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Apostila IGEPREV PA 2018 Tec Administração Finanças

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Apostila IGEPREV PA 2018 Tec Administração Finanças

INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO
Instituto de Gestão Previdenciária do Pará – IGEPREV/PA
 Edital: Publicado  Inscrições: 28/05/2018 a 22/06/2018   Banca: IADES

 Nível:
Superior   Salário: Até R$4.245,29   Taxa de
Inscrição:
R$45,00
 Vagas: 74   Data da Prova: 22/07/2018

 

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Apostila IGEPREV PA 2018 Tec Administração Finanças

 

 

Cargo: Técnico de Administração e Finanças
Área: – – –
Nível: Superior

 

 

 

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Apostila IGEPREV PA 2018 Tec Administração Finanças

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa: 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14 Relações de sinonímia e antonímia.

Raciocínio Lógico e Matemático: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Legislação Aplicada aos Servidores do IGEPREV: 1 Lei Complementar nº 039/2002 – institui o Regime de Previdência Estadual do Pará. 2 Lei nº 6.564/2003 – estruturação do IGEPREV. 3 Lei nº 8.613/ 2018 – altera e acrescenta dispositivos na Lei nº 6.564/2003. 4 Decreto nº 1.751/ 2005 – aprova o Regimento Interno do IGEPREV. 5 Regulamento Geral do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Pará. 6.Lei Estadual nº. 5.810/1994 e suas alterações – dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.

Ética e Qualidade no Servidor Público: 1 Ética. 1.1 Ética e moral. 1.2 Os valores, a ética e a lei. 1.3 Conduta ética. 1.4 Ética profissional. 1.5 Ética e responsabilidade social. 2 Qualidade no atendimento ao público. 2.1 Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade. 2.2 Comunicação e relações públicas. 3 Gestão da qualidade. 3.1 Qualidade em prestação de serviços: as dimensões da qualidade pessoal e profissional. 3.2 Fatores determinantes da qualidade. 3.3 Normatização técnica e qualidade. 4 Trabalho em equipe. 4.1 Personalidade e relacionamento. 4.2 Eficácia no comportamento interpessoal. 4.3 Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. 4.4 Relação entre clientes e fornecedores internos.

Noções  de Administração Geral: 1 A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. 1.1 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 1.2 Excelência nos serviços públicos. 1.3 Excelência na gestão dos serviços públicos. 2 Noções de gestão organizacional. 2.1 Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia. 2.1.1 Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. 2.1.2 Metas estratégicas e resultados pretendidos. 2.1.3 Indicadores de desempenho. 2.1.4 Ferramentas de análise de cenário interno e externo. 3 Técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos. 3.1 Construção e mensuração de indicadores de processos. 4 Noções de gestão de projetos: planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. 5 O processo racional de solução de problemas. 5.1 Fatores que afetam a decisão. 5.2 Tipos de decisões.

