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Apostila Pref Belo Horizonte 2022 Professor de Geografia

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Apostila Pref Belo Horizonte 2022 Professor de Geografia

 

 

Cargo: Professor(a) Municipal de Geografia

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2022

Nível: Superior

Banca: Instituto AOCP

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.

 


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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

1. A função social da escola na perspectiva de garantia de direitos: aprendizagem, inclusão, democracia e cultura. Objetivo do item: Compreender a educação como um direito subjetivo, enfatizando a perspectiva da inclusão escolar e do respeito às diferenças socioculturais. 2. Os processos de ensino e aprendizagem e a avaliação escolar. Objetivo do item: Reconhecer os processos avaliativos como ação política e pedagógica de caráter formativo, inclusivo e processual, que demanda a compreensão global da trajetória escolar dos estudantes, dos seus modos de apropriação do conhecimento e de suas formas de expressão. 3. A Lei Federal nº 9.394/1996 e a legislação educacional brasileira: seus avanços e suas perspectivas para a fundamentação político-jurídica da educação. Objetivo do item: Compreender a importância dos fundamentos legais e normativos da educação nacional, a fim de construir uma escola democrática e inclusiva. 4. Planejamento docente e organização do trabalho pedagógico na concretização de uma educação de qualidade social. Objetivo do item: Compreender concepções e metodologias que referenciam a construção do planejamento docente, tendo como referência a política educacional do Município, o Projeto Político-Pedagógico e a proposta de ensino-aprendizagem da escola. 5. Referenciais curriculares para o ensino na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Objetivo do item: Conhecer os referenciais que fundamentam a organização curricular da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (Proposições Curriculares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para Rede Municipal de Educação em Tempos de Pandemia, Currículo Mineiro, Base Nacional Comum Curricular). 6. Educação Integral como fator de qualidade social no atendimento educacional. Objetivo do item: Compreender os princípios e conceitos político-pedagógicos da Educação Integral e de sua trajetória no Brasil, abordando aspectos do currículo integral, da importância dos territórios educativos, da gestão democrática e participativa e da formação integral dos sujeitos. 7. Letramento como responsabilidade de todas as áreas de conhecimento. Objetivo do item: Dominar a concepção do letramento como fundamento para o exercício da cidadania: vinculação entre leitura e escrita, bidialetismo, superação do preconceito linguístico, reconhecimento dos diferentes usos sociais e culturais da oralidade, da leitura e da escrita nos processos de ensino-aprendizagem em sua correlação com a vida e com as diversas áreas de conhecimento. 8. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e cultura digital no contexto escolar. Objetivo do item: Compreender a necessidade de desenvolver práticas educacionais e de ensino-aprendizagem voltadas para a apropriação do letramento digital e para o uso consciente das tecnologias da informação e da comunicação no mundo contemporâneo.

