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Apostila Ministério das Comunicações 2022 Tec. da Informação

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Concurso Ministério das Comunicações 2022

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Apostila Ministério das Comunicações 2022 Tec. da Informação

 

Cargo: ATIVIDADES TÉCNICAS DE COMPLEXIDADE GERENCIAL, DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DE ENGENHARIA SÊNIOR

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2022

Nível: Superior

Banca: Cebraspe

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.

 


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Conhecimentos Gerais
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

 

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Redação Oficial.

INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 10). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (pacotes Microsoft Office 365 e LibreOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 29 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelasverdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais sobre diversas áreas, tais como economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, energia, ciência e tecnologia.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994). Lei nº 8.429/1992, Lei nº 14.230/2021 e Lei nº 12.527/2011.

Conteúdo Programático
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

 

CIÊNCIA DE DADOS: 1. Dados estruturados e não estruturados. 2. Dados abertos. 2.1. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 3. Banco de dados relacionais. 3.1. Conceitos e características. 3.2. Metadados. 3.3. Tabelas, visões (views) e índices. 3.4. Chaves e relacionamentos. 4 Modelagem dimensional. 4.1. Conceito e aplicações. 5. Mineração de dados. 5.1. Modelo de referência CRISPDM. 5.2. Técnicas para pré-processamento de dados. 5.3. Técnicas e tarefas de mineração de dados. 5.4. Classificação. 5.5. Regras de associação. 5.6. Análise de agrupamentos (clusterização). 5.7. Detecção de anomalias. 5.8. Modelagem preditiva. 5.9. Aprendizado de máquina. 5.10. Mineração de texto. 6. Big Data. 6.1. Conceito, premissas e aplicação. 7. Visualização e análise exploratória de dados. 8. planilhas e SQL. 9. Metodologia e utilização da estatística. 10. Variáveis quantitativas e qualitativas. 11. Séries estatísticas. 12. Organização e apresentação de variáveis. 13. Estatística descritiva e análise exploratória de dados. Distribuição de frequências: absoluta, relativa, acumulada. Medidas de posição: média, moda, mediana e separatrizes. Medidas de dispersão: desvio-padrão, variância, coeficiente de variação. Correlação. Histogramas e curvas de frequência. Diagrama boxplot. Avaliação de outliers. 14. Análise de dados categorizados.

BANCO DE DADOS: 1. Sistemas de arquivos distribuídos: HDFS. 2. Armazenamento orientado a objeto (object store): S3, CEPH. 3. Banco de dados NoSQL orientado a colunas: HBase. 4. Banco de dados NoSQL orientado a grafos: Neo4J. 5. Banco de dados NoSQL orientado a documentos: MongoDB. 6. Sistemas de indexação: ElasticSearch. 7. Conceito de ingestão de dados. 8. Ingestão de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados. 9. Ingestão de dados em lote (batch). 10. Ingestão de dados em streaming. 11. Ingestão de dados full × incremental. 12. Ingestão de dados CDC (change data capture). 13. Conceitos de processamento massivo e paralelo. 14. Processamento em lote (batch). 15. Processamento em tempo real (real time). 16. Processamento MapReduce. 17. Conceitos e definições sobre qualidade de dados. 18. Dimensões da qualidade de dados (visão DMBOK). 19. Principais técnicas em qualidade de dados. 20. Boas Práticas para adoção da qualidade de dados. 21. Processos de qualidade para modelos de dados. 22. Noções básicas de visualização de dados. 23. Fundamentos de big data. 24. Tipos de dados: estruturados, semiestruturados e não estruturados. 25. Conceitos dos três Vs. 26. Fluxo de big data: ingestão, processamento e 30 disponibilização. 27. Armazenamento de big data. 28. Pipeline de dados. 29. Processamento distribuído. 30. Conceitos de data lake. 31. ETL X ELT. 32. Soluções de big data.

EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO (UX): 1. Testes: conceitos básicos e aplicações; testes ágeis; teste de usabilidade de software; testes automatizados; tipos de testes; test-driven development (TDD). 2. Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL, SOAP e JSON/REST. 3. Sistemas de gestão de conteúdo: conceitos básicos e aplicações; arquitetura de informação; portais corporativos: conceitos básicos e aplicações, portlets, RSS; workflow; gerenciamento eletrônico de documentos (GED); conceitos de acessibilidade e usabilidade; recomendações W3C para desenvolvimento web (Web Standards); e-Mag; desenho e planejamento de interação em aplicações web. 4. Arquiteturas, práticas e serviços: conceitos básicos e aplicações; arquitetura orientada a serviço (SOA) e Web Services; DesignOps; DevOps: CI/CD (continuous integration/continuousdelivery); Mesh app and service architecture (MASA). 5. Desenvolvimento de sistemas web: conceitos básicos e aplicações; HTML5, CSS3, WebSocket, Single Page Application (SPA), Javascript Frameworks (jQuery), conceitos de AJAX, desenvolvimento com ASP.NET AJAX. 6. Metodologias ágeis e Experiência do Usuário (User Experience —UX): conceitos básicos e aplicações; storytelling; Lean, XP, SCRUM; Design Thinking, UX Research, User Interface, Agile UX: Lean UX: Lean UX Canvas, Minimum Viable Product (MVP), Get out of the building (GOOB in Lean UX) e Feedback Lean UX; prototipação. Experiência de Usuário (UX). INFRAESTRUTURA DE TI 1. Sistemas operacionais: fundamentos; gestão de processos; gestão de memória; gestão de entrada e saída; instalação, configuração e administração de sistemas operacionais Windows Server 2012 e 2016 e RedHat Entrerprise Linux versões 5, 6 e 7. 2. Redes de computadores: fundamentos; tecnologias ethernet, Fibre Channel, iSCSI, padrão wi-fi IEEE 802.11x; dispositivos: repetidores, bridges, switches e roteadores; implantação de VOIP e VPN; segurança: firewall, certificado digital, antivírus, antiSpam; modelo de referência OSI; Protocolo TCP/IP; Active Directory (AD). 3. Serviços: backup/restore; arquitetura em nuvem (SaaS, IaaS e Paas); virtualização. 4. Servidores de Aplicação: Tomcat; JBoss. 5. Gestão e operação de bancos de dados. 6. Sistemas de gerenciamento de banco de dados. 7. Oracle, MySQL, Microsoft SQL Server, PostgreSQL, Entreprise DB. 8. Noções de arquitetura de TI. 9. Conteinerização de aplicações e DeVOps.

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: 1. Conceitos de engenharia de software. 2. Processos de desenvolvimento de software. 3. Orientação a objetos. 4. Padrões de arquitetura MVC (Model View Controller) e DDD (Domain Driven Design). 5. Ferramentas de desenvolvimento de software (ferramentas CASE) e linguagem UML (versão 2.0 ou superior). 6. Arquitetura de software. 6.1. Cliente/servidor, Internet e dispositivos móveis. 7. Engenharia de requisitos. 8. Conceitos de linguagens de programação Java (versão 8 ou superior) e PHP (versão 7 ou superior). 9. Web Services. 10. Modelagem de dados relacional e dimensional. 11. Linguagem de definição e manipulação de dados SQL. 12. Conceitos sobre sistemas gerenciadores de banco de dados. 13. Mensuração de sistemas em Pontos de Função segundo o Manual de Práticas de Contagem (CPM versão 4.3 do IFPUG) e Roteiro de Métricas de Software do SISP (versão 2.1). 14. COBIT 2019. 15. Gerenciamento de serviços (ITIL 4). 15.1. Conceitos básicos, estrutura e objetivos. 15.2. Conceitos-chave do gerenciamento de serviços. 15.3. Dimensões do gerenciamento de serviço. 15.4. Sistema de Valor do Serviço (SVS). 16. Práticas de Gerenciamento. 17. CMS – Content Management System: Plone (4.3.18 ou superior). 18. Decreto nº 10.332/2020 (Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências).