  Conhecimentos Específicos:
Técnico de Administração e Finanças:
1 Administração. 1.1 Administração pública gerencial. 1.1.1 A nova gestão pública no Brasil. 1.2 Administração para resultados. 1.2.1 O que administrar para atingir resultados. 1.2.2 Modelos de administração para resultados. 1.2.3 Planejamento e gestão estratégicos. 1.3 Ferramentas de gerenciamento do desempenho organizacional. 1.3.1 Balanced Scorecard. 1.3.2 Performance prism. 1.3.3 Modelo baseado em stakeholders. 1.4 Mensuração do desempenho. 1.4.1 Indicadores de desempenho. 1.4.2 Ferramentas para construção de indicadores. 1.4.3 Fatores que determinam o desempenho das organizações públicas. 1.5 Gestão organizacional. 1.5.1 Desenvolvimento organizacional. 1.5.2 Relacionamento com clientes e fornecedores. 1.5.3 Gestão de contratos. 1.5.4 Gestão de processos. 1.6 Processos administrativos. 1.6.1 Normas e padrões. 1.6.2 Gestão de programas institucionais. 1.6.3 Gestão de equipamentos e de unidades operacionais. 1.6.4 Planejamento e execução logística. 1.6.5 Gestão de estoques. 1.7 Compras na Administração Pública. 1.7.1 Licitações e contratos (Lei Federal no 8.666/1993 e alterações posteriores). 1.7.2 Princípios básicos da licitação (definição do objeto, controles, cronogramas, registros cadastrais, habilitação e empenho). 1.7.3 Dispensa e inexigibilidade de licitação. 1.7.4 Sistemas de cotação eletrônica e de registro de preços. 1.7.5 Pregão (Lei Federal no 10.520/2002 e alterações posteriores). 1.8 Lei Complementar no 101/2009 (Lei de Responsabilidade Fiscal). 1.9 Gestão de pessoas. 1.9.1 Comportamento organizacional. 1.9.2 Teorias da motivação. 1.9.3 Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas. 1.9.4 Motivação e contrato psicológico. 1.9.5 Percepção, atitudes e diferenças individuais. 1.9.6 Comunicação interpessoal. 1.9.7 Barreiras à comunicação. 1.9.8 Comunicação formal e informal na organização. 1.9.9 Comportamento grupal e intergrupal. 1.10 Processo de desenvolvimento de grupos. 1.11 Administração de conflitos. 1.12 Liderança e poder. 1.13 Teorias da liderança. 1.14 Gestão de equipes. 1.15 Gestão participativa. 1.15 1.16. 1.17 Qualidade de Vida no trabalho. 1.18 Clima organizacional. 1.19 Cultura organizacional. 1.20 Métodos e técnicas de pesquisa organizacional. 1.21 Modelos de Gestão de Pessoas.1.21.1 Evolução dos modelos de gestão de pessoas. 1.21.2 Fatores condicionantes de cada modelo.
2 Contabilidade. 2.1 Patrimônio. Estrutura e configurações. 2.2 Fatos contábeis. Conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos. 2.3 Contas. Contas de débitos, contas de créditos e saldos. 2.4 As contas patrimoniais. As contas de receitas, despesas e custos. As contas de compensação. A equação patrimonial. O regime de caixa e o de competência. Os lançamentos e suas retificações. 2.5 Plano de contas. Conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 2.6 Escrituração contábil. Lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos. 2.7 Análise e conciliações contábeis. Composição de contas, análise de contas, conciliação bancária. 2.8 Balanço patrimonial. 2.9 Demonstração de resultado de exercício. 2.10 Análise das Demonstrações Financeiras. 2.11 Princípios Fundamentais da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade aprovados pelas Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade no 750/1993 e no 1.111/2007. 2.12 Contabilidade Pública. 2.12.1 Plano de contas único para os órgãos da Administração Direta. 2.12.2 Registros contábeis de operações típicas em Unidades Orçamentárias ou Administrativas (sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). 2.12.3 Balanços e demonstrações exigidas pela Lei Federal no 4.320/1964. 2.12.4 Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público.
3 Economia. 3.1 Economia do setor público. 3.1.1 O papel do setor público na economia. 3.1.2 Natureza e estrutura das despesas públicas. 3.1.3 Finanças públicas do Brasil. 3.14 Política fiscal. 3.15 Déficits e dívida pública. 3.1.6 Moeda e crédito. 3.2 Conceitos e funções da moeda. 3.3 Sistema financeiro nacional. 3.4 Noções de teoria da produção. 3.5 Noções sobre métodos quantitativos, números índices e análise de regressão linear. 3.6 Análise de investimentos. 3.7 Operações de crédito, taxas e juros, indicadores financeiros, intermediações financeira, análise e avaliação de títulos de investimento. 3.8 Macroeconomia. 3.8.1 Contas nacionais. 3.8.2 Balanço de pagamentos. 3.8.3 Taxas de câmbio. 3.8.4 Sistemas de taxas de câmbio fixas e flexíveis. 3.8.5 Agregados macroeconômicos. 3.8.6 Renda e produto de equilíbrio.
4 Estatística. 4.1 Estatística descritiva e análise exploratória de dados: gráficos, diagramas, tabelas, medidas descritivas (posição, dispersão, assimetria e curtose). 4.2 Probabilidade e modelos probabilísticos. 4.3 Inferência estatística. 4.4 Análise de regressão linear. 4.5 Técnicas de amostragem: amostragem aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados. 4.6 Processos estocásticos. 4.7 Análise multivariada. 4.8 Análise de séries temporais.
5 Matemática financeira. 5.1 Regra de três simples e composta, percentagens. 5.2 Juros simples e compostos. 5.3 Capitalização simples e composta e descontos. 5.4 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. 5.5 Rendas uniformes e variáveis. 5.6 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos.
6 Orçamento público. 6.1 Princípios orçamentários. 6.2 Diretrizes orçamentárias. 6.3 Processo orçamentário. 6.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público. 6.5 Receita e despesa públicas. 6.6 Suprimento de fundos. 6.7 Restos a pagar. 6.8 Despesas de exercícios anteriores. 6.9 Gestão Orçamentária. 6.10 Normas aplicáveis ao orçamento público. 6.10.1 Plano Plurianual (PPA). 6.10.2 Lei de Diretrizes Orçamentárias. 6.10.3 Orçamento Anual.

 

 

 

 

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