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

1.História do pensamento geográfico, suas tendências e sua práxis. Objetivo do item: Compreender a importância das transformações do pensamento geográfico para o ensino da geografia no século XXI, associando-as às mudanças na sociedade e ao estabelecimento de novos parâmetros e explicações para que os estudantes possam compreender as relações socioespaciais sempre mutantes. 2. As categorias de análise geográfica: espaço, território, paisagem, lugar, região. Objetivo do item: Compreender que a formação de conceitos geográficos, traduzidos em categorias, são importantes instrumentalizadores do pensamento espacial para o planejamento e a abordagem de atividades didáticas que estimulem os estudantes à leitura espacial dos fenômenos e ao raciocínio geográfico na análise e interpretação da realidade. 3. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem de geografia. Objetivo do item: Conceber estratégias pedagógicas para a incorporar o uso da linguagem e das representações cartográficas nas atividades didáticas, a elaboração de mapas e croquis, incentivando os estudantes a coletar informações e a comunicá-las, por meio de várias linguagens, para representar a espacialidade das práticas socioculturais e socioambientais da sociedade contemporânea. 4. O ensino da Geografia e compreensão dos fenômenos socioespaciais: a urbanização, as novas ruralidades e as relações cidade-campo. Objetivo do item: Incorporar ao planejamento do ensino da Geografia, nos anos finais do ensino fundamental, as temáticas referentes aos processos de produção do espaço agrário e industrial gerados a partir da Revolução Industrial, da revolução técnico-científico-informacional e da urbanização, com o objetivo de criar condições para que os estudantes compreendam as transformações na organização das formas socioespaciais cidade-campo e seus impactos nas representações sociais do rural e do urbano, no mundo do trabalho e nas relações sociais e étnico-raciais que caracterizam as sociedades contemporâneas. 5. Ordem mundial no decorrer do século XX e no século XXI: repercussão na produção do espaço geográfico mundial contemporâneo. Objetivo do item: Reconhecer a necessidade de conceber situações de aprendizagem que possibilitem aos estudantes compreender o processo de produção do espaço geográfico contemporâneo, a partir da constituição da nova ordem mundial e da emergência da globalização/mundialização e seus impactos socioambientais, com ênfase no processo geo-histórico e nas análises geopolíticas sobre as relações internacionais de poder. 6. A abordagem dos componentes físico-naturais do espaço no Ensino de Geografia dos Anos Finais do ensino fundamental. Objetivo do item: Demonstrar conhecimento das noções relativas à percepção do meio físico natural, na perspectiva da vinculação entre questões ambientais e sociais, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a compreensão de que os problemas socioambientais são resultantes das diferentes formas de intervenção técnica e humana das comunidades sobre a natureza. 7. Globalização da economia e questão socioambiental: integração global das sociedades e intensificação da alteração do meio natural. Objetivo do item: Demonstrar capacidade de planejar atividades didáticas que propiciem aos estudantes o desenvolvimento de capacidades/habilidades para a compreensão das matrizes históricas da crise socioambiental contemporânea, com ênfase na percepção de que problemas como geração de resíduos, crescente consumo de água, mudanças climáticas, ocupação de encostas, entre outros, vinculam-se a interesses sociais, políticos, culturais e econômicos resultantes da intensificação dos desequilíbrios na relação entre sociedade e natureza, no contexto da globalização. 8. O Espaço Geográfico Brasileiro: Território e Sociedade. Objetivo do item: Reconhecer a necessidade de incorporar, ao planejamento didático referente aos anos finais do ensino fundamental, estratégias de ensino que possibilitem aos estudantes desenvolver capacidades/habilidades para a compreensão geográfica dos processos de formação territorial do Brasil como resultante das interações entre a sociedade e meio ambiente em que ela vive, reconhecendo o território brasileiro como uma construção dinâmica, marcada por características étnico-sociais, históricas e econômicas de um povo em constante transformação. 9. Dinâmica populacional e demográfica no Brasil. Objetivo do item: Compreender a importância do planejamento de situações didáticas que proporcionem aos estudantes aprendizagem de conhecimentos sobre demografia que os habilitem a interpretar e utilizar informações referentes estrutura etária, crescimento, distribuição e redistribuição da população no Brasil, com ênfase em componentes como mortalidade, fecundidade, migrações internas e internacionais, entre outros, e seus impactos nas questões sociais relacionadas ao espaço geográfico e à dinâmica demográfica geral do país. 10. Pandemias como fenômenos geográficos. Objetivo do item: Demonstrar compreensão acerca das pandemias como fenômenos geográficos a serem abordados no planejamento curricular e pedagógico dos Anos Finais do ensino fundamental, como forma de proporcionar aos estudantes condições para o desenvolvimento de análises e reflexões críticas sobre seus impactos sociais, políticos, econômicos e culturais para as sociedades.

 

 

 

 

Apostila Pref Belo Horizonte 2022 Professor de Geografia

 

 

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