Descrição
Apostila Pref Catolé Rocha PB 2023 Auxiliar Desenvolvimento Infantil
Cargo: Auxiliar Desenvolvimento Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Médio
Banca: CPCON
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$51,98 por R$25,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Análise de textos: a) composição: verbais e não verbais; b) conteúdo: objetivo, compreensão textual crítica e relações intertextuais; c) estrutura: principais mecanismos de conexão e progressão textual; d) expressividade: práticas comunicativas e gêneros textuais (em diversas esferas, por exemplo, publicitária, jornalística, cotidiana, política, midiática e científica). 2 – Fatores da textualidade: a) coerência; b) coesão; c) intencionalidade; d) aceitabilidade; e) situacionalidade; f) informatividade; g) intertextualidade. 3 – Gramática aplicada: a) processos de formação de palavras; b) pontuação. 4 – Morfossintaxe: a) classificações, empregos e funções das classes de palavras. 5 – Sintaxe: a) frase; b) oração; c) período; d) regência; e) funções sintáticas; f) coordenação; g) subordinação. 6 – Semântica: a) significação linguística; b) sinonímia; c) antonímia; d) polissemia; e) ambiguidade.
INFORMÁTICA: 1. Componentes de Hardware de um Sistema Computacional (Representação da Informação, Processador e Memória) e Periféricos. 2. Categorias de Software de um Sistema Computacional (Softwares Básicos e Aplicativos). 3. Conceitos Básicos de Redes de Computadores e Internet (Navegadores, Sites e Segurança). 4. Conceitos Básicos de Banco de Dados. 5. Conceitos Básicos de Computação em Nuvem.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. A política de educação infantil no Brasil 2. Os Direitos das crianças na Lei 8069/90 Marco Legal da Primeira Infância 3. Inclusão das crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil 4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil 5. Concepções de criança e infância 6. A identidade profissional de educadores /professores da educação infantil 7. A função social das instituições de educação infantil e sua relação com a família 8. Aprendizagem e desenvolvimento da criança na perspectiva sociocultural 9. A importância do brincar e das interações na educação infantil 10. O desenvolvimento das linguagens: oral, gráfica e escrita na educação infantil 11. A organização do espaço e do tempo na instituição de educação infantil 12. Projetos e práticas pedagógicas na educação infantil.