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Apostila Digital Pref Curitiba PR 2022 Professor Educação Infantil

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Apostila Digital Pref Curitiba PR 2022 Professor Educação Infantil

 

 

Cargo: Professor de Educação Infantil

Editora: DOMINA CONCURSO

Edição: 2022

Nível: Superior

Banca: COMISSÃO PRÓPRIA

Edital: Acesso ao Edital

Quantidade de Páginas: 1407

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

LÍNGUA PORTUGUESA: As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade do(a) candidato(a), quanto:  à apreensão do significado global dos textos;  ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais;  ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo;  à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais em textos de diferentes gêneros;  à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);  à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;  à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;  ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;  ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;  à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;  à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;  ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc;  ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;  à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. Sistemas de duas equações e duas incógnitas, equação do primeiro grau, regra de três simples e sequências. Área, volume e capacidade. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.

INFORMÁTICA: 1. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 2. Noções básicas de navegação na internet, para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 3. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 4. Noções consistentes de escrita e editoração de texto utilizando o Microsoft Word (versões 2007, 2010 ou 2013). 5. Noções consistentes de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Excel (versões 2007, 2010 ou 2013). 6. Noções básicas, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos. 7. Noções básicas, como usuário, dos sistemas operacionais Windows (versões 7, 8 ou 10). 8. Noções de segurança em rede (invasão, vírus, spyware, malware e correlatos) e segurança da informação.

LEGISLAÇÃO: 1. Portaria de Consolidação n.º 2, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde. BRASIL. 2. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde – Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde e dá outras providências. 3. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011 – Regulamenta a Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. 4. Conselho Municipal de Saúde: composição e importância – Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. 5. Portaria n.º 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 6. BRASIL. Portaria n.º 2048, de 5 de novembro de 2002. Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. 7. Portaria n.º 2.979, de 12 de novembro de 2019 – Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação n.º 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. 8. Portaria de Consolidação n.º 4, de 28 de setembro de 2017 – Ministério da Saúde: Anexo III – Ações e Serviços de Vigilância em Saúde. 9. Resolução CNS nº 588, de 12 de julho de 2018 – Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde 10. Lei Municipal n.º 9000, de 27 de dezembro de 1996. 11. Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS – NOAS-SUS de 2002.

 

 

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

 1. Lei Federal nº 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das disposições preliminares. Capítulo II – Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Capítulo IV – Do direito à educação, à cultura, ao esporte a ao lazer.  2. Lei Federal nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: artigos 2º, 3º, 4º, 11, 12, 13, 14, 18, 21, 22, 29, 30, 31, 58, 59 e 61. 3. Lei Federal n.º 13.146/15. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 4. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.  5. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Item 3: A Etapa da Educação Infantil. MEC/SEB, 2018. 7. Decreto Municipal n.º 801/2022. Aprova a descrição do cargo de Professor de Educação Infantil na Administração Direta. 8. Deliberação n.º 01/2019 do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, de 06 de março de 2019. Normas e princípios para a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN. 9. Currículo da Educação Infantil: diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. 10. Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: a. Princípios: Éticos, Políticos e Estéticos b. Eixos: Interações e Brincadeira c. Direitos: Participar; Explorar; Brincar; Expressar; Conhecer-se e Conviver d. Campos de experiência: O eu, o outro o nós; Corpo, gestos e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 11. Diretrizes da inclusão e da educação especial de Curitiba: diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

 

 

 

Apostila Digital Pref Curitiba PR 2022 Professor Educação Infantil

 

 

 

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