Descrição
Apostila Liquigás 2018 Profissional Júnior Comunicação Social
Cargo: | Profissional Júnior Comunicação Social |
Área: | – – |
Nível: | Superior |
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila Liquigás 2018 Profissional Júnior Comunicação Social
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conteúdo de Acordo com Edital: http://www.cesgranrio.org.br/pdf/liquigas0218/liquigas0218_edital.pdf Conteúdo Básico e Específico | |
LÍNGUA PORTUGUESA V – Compreensão de textos. Ortografia. Morfologia (conjugação de verbos regulares e irregulares, emprego das palavras “porque”, “por que”, “por quê” e “porquê”, “se” e “que”). Sintaxe (regência verbal e nominal, concordância verbal, concordância nominal, indeterminação do sujeito, voz passiva pronominal, emprego de pronomes relativos, crase e colocação de pronomes átonos). Pontuação. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos). CONHECIMENTOS GERAIS – Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e aspectos globais. Panorama nacional contemporâneo. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro. NOÇÕES DE INFORMÁTICA – Conhecimentos básicos de MS Office versão 2010: Word, Excel e Power Point. Conceitos de internet e intranet e principais navegadores. Noções básicas de Sistemas Operacionais. Profissional Júnior Comunicação SocialBLOCO 1: Fundamentos da Comunicação – a comunicação na cultura contemporânea; as teorias contemporâneas da comunicação; a relação entre comunicação e política; os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação; conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa. Jornalismo – a linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, entretítulo; o jornalismo econômico. Assessoria de imprensa: conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, “press release” etc. Relacionamento e atendimento à imprensa. BLOCO 2: Os veículos: jornal, revista, televisão; agências, mídia eletrônica/Internet. Publicidade – conceitos e finalidade da publicidade; conceitos de campanha publicitária (objetivos e processo de criação); a estrutura de agências de publicidade; análise da relação da publicidade com a nova tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre vendas e imagem institucional de uma Empresa; concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma Empresa. Editoração – Edição – copidesque; normas da ABNT; o projeto visual e Programação Visual (noções); revisão; produção gráfica (noções); editoração eletrônica (noções) – softwares mais utilizados. BLOCO 3: Marketing e Comunicação Organizacional – Fundamentos do Marketing; conceitos, definições, funções mercadológicas, sistemas mercadológicos; marketing para promoção institucional; marketing cultural. Gestão estratégica da comunicação organizacional; comunicação interna; comunicação integrada interna-externa; planejamento estratégico. Marketing de Varejo. Promoções. Relações Públicas. |