem e adequação social: Variedades linguísticas e seus determinantes culturais, sociais, regionais, históricos e individuais. Registros formal e informal da escrita padrão. 8. Fonética e fonologia: tonicidade, ortografia e acentuação gráfica. Crase. 9. Morfologia: classificação e flexão das palavras, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos e tempos verbais. Análise morfológica. 10. Sintaxe: frase, oração, períodos compostos por coordenação e subordinação, concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação pronominal. Análise sintática. 11. Sinais de pontuação comofatores de coesão. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Ortografia oficial – Novo Acordo Ortográfico.

CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: 1. Bases legais Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais: principais conceitos, princípios, características. 2. Bases legais estaduais para a Educação das Relações Étnico-Raciais: principais conceitos, princípios, características. 3.Conhecimentos gerais sobre Educação para as Relações étnico-raciais: princípios, abordagens conceituais e metodológicas, educação para a diversidade. 4. Organização do trabalho para a Educação das Relações Étnico-Raciais: saberes escolares, processos metodológicos para a Educação das Relações Étnico-Raciais. 5. Políticas Educacionais: trajetória histórica e política. 6. Estrutura educacional brasileira para a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais: currículo, planejamento, seleção e organização dos conteúdos. 7. Planejamento de Ensino para a Educação para as Relações Étnico-Raciais: planejamento e novas metodologias do processo de ensino-aprendizagem para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

LEGISLAÇÃO DAS DIRETRIZES: 1. Constituição da República Federativa do Brasil e suas alterações (Artigos 1º a 14; 37 a 43; 205 a 217 e 226 a 230). 2. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/90). 3. Declaração Universal dos Direitos Humanos Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. 4. O atual sistema educacional brasileiro: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações – LDB nº 9.394/96: princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de educação e ensino. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2013. 6. Base Nacional Comum Curricular. 7. Resolução CNE/CEB nº 06, de setembro de 2012 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio). 8. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 (Plano Nacional de Educação). 9. Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Decreto nº 5.840, 13/07/2006). 10. Educação inclusiva. Acessibilidade para pessoas com deficiência (Lei nº 10.048/00, Lei nº 10.098/00 e o Decreto-Lei nº 5.296/04). Política Nacional para integração da Pessoa com Deficiência (Decreto nº 3.298/99 e a Lei nº 7.853/89). 11. Regulamentação da Educação Profissional no Brasil: Decreto nº 5.154/04. 12. A regulação do trabalho dos profissionais da educação, a partir da legislação educacional. 13. Processos de apropriação e execução da legislação educacional vigente.

