Descrição
Apostila Pref Alta Floresta MT 2023 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor de Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$83,98 por R$41,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: 1. Leitura: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos. 2. As condições de produção de um texto e as marcas composicionais de gêneros textuais diversos. 3. Linguagem e adequação social: 3.1. Variedades linguísticas e seus determinantes sociais, regionais, históricos e individuais; 3.2. Registros formal e informal da linguagem; Oralidade e escrita. 4. Aspectos linguísticos na construção do texto: 4.1. Fonética: prosódia, ortografia; 4.2. Morfologia: formação, classificação e flexão das palavras; 4.3. Sintaxe: frase, oração, períodos compostos por coordenação e subordinação, concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação pronominal, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos, tempos e vozes verbais; 4.4. Semântica: polissemia, sinonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, denotação e conotação, figuras de linguagem. 5. Textualidade: coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. 6. Pontuação.
Fundamentos de Educação e Legislação: 1.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações – Capítulo III. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações. 3. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. 4. Mecanismos de financiamento da educação pública. 5. A educação na Lei Orgânica Municipal de Alta Floresta/MT. 6. Lei Complementar Municipal n. 2.771/2023. 7. Políticas públicas para a educação especial e políticas públicas de educação do campo (Decreto nº 7.352/2010). 8. Pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação. 9. Tendências Pedagógicas. 10. Relação entre educação, escola e sociedade: 10.1 Concepções de Educação e Escola; 10.2. Função social da escola; 10.3. Compromisso ético e social do educador. 11. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e suas implicações para a Educação.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Marcos legais da Educação Infantil no Brasil e em Mato Grosso: 1.1 Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2010) 1.2 Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (2017): direitos de aprendizagem e os campos de experiência 1.3 Documento de Referência Curricular para o Mato Grosso (2018). 1.4 A educação na Lei Orgânica Municipal de Pontes e Lacerda, promulgada em 01/12/2009. 1.5. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. 2. Concepções de infância(s) e criança(s) de creche (zero a três): aspectos históricos; o cuidar e o educar; e a função da Escola da Educação Infantil: 3. Perspectivas de desenvolvimento infantil: 3.1 Sociologia da Infância; 3.2. Teoria Histórico-Cultural e Neurociência cognitiva. 4. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: 4.1. Espaços e tempos 4.2 Materiais pedagógicos 4.3 O livro como objeto cultural: livro didático X livro de literatura infantil 5. Currículo na/para a Educação Infantil: eixos e organização por campos de experiências 6. Avaliação na Educação infantil: concepções, observações e registros 7. Práticas pedagógicas e as múltiplas linguagens no cotidiano da Educação Infantil: 7.1 Linguagens oral, leitura e escrita; 7.2 Linguagens corporais; e 7.3 Linguagens artísticas. 8. Educação Infantil e as relações étnico-raciais 9. Educação Infantil inclusiva.
Apostila Pref Alta Floresta MT 2023 Professor Educação Infantil