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Apostila Pref Barueri SP 2023 Orientador Educacional

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Apostila Pref Barueri SP 2023 Orientador Educacional

 

Cargo: Orientador Educacional

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: IGECS

Edital: Acesso ao Edital

Quantidade de Páginas: 1722

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

LÍNGUA PORTUGUÊS: Conteúdo Programático até o Ensino Médio: Ortografia; Estrutura e Formação das palavras; Divisão Silábica; Vogais; Semivogais; Gênero, Número; Frases; Sinais de Pontuação; Acentuação; Fonética e fonologia: Conceitos básicos; Classificação dos fonemas; Relação entre palavras; Uso da crase; sinônimos, homônimos e antônimos; Fonemas e letras; Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Advérbio; Verbos; Conjugação de verbos; Pronomes; Preposição; Conjunção; Interjeição; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafo; Tonicidade das palavras; Sílaba tônica; Sujeito e predicado; Formas nominais; Locuções verbais; Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto, Vozes Verbais; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Orações Coordenadas e Subordinadas; Período; Concordância nominal; Concordância verbal; Regência verbal; Vozes verbais; Regência nominal; Predicação verbal; Aposto; Vocativo; Derivação e Composição; Uso do hífen; Voz ativa; Voz passiva; Voz reflexiva; Funções e Empregos das palavras “que” e “se”; Uso do “Porquê”; Prefixos; Sufixos; Afixos; Radicais; Formas verbais seguidas de pronomes; Flexão nominal e verbal; Emprego de locuções; Sintaxe de Concordância; Sintaxe de Regência; Sintaxe de Colocação; Comparações; Criação de palavras; Uso do travessão; Discurso direto e indireto; Imagens; Pessoa do discurso; Relações entre nome e personagem; História em quadrinhos; Relação entre ideias; Intensificações; Personificação; Oposição; Provérbios; Discurso direto; Onomatopeias; Aliteração; Assonância; Repetições; Relações; Expressões ao pé da letra; Palavras e ilustrações; Metáfora; Associação de ideias. Denotação e Conotação; Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopeia; Catacrese; Paradoxo; Metonímia; Elipse; Pleonasmo; Silepse; Antítese; Sinestesia; Vícios de Linguagem. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Tipos de Comunicação: Descrição; Narração; Dissertação; Tipos de Discurso; Coesão Textual.   

LEGISLAÇÃO FEDERAL: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. ____BNCC – Base Nacional Comum Curricular. _____. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA. _____. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. ______. Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação – PNE. ______. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. ______. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência. ______. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. ______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. ______. Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001 – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. ______. Resolução CNE/CEB Nº 4, de 13 de julho de 2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. ______. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ______. Resolução CNE/CP Nº 1, de 17 de junho de 2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. ______. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020 – Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). ______. Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012 – Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.   

