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Apostila Pref Contagem MG 2024 Professor II História

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Apostila Pref Contagem MG 2024 Professor II História

 

Cargo: Professor II História

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2024

Nível: Superior

Banca: CEFET MINAS

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Linguagem verbal e não verbal. Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia: significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Coerência e coesão textuais. Funções da linguagem. Ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação gráfica e divisão silábica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: identificação, classificação e emprego. Correlação entre modos e tempos verbais. Crase. Sintaxe: Estrutura da oração: Termos da oração: identificação, classificações e emprego. O período simples e o período composto. As relações semânticas: coordenação e subordinação. As diferentes vozes presentes no texto: Discurso direto, indireto e indireto livre. Intertextualidade e interdiscursividade. Variação linguística e adequação ao contexto.       

Conhecimento Didático-Pedagógico, Legislação E Letramento Digital: A educação escolar como processo sociocultural e inclusivo: função social e tendências atuais. O contexto político-econômico da educação brasileira: direito, acesso, permanência e qualidade. Princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de Ensino. Conhecimentos Político-Pedagógicos e Legislação Educacional. Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira. Evolução político-social do sistema de en- sino básico no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações. Legislações e Políticas Públicas para a Educação Básica. O Plano Nacional de Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Financiamento da Educação. A Gestão Escolar e o Projeto Didático-Pedagógico. A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Didática, organização curricular e a prática pedagógica do professor. Saberes pedagógicos e atividades docentes no coletivo escolar. Planejamento educacional, metodologias para a sala de aula e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem e a gestão da sala de aula. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade. O uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Alfabetização e Letramento. Letramento digital. Multiletramentos. Multimodalidade. Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem.         

Conhecimentos sobre Contagem: Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados no ano de 2023 nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet. Atualidades sociais, políticas, econômicas, culturais, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade: Questões ambientais contemporâneas. Economia: tecnologia e inovação; emprego, desemprego e seus fatores estruturantes e conjunturais; pobreza e desigualdade no Brasil. Política: política nacional e internacional; partidos e eleições no Brasil; voto feminino e participação da mulher na política. Violência e criminalidade no Brasil: violência contra a mulher; políticas públicas e o combate ao racismo, homofobia e ao machismo. Atualidades: esporte; cultura; tecnologia, inclusão digital e redes sociais. Eventos globais relevantes. Pandemia de Covid-19 e suas consequências. Participação do Brasil no mundo. Servidores públicos: regimes jurídicos dos servidores municipais. Criação e extinção de cargos públicos. Vencimento, remuneração e subsídio dos servidores municipais. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem. Acervo de jornais, revistas, portais da internet e bibliografias que abordem as temáticas indicadas. CONTAGEM. SEDUC. Secretaria de Educação e Cultura de Contagem. Atlas escolar: histórico, geográfico e cultural. Contagem /MG: 2009. Disponível em Contagem: origens, CAMPOS, Adalgisa Arantes, ANASTASIA, Carla Junho. Ed. UFMG/Fundep.1991. FONTES: Revistas, Jornais, TV, Internet. CONTAGEM, Prefeitura Municipal de. Lei Orgânica do Município de Contagem.1990 (artigos 140 a 153). CONTAGEM, Prefeitura Municipal de. Lei Municipal nº 2.160, de 20 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem e dá outras providências. CONTAGEM, Prefeitura Municipal de. Lei Complementar nº 90, de 30 de julho de 2010. Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem.

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

O1.Currículo e construção do conhecimento. 2.Parâmetros Curriculares Nacionais; Os projetos de trabalho: teoria e prática, interdisciplinaridade, globalização do conhecimento. 3.O trabalho pedagógico na escola: gestão do processo educativo, planejamento e organização do trabalho pedagógico, métodos e técnicas, avaliação. 4.As avaliações sistêmicas: Prova Brasil, SAEB, Provinha Brasil, ENEM, SIMAVE, o IDEB. 5.A História como disciplina escolar: funções sociais, objetivos e seleção de conteúdos. 6.História do Brasil e história contemporânea. 7.Fontes históricas: diferentes linguagens, diferentes objetivos pedagógicos, diversas abordagens na educação histórica. 8.Teoria, metodologia e ensino de História: materiais e planejamento didático. 9.Abordagens didáticas de conteúdos específicos de história nos anos finais do ensino fundamental. 10.Educação patrimonial e o ensino de história. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. . LEI nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência .  BRASIL, Lei nº13.005 / 2014. Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.. Ministério da Educação. Compromisso Nacional pela Educação Básica. Constituição Federativa do Brasil de 1988. BRASIL. Estatuto da Criança e do adolescente. Lei nº 8069/90. Referenciais Curriculares Contagem. História. História concisa do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006. 2 ed. 302. 

 

“NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO QUALQUER REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA OU AUTORES PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OU BÁSICO NESSE MATERIAL”

 

Apostila Pref Contagem MG 2024 Professor II História

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