Descrição
Apostila Porto Alegre RS 2018 Professor Educação Infantil
Cargo: | Professor – Educação Infantil |
Área: | – – – |
Nível: | Superior |
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Apostila Porto Alegre RS 2018 Professor Educação Infantil
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conteúdo de Acordo com Edital n° 126/2018: https://fundacaolasalle.org.br/wp-content/uploads/2018/07/ed_abert_poa12618.pdf Conteúdo Básico e Específico | |
Língua Portuguesa: Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Raciocínio Lógico: Conceitos básicos de raciocínio lógico: sentenças abertas; proposições simples e compostas; conectivos (conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional e bicondicional); negações; número de linhas de uma tabela-verdade; valores lógicos das proposições e construção de tabelas-verdade; Equivalências lógicas; tautologia; contradição; contingência; Operações lógicas sobre sentenças abertas; quantificadores lógicos e suas negações; Lógica de argumentação; Atualidades de História e Geografia do Brasil: O pré-sal e a expansão da fronteira petrolífera do Brasil. Questões socioeconômicas relacionadas aos movimentos de migração e imigração. Fronteiras nacionais, limites e dilemas. Dinâmica populacional. Industrialização X desindustrialização. Urbanização e mobilidade urbana nas metrópoles. Manifestações culturais, movimentos sociais e políticas de inclusão. Crise e reforma política. Questões indígenas e quilombolas. Cidadania e direitos humanos. Conflitos fundiários. Moradia trabalho e emprego. Questões de gênero, diversidade e cidadania. Era da informação e as NTICS. Crise no sistema prisional. Moral e ética em tempos de pós-verdade. Questões étnicas e religiosas. Apropriação cultural, diferença e identidade. Geopolítica, tratados internacionais e acordos comerciais. Ressignificações da Infância e da adolescência. Educação, segurança e saúde pública. Eleições, voto e partidos políticos. Bens culturais, patrimônio e memória. Desmatamento, poluição X desenvolvimento sustentável. Gentrificação e a alteração dos espaços urbanos. Meio ambiente e os desafios socioambientais do presente. Os biomas e as questões socioeconômicas e de preservação. Drogas lícitas e ilícitas e as questões sociais a elas relacionadas. Violência urbana. Relevo, clima e estrutura geológica. Regiões geoeconômicas. Êxodo rural. Pessoas com deficiência e os novos desafios da inclusão no Século XXI. Base Nacional Comum e Plano Nacional de Educação: Base Nacional Comum Curricular. Plano Nacional de Educação. Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil: Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º ao 4º). Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º); Dos Direitos Sociais (arts. 6º ao 11); Da Nacionalidade (arts. 12 e 13); Dos Direitos Políticos (arts. 14 ao 16); Da Organização Político-Administrativa (arts. 18 e 19); Dos Municípios (arts. 29 ao 31). Da Administração Pública (arts. 37 ao 41). Código Penal Brasileiro: Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral (arts. 312 ao 327); Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral (arts. 328 a 337-A). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Maria da Penha. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estatuto dos Funcionários Públicos do município de Porto Alegre. Regime de Previdência Social dos Servidores do município de Porto Alegre. Lei Orgânica do Município de Porto Alegre: Dos Princípios Gerais da Organização Municipal (arts. 1º ao 10º); Dos Bens Públicos Municipais (arts. 11 ao 16); Da Administração Pública (arts. 17 ao 29); Dos Servidores Municipais (arts. 30 ao 49); Do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente (arts. 201 ao 253).
Professor – Educação Infantil Desenvolvimento infantil: aspectos físicos, afetivos, cognitivos e sociais. Aprendizagem na infância. Profissional da Educação Infantil. Acolhimento e inserção. Planejamento da ação educativa para crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses. Currículo na Educação Infantil. Organização dos tempos e dos espaços na escola infantil. Campos de experiência. Relações entre adultos e crianças e entre as crianças na escola infantil. Brincar na Escola Infantil. Documentação pedagógica: observação, registros e avaliação. Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva. Relação escola, família e comunidade. |
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