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Apostila Digital SEDUC RS 2023 Professor Matemática

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Prova 25/06/2023 Prova 25/06/2023
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Apostila Digital SEDUC RS 2023 Professor Matemática

 

Cargo: Professor Matemática

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: INSTITUTO AOCP

Edital: Acesso ao Edital

Quantidade de Páginas: 2223

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

Língua Portuguesa:  1. Leitura, compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Informações literais e inferências. 3. Domínio da norma-padrão do português contemporâneo. 4. Gêneros e tipologia textual. 5. Estruturação do texto e dos parágrafos. 6. Articulação textual: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. 7.Coerência textual, equivalência e transformação de estruturas. 8. Semântica: sentido e substituição de palavras e de expressões no texto; significação contextual de palavras e expressões; denotação e conotação; sinônimos, antônimos, polissemia, homônimos e parônimos; figuras de linguagem. 8. Fonética, fonologia, ortografia oficial, acentuação gráfica. 9. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras, funções das classes de palavras, emprego de tempos e modos verbais, flexão nominal e verbal, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, emprego do sinal indicativo de crase, processos de coordenação e subordinação. 10. Pontuação.

Conhecimentos Pedagógicos: 1. Prática docente e a gestão escolar como fator de aperfeiçoamento do trabalho coletivo; 2. Projeto Educativo e as concepções didático-pedagógicas; 3. Educação Escolar Inclusiva; 4. Organização do tempo e do espaço na prática pedagógica; 5. Organização do Trabalho Pedagógico em sala de aula; 6. Práticas de Educação Ambiental e Étnico-Racial na Educação Básica; 7. O projeto político pedagógico como construção coletiva; 8. Prática pedagógica, construção do conhecimento, planejamento, currículo e avaliação como elemento balizador do ato de planejar; 9. Tendências pedagógicas da educação; 10. Função Social da Escola Pública.   

Legislação da Educação: 1. Constituição da República Federativa do Brasil –promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, e suas atualizações. 2. Lei Federal n.° 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas atualizações. 3. Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas atualizações. 4. Lei Federal n.° 10.639 de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. 5. Lei Federal n.º 10.098/2000 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. 6. Lei n.º 13.005/ 2014 – Plano Nacional de Educação; 7. Resolução CNE/CP n.º2, de 22 de dezembro de 2017 – Institui e Orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular; 8. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – Resolução n.º 4, de 13 de julho de 2010; 9. Resolução n.º 7, de 14 de dezembro de 2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos); 10. Lei n.º14.191, de 3 de agosto de 2021 – Dispõe sobre a modalidade de Educação Bilíngue de Surdos; 11. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); 12. Lei n.º12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.; 13. Resolução n.º 04, de 02 de outubro de 2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica – Modalidade Educação Especial; 14. Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 – Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências; 15. Resolução n.º 2, de 15 de junho de 2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; 16. Resolução n.º 363, de 10 de novembro de 2021 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul; 17. Lei n.º 13.597, de 30 de dezembro de 2010 – dá nova redação à Lei n.º 11.370, de 9 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental, cria o Programa Estadual de Educação Ambiental, e complementa a Lei Federal n.º 9.795, de 27 de abril de 1999. 18. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007); 19. Lei n.º 14.705, de 25 de junho de 2015 – Institui o Plano Estadual de Educação (PEE) em cumprimento ao Plano Nacional de Educação; 20. Parecer n.º 126/2016 – Diretrizes Operacionais para a Educação em Direitos Humanos no Sistema Estadual de Ensino; 21. Cadernos Pedagógicos: Direitos Humanos em Educação – Série PDE/Programa Mais Educação (2013); 22. Resolução n.º 1, de 17 de junho de 2004 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; 23. Parecer CNE/CP n.º 16, de 05 de junho de 2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. 24. Parecer CEED/RS n.º 323/1999 – Institui as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino; 25. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); 26. Lei n.º 14.113, de 25 de dezembro de 2020 – Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); 27. Resolução CEB n.º 2, de 7 de abril de 1998 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.; 28. Resolução CNE/CEB n.º 3, de 21 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; 29. Resolução CEB n.º3, de 10 e novembro de 1999 – Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências; 30. Portaria MEC n.º 1.432, de 28 de dezembro de 2018 – Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. 31. Resolução n.º 365, de dezembro de 2021 – Institui normas complementares para oferta do Ensino Médio e suas modalidades no Sistema Estadual de Ensino.; 32. Resolução n.º0361, de 3 de novembro de 2021 – Institui o Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCGEM); 33. Lei n.º6.672, de 22 de abril de 1974 – Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul.