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei complementar Nº 277/2011 e alterações – Reformula o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Barueri, disponível no link: https://leismunicipais.com.br/a1/sp/b/barueri/lei-complementar/2011/28/277/leicomplementar-n-277-011-reformula-o-estatuto-dos-servidores-publicos-do-municipio-de-barueri?q=277. Lei Complementar nº 367, de 8 de abril de 2016, alterada pela Lei complementar nº 383/2016 e alterações, disponível no link: https://leismunicipais.com.br/a1/sp/b/barueri/lei-complementar/2016/39/383/leicomplementar-n-383-2016-reformula-a-lei-complementar-n-367-de-8-de-abril-de-2016?q=383. ____Lei nº 2.705, de 19 de setembro de 2019 – “Dispõe sobre a semana municipal de conscientização sobre educação financeira nas escolas municipais de Barueri e EJA da rede pública municipal”, disponível no link: Lei Ordinária 2705 2019 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Lei nº 2.811, de 18 de março de 2021 – Dispõe sobre o conselho municipal de acompanhamento e controle social do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação – CACS/ FUNDEB, disponível no link: Lei Ordinária 2811 2021 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Currículo para uma educação de oportunidades – Secretaria Municipal de Educação – em defesa de uma educação de excelência para a escola pública, disponível no link: Secretaria de Educação – Prefeitura de Barueri – Currículo (educbarueri.sp.gov.br). ____Decreto nº 9.255, de 8 de dezembro de 2020 – “Institui O Programa Grêmios Estudantis” , disponível no link: Decreto 9255 2020 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Decreto nº 9.292, de 4 de fevereiro de 2021 – “Regulamenta a matrícula nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Barueri” , disponível no link: Decreto 9292 2021 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). Decreto nº 9.341, de 25 de maio de 2021 – “Dispõe sobre procedimentos para registro dos Alunos PúblicoAlvo da Educação Especial que necessitam de Adaptação Curricular da Rede Municipal de Ensino e dá outras Providências” , disponível no link: Decreto 9341 2021 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Decreto nº 9.556, de 18 de abril de 2022 – Regulamenta o cargo de provimento efetivo de professor de inclusão escolar e dá outras providências, disponível no link: Decreto 9556 2022 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Decreto nº 9.684, de 07 de Novembro de 2022 – Dispõe sobre o estatuto padrão das associações de pais e mestres – APS, para os fins que especifica, disponível no link: Decreto 9684 2022 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Decreto Nº 9.749, de 16 de fevereiro de 2023 – Altera dispositivos do anexo do Decreto n° 9.684, de 7 de novembro de 2022, Dispõe sobre o estatuto padrão das associações de pais e mestres – APS, disponível no link: Decreto 9749 2023 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Deliberação CME nº 03/2021, aprovada em 30/06/2021 – ASSUNTO: Fixa diretrizes para pedidos de reconsideração e recursos, referentes aos resultados finais de avaliação de alunos do Sistema Municipal de Ensino de Barueri, disponível no link: PDF Deliberação CME nº 03 de 2021.pdf (educbarueri.sp.gov.br). ____Deliberação CME nº 01/2019 – Aprovada em 03/04/2019 – ASSUNTO: Dispõe sobre o atendimento educacional ao aluno da Educação Básica, impossibilitado de frequentar a escola devido ao seu estado de saúde, submetido a tratamento em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, disponível no link: DELIBERAÇÃO CME Nº 012019 – Aprovada em 03042019.pdf (educbarueri.sp.gov.br). ____Deliberação CME nº 01/2023, aprovada em 05/04/2023 – ASSUNTO: Diretrizes operacionais para a organização e a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Municipal de Ensino, disponível no link: DELIBERAÇÃO_CME_-_01_EJA.pdf (educbarueri.sp.gov.br). ____Deliberação CME nº 02/2018 – Aprovada em 12/09/2018 – Assunto: Organiza a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino. Interessado: Sistema Municipal de Ensino, disponível no link: DELIBERACAO CME n 022018 – 12082018.pdf (educbarueri.sp.gov.br). ____Deliberação CME nº 02/2021– aprovada em 28/04/2021 – ASSUNTO: Estabelece orientações para procedimentos comuns visando a Regularização de Vida Escolar dos alunos do Sistema Municipal de Ensino de Barueri, disponível no link: PDF Deliberação do CME Regularização de Vida Escolar – Oficial.pdf (educbarueri.sp.gov.br). ____Lei Complementar nº 494, de 25 de fevereiro DE 2021 – “Acrescenta o centro de referência pela primeira infância na estrutura da secretaria de educação”, disponível no link: Lei Complementar 494 2021 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Lei Complementar nº 534, de 25 de agosto de 2022 – Dispõe sobre o abono produtividade dos servidores ocupantes dos cargos públicos da secretaria municipal de educação, disponível no link: Lei Complementar 534 2022 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Lei Complementar nº 539, de 5 de outubro de 2022 – Altera a Lei Complementar nº 534, de 25 de agosto de 2022, para incluir o cargo de instrutor musical entre os beneficiários do abono produtividade de servidores da secretaria municipal de educação, disponível no link: Lei Complementar 539 2022 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Lei nº 2.408, de 22 junho de 2015 – Aprova o plano municipal de educação da cidade de Barueri – PME, disponível no link: Lei Ordinária 2408 2015 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____Lei nº 2.685, de 29 de maio de 2019 – “Institui a “lei Lucas”, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e demais funcionários de estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil, nos moldes da Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, e da Lei Estadual n.º 15.661, de 9 de janeiro de 2015”, disponível no link: Lei Ordinária 2685 2019 de Barueri SP (leismunicipais.com.br). ____PMIA – Plano Municipal para a Infância e Adolescência, disponível no link: PMIA (google.com). ____Portaria Conjunta Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação. Nº 14/2022 – Dispõe sobre a Operacionalização da classificação e reclassificação de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Barueri, disponível no link: 14 – Portaria n14.pdf (educ.net.br). ____Portaria SE 01 – 07/01/2021 – Dispõe sobre a sistemática de Avaliação para as Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, disponíve DE AVALIACAO PARA AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.pdf (educ.net.br). ____Resolução SE 01 – 25/02/2019 – Diretrizes e critérios para a formação das classes de alunos nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, disponível no link: 001 – Resolucao – Dispoe sobre as diretrizes e criterios para a formacao das classes de alunos, nas unidades escolares da rede municipal de ensino – 25_02_2019.pdf (educ.net.br).   

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Formação Continuada de professores; Fundamentos/Bases da educação; Autores/Pensadores da Educação; Principais Teorias da Educação (tradicionais e contemporâneas); Desenvolvimento/História da Educação; Trabalho Pedagógico Coletivo; Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar; Desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais do ser humano; Escola inclusiva; Proposta pedagógica da escola; O papel e as competências do professor; Relação professor-aluno; Estágios do desenvolvimento da aprendizagem; Conceitos científicos da educação; Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares; Educação e escola; Ética no trabalho docente; Currículo, educação e Projeto Político-Pedagógico; Planejamento e avaliação; Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; Tendências teóricas e metodológicas na educação; Didática; Metodologias ativas; Educação digital, EAD.

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

Fundamentos e diretrizes do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Especial e Educação Infantil; Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização; Pedagogias diferenciadas: progressão continuada, correção de fluxo escolar, avaliação por competências, flexibilização do currículo e da trajetória escolar; Construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais; O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar, e o trabalho com as diferenças; Prática do convívio solidário, desenvolvendo valores de uma vida cidadã e enfrentamento de questões associadas à indisciplina e à violência; O uso de metodologias voltadas para práticas inovadoras; O processo de avaliação do desempenho escolar como instrumento de acompanhamento do trabalho do professor e dos avanços da aprendizagem; A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis; A necessidade da Orientação Educacional; A Orientação Educacional: conceitos – princípios – objetivos – funções; O Orientador Educacional: preparo – condições pessoais – funções; O papel do Orientador Educacional e a formação continuada como condição de construção permanente das competências que qualificam a prática docente; O relacionamento do Orientador Educacional: diretor – professores – educandos – família – comunidade; As atividades extraclasse; O serviço de Orientação Educacional: o Orientador – o Psicólogo – o Médico – Assistente Social – Orientador Profissional – Professor Conselheiro; O planejamento da Orientação Educacional; A Orientação Educacional e os diversos Graus de ensino; A Orientação Vocacional; A criança e o adolescente face ao mundo do trabalho; Técnicas de Orientação Educacional; Avaliação da Orientação Educacional; O Sociograma; Testes psicométricos e projetivos; Os alunos difíceis; As entrevistas.

Material Atualizado de acordo com o edital

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