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

1. A Terra em Transformação – Tempo Geológico, História Geológica. 2. Dinâmica da evolução interna da Terra – processos geológicos endógenos, estrutura e composição geológica da Terra. Interior da Terra. Tectônica de placas e a origem das montanhas. Teoria da Deriva Continental. Teoria da Tectônica Global. Movimento das placas. Bordas das placas (divergentes, convergentes, transformantes, intraplaca). Os supercontinentes. Vulcanismo, Terremotos, Plutonismo, Orogênese, Epirogênese, Magmatismo, Metamorfismo. Produtos desses processos geológicos, morfologia, efeitos no ambiente natural e urbano, tipos de tensões acumuladas e os produtos gerados com a ruptura e a liberação destas tensões acumuladas; magnitude. Estruturas tectônicas. Foliação e lineação. Dobras. Juntas. Falhas. Bandas e zonas de cisalhamento. Deformação rúptil e dúctil. Deformação homogênea e heterogênea, coaxial e não coaxial. Características das descontinuidades estruturais dos maciços rochosos. 3. Minerais e Rochas – Conceito. Propriedades dos principais minerais formadores de rochas. Origem e classificação das rochas. Feições macroscópicas e microscópicas das rochas. Recursos minerários. Características tecnológicas de rochas para construção civil. Principais grupos de rochas usadas como materiais de construção. Agregados naturais para a construção civil. Principais usos dos agregados naturais. Formas de obtenção dos materiais industriais. Formação Cárstica: requisitos de desenvolvimento e componentes do sistema cárstico, rochas carstificáveis, espeleotemas. 4. Solos – Processos e fatores de formação do solo. Tipos de intemperismo. Meteorização. Transporte de minerais. Fatores de formação do solo. Diferenciação dos horizontes do solo. Perfil de alteração do solo, regolito, manto de intemperização, manto de alteração. Produtos do intemperismo. Caracterização dos solos. Classificação geológica do solo. Solos residuais. Solos transportados. Propriedades geotécnicas dos solos. Índices físicos do solo. Barragens de rejeitos. Componentes do solo (constituintes minerais, matéria orgânica, água do solo, ar do solo) 5. Processos geodinâmicos superficiais – Conceitos. Principais Processos de Dinâmica Superficial e Processos Superficiais. Erosão e voçorocamento. Processos erosivos. Tipos de erosão. Erosões decorrentes da ação das águas, da ação do vento, da ação do gelo. Fatores condicionantes da erosão. Movimentos de massa. Tipos de movimentos de massa. Assoreamento. Inundação. Subsidências e colapsos de solos em áreas urbanas. Causas e mecanismo de subsidências e colapsos de terrenos em áreas cársticas. Solapamentos. Obras de contenção. Medidas preventivas, mitigadoras, de controle e recuperação. Controle da erosão em áreas urbanas. Controle da erosão em áreas rurais. Riscos geológicos. 6. Recursos hídricos – Águas de superfície: Elementos do ciclo hidrológico. Domínios hidrológicos superficiais. Bacia hidrográfica. Divisores hidrográficos. Vales e planícies fluviais. Cursos d’água. Tipos de cursos d’água. Função dos cursos d’água. Fases de um rio. Águas subterrâneas: conceitos. Origem e comportamento da água subterrânea. Obtenção da água subterrânea. Infiltração e escoamento subterrâneo. Áreas de recarga. Aquíferos. Tipos de aquíferos quanto à dinâmica da água subterrânea; quanto ao tipo de porosidade em que ocorre o armazenamento e a circulação da água subterrânea; quanto à transmissividade de água. Zona saturada ou freática. Zona não saturada ou vadosa ou zona de aeração. Superfície freática ou nível d’água ou NA. Classificação dos Reservatórios da Água Subterrânea – Aquíferos, Aquiclude, Aquífugos, Aquitardo. Artesianismo. Tipos de poços de captação. Superexplotação. Padrões de qualidade das águas. Contaminação das águas subterrâneas (conceitos, origens e causas). 7. Métodos de investigação geológica – Métodos e etapas de projeto. Métodos indiretos e métodos diretos de investigação. Investigação de superfície; interpretação de imagens; mapeamento geológico, investigações geofísicas. Métodos sísmicos. Métodos de investigações mecânicas; poços ou trincheiras experimentais, poços profundos e galerias de investigação, sondagem a trado mecânico, perfuração com circulação de água, sondagem a percussão, sondagem rotativa. Amostragem – Amostra deformada. Amostra indeformada. 8. Avaliação de impactos ambientais – Finalidade. Definição. Objetivos. Características do processo de avaliação de impacto ambiental. Principais etapas do processo de AIA. Principais atividades na elaboração de um estudo de impacto ambiental. 9. Riscos geológicos e geotécnicos – Análise de riscos. Tipos de riscos naturais, geológicos e ambientais. Estudos de análise de riscos. Identificação de perigos. Análise das consequências e estimativas de riscos. Avaliação de riscos. Percepção de riscos. Planos de contingência. 10. Geologia da Bahia – História geológica da Bahia. Evolução geológica. Geologia Regional. Pesquisa geológica. Geologia econômica. Recursos minerais. Metalogenia da Bahia. Paleoambientes. Paleontologia. Principais bens minerais explorados na Bahia.

Material Atualizado de acordo com o edital

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