GESTÃO DE PROJETOS: 1. Gerenciamento de projetos. 1.1. PMBOK 6ª Edição. 2. Governança de TI. 2.1. COBIT 2019, ITIL 4, ISO/IEC 20000-1 e ISO/IEC 20000-2. 3. Conceitos de engenharia de software. 4. Processos de desenvolvimento de software. 4.1. CMMI-DEV, MPS.BR, RUP, Scrum e Programação Ágil. 5. UML (versão 2.0 ou superior). 6. Análise de negócios. 7. Engenharia de requisitos. 8. Qualidade de software. 9. Mensuração 31 de sistemas em Pontos de Função segundo o Manual de Práticas de Contagem (CPM versão 4.3 do IFPUG) e Roteiro de Métricas de Software do SISP (versão 2.0). 10. Gestão de riscos. 10.1. ISO/IEC 27005. 11. Web Services. 11.1. Padrões SOA e REST. 12. Modelagem de dados. 12.1. Relacional e dimensional. 13. Bancos de dados transacionais (OLTP) e analíticos (OLAP). 14. ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, ABNT NBR ISO/IEC 27005:2019 e ABNT NBR ISO 22301:2020.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO DE DADOS: 1. Segurança de aplicações. 1.1 Segurança em banco de dados; desenvolvimento seguro de software. 2. Segurança de aplicativos web: conceitos de segurança de aplicativos web; vulnerabilidades em aplicativos web; análise de vulnerabilidades em aplicações web; ferramentas e técnicas de exploração de vulnerabilidades em aplicativos web; testes de invasão em aplicativos web; metodologia Open Web Application Security Project (OWASP); técnicas de proteção de aplicações web; gestão de patches e atualizações; ataques de dicionário e ataques de força bruta. 3. Ameaças e vulnerabilidades em aplicações: Injection [SQL, LDAP], Cross-Site Scripting (XSS), quebra de autenticação e gerenciamento de sessão, referência insegura a objetos, Cross-Site Request Forgery, armazenamento inseguro de dados criptografados. 4. Respostas a incidentes. 4.1 Phishings, SCAMS e SPAMs; engenharia social; cybercrime; ameaças em redes sociais; procedimentos de resposta a incidentes; análise de Malwares; investigação forense. 5. Segurança em redes. 5.1 Segmentação de redes, sistemas de firewall, Firewall de Aplicação Web (WAF), detectores de intrusão (IDS e IPS), NAT IP, NAT H323, analisadores de tráfegos de rede (Sniffers), DMZ, proxies, Virtual Private Networks (IPSEC VPN e SSL VPN); defesa de perímetros. 6. Ataques a redes de computadores. 6.1. Prevenção e tratamento de incidentes, tipos de ataques (spoofing, flood, DoS, DDoS, phishing). 7. Topologias seguras. 8. Mecanismos de autenticação. 9. Softwares maliciosos (vírus, cavalo de troia, adware, spyware, backdoors, keylogger, worm, Rootkit). 10. Antivírus. 11. Segurança de ativos de rede (switches e roteadores). 12. Segurança em redes wireless. 13. Segurança de servidores e estações de trabalho. 13.1. Configurações de segurança em servidores Linux e Windows (Hardening). 14. Configurações de segurança para estações Windows XP, 7 e 8. 15. Registros de auditoria. 16. Segurança de infraestrutura de TI. 16.1. Sistemas de anti-spam, filtro de conteúdo web, sistema de detecção de intrusos. 17. Segurança em servidores WWW, SMTP, POP, FTP e DNS. 18. Sistemas de backup. 18.1. Tipos de backups, planos de contingência e meios de armazenamento para backups. 19. Segurança em operações. 19.1. Identificação e gestão de ativos; gestão de configuração. 20. Gestão de mudanças. 21. Ataques do dia zero (Zero Day attacks). 22. Testes de Invasão (pentest) em aplicações Web, banco de dados, sistemas operacionais e dispositivos de redes. 23. Network Access Control (NAC) e Network Access Protection (NAP). 24. Security Information and Event Management (SIEM) – Sistema de Correlação de Eventos relacionados à Segurança da Informação. 25. Segurança em dispositivos móveis. Análise de Logs e trilhas de auditoria; controle de acesso baseado em papéis (Role Based Access Control – RBAC); comunicação segura: SSH, TLS; padrões de Interoperabilidade do Governo Brasileiro (e-PING). 26. Normas : ABNT NBR ISO/IEC 20000-1:2020, ABNT NBR ISO/IEC 20000-2:2021, ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, ABNT NBR ISO/IEC 27005:2019, ABNT NBR ISO 22313:2020.. 27. Normas federais: Decreto nº 9.637/2018; Decreto nº 7.845/2012; Lei nº 12.527/2011 (LAI); Decreto nº 7.724/2012. 34 Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). 36 Lei nº 13.709/2018 (LGPD atualizada) e suas alterações.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Em cumprimento a regra da ABNT não é permitido divulgação e comercialização das Normas, sendo assim disponibilizamos o link para maiores informações diretamente com ABNT https://www.abnt.org.br/

 

 

Apostila Ministério das Comunicações 2022 Tec. da Informação

 

Material Atualizado de acordo com o edital

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