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

Matemática e suas Tecnologias Programa: 1.A aprendizagem da matemática e suas tecnologias no processo de desenvolvimento integral dos estudantes: formação para a cidadania ativa no século XXI; 2. Educação Colaborativa no ensino de matemática e suas tecnologias: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade no currículo escolar; 3. Teoria da Avaliação Escolar e a Base Nacional Comum Curricular; 4. O trabalho com competências socioemocionais na solução de problemas da área de matemática e suas tecnologias; 5. Metodologias Ativas e Ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e suas Tecnologias; 6. A perspectiva da educação empreendedora na formação do estudante; 7. Inovação Pedagógica e formação de professores na área da Matemática e suas tecnologias; 8. Práticas pedagógicas e o ensino de matemática e suas tecnologias baseada em evidências; 9. O trabalho com competências e habilidades no ensino de matemática e suas tecnologias; 10. Educação Multimodal.     

1. Conjuntos Numéricos e operações: 1.1. Números Naturais e Inteiros: primos e compostos, decomposição em fatores primos, divisibilidade. Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC). 1.2. Números Racionais: operações com frações e com decimais. 1.3. Números Reais: operações e propriedades; Intervalos Numéricos. Expressões Numéricas e cálculos com aproximações.1.3. Notação Cientifica. 1.4. Razões e Proporções. 2. Representações e Interpretações Algébricas: 2.1. Operações algébricas; 2.2. Fatoração Algébrica. 2.3. Produtos Notáveis. 2.4 Resoluções algébricas de equações de primeiro e segundo graus. 2.5. Inequações de primeiro e segundo graus. 2.6. Sistemas de equações de primeiro e segundo graus. 3. Funções Reais de variável real: 3.1. Domínio e Imagem; 3.2. Comportamento das funções. 3.3. Representação gráfica das funções no plano cartesiano. 3.4. Sinais de funções 3.5. Função Linear e Função Afim: forma algébrica, construção e interpretação de gráficos (raiz, coeficientes angular e linear); 3.6. Função Quadrática: forma algébrica, construção e interpretação de gráficos (possíveis raízes, interpretação do discriminante e dos coeficientes). 4. Sequências numéricas: 4.1. Progressão Aritmética (PA): descrição pelo termo geral e por recorrência, comportamento, interpolação e soma dos termos; 4.2. Progressões Geométrica (PG): descrição pelo termo geral e por recorrência, interpolação, comportamento, convergência, soma dos n primeiros termos e soma infinita. 5. Arcos e ângulos: 5.1. Medidas e operações. 5.2. Relações Métricas nos triângulos retângulos; seno, cosseno e tangente; identidades trigonométricas simples. 5.3. Resolução de triângulos quaisquer: Lei dos Senos e Lei dos Cossenos.6. Figuras geométricas planas: 6.1. Retas, segmentos, ângulos. 6.2 Segmentos proporcionais. 6.3 Semelhança e Congruência de Triângulos. 6.4. Elementos, propriedades e construção de polígonos. 6.5. Rotações, translações e reflexões. 6.6. Relações métricas nos polígonos e no círculo (polígonos inscritos e circunscritos, ângulos e arcos). 6.7. Construções com régua e compasso. 6.8 Áreas e Perímetros: polígonos, círculos e partes do círculo. 7. Figuras geométricas espaciais: 7.1. Elementos dos sólidos geométricos. 7.2. Áreas de superfície e volumes. 7.3. Planificação: poliedros, cilindros, cones e esferas. 8. Análise combinatória, Probabilidade e Estatística: 8.1. Princípios de Contagem; 8.2. Permutações simples e permutações com elementos repetidos; 8.3. Arranjos; 8.4. Combinações simples. 8.5. Espaço amostral, resultados equiparáveis e propriedades das probabilidades. 8.6. Probabilidade condicional e eventos independentes. 8.7. Noções de estatística com Variáveis Discretas e Contínuas; 8.8. Construção e Interpretação de gráficos, de tabelas numéricas e de diagramas. 9. Matemática Financeira: 8.1. Porcentagem e Variação Percentual. 8.2. Juro simples e composto. 10. Educação: concepções, desafios e tendências pedagógicas. 10.1 Escola, família, sociedade e o processo de inclusão. 10.2 Planejamento e avaliação da aprendizagem. 10.3 Princípios, tendências e práticas de currículo, ensino e aprendizagem. 10.4 Metodologias de ensino da Matemática: modelagem matemática, resolução de problemas, etnomatemática, jogos, tecnologias da informação, ensino cooperativo. 10.5 A mediação do professor. 10.6 Competências socioemocionais. 11. Parâmetros Curriculares. 11.1 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a área de Matemática: 11.2 Componente Curricular Matemática.

Material Atualizado de acordo com o edital

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