Descrição
Apostila Pref Cristalina GO 2023 Professor EB Avanço Braile
Cargo: Professor Educação Básica Teóricos Metodológicos do Ensino com Avanço Braile
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$87,98 por R$43,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5 Significação das palavras. 6 Figuras de linguagem.
MATEMÁTICA: 1 Números. 1.1 Propriedades e operações fundamentais com números inteiros, racionais, irracionais e reais. 2 Geometrias plana, espacial e analítica. 3 Noções de estatística 3.1 Gráficos. 3.2 Tabelas. 4 Matemática financeira. 4.1 Proporção, porcentagem, juros e taxas de juros, juro simples e juro composto. 5 Cálculo de probabilidade. 6 Noções de história da Matemática.
LEGISLAÇÃO: 1 Constituição Federal de 1988 (artigos de 205 a 214). 2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Título I até Título IX). 3 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Título I – Das Disposições Preliminares. Título II – Dos Direitos Fundamentais. Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. Título V – Do Conselho Tutelar.). 4 Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações (Título II – Dos Direitos Fundamentais. Capítulo IV – Do Direito à Educação.). 5 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução CNE/CEB nº 5/2009. 6 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 7/2010. 7 Plano Nacional de Educação (PNE 2014‐2024).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
CIÊNCIAS NATURAIS: 1 Competências e habilidades propostas pela BNCC para a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. 2 Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Ciências Naturais.
EDUCAÇÃO FÍSICA: 1 Competências e Habilidades da BNCC para Educação Física. 2 Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Educação Física. 2.2.4 DE GEOGRAFIA: 1 Competências e Habilidades da BNCC para Geografia. 2 Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Geografia.
HISTÓRIA: 1 Competências e Habilidades da BNCC para História. 2 Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de História.
LÍNGUA INGLESA: 1 Metodologia de ensino da Língua Inglesa: organização didático‐ pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; organização didático‐pedagógica e o ensino integrado da Língua Inglesa frente às exigências metodológicas de ensino e de aprendizagem: o ensino globalizado e formação da cidadania. 2 Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de inglês. L
ÍNGUA PORTUGUESA: 1 Fonologia: relação entre letra e fonema. 2 Separação de sílaba e translineação. 3 Acentuação gráfica e tônica. 4 Ortografia e pontuação. 5 Morfologia. 5.1 Estrutura de palavras. 5.2 Processo de formação de palavras. 5.3 Classes gramaticais de palavras. 6 Sintaxe. 6.1 Frase, oração e período. 7 Tipos de períodos. 7.1 Período simples e composto. 8 Análise morfossintática de período simples. 9 Análise de período composto por coordenação. 10 Análise de período composto por subordinação (orações substantivas, adjetivas e adverbiais). 11 Sintaxe de concordância verbal e nominal. 12 Sintaxe de regência verbal e nominal. 13 Colocação pronominal. 14 Semântica. 14.1 Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e ambiguidade. 15 Linguagem. 15.1 Funções da linguagem. 15.2 Denotação e conotação. 15.3 Figuras de linguagem. 15.4 Níveis de linguagem. 16 Coesão e coerência. 17 Tipologia textual e gênero textual. 17.1 Narração, descrição, dissertação, carta (argumentativa, familiar, comercial, convite etc.). 18 Noções de estilística. 19 Metodologia de ensino da Língua Portuguesa: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; e organização didático-pedagógica e o ensino integrado da Língua Portuguesa diante das exigências metodológicas de ensino e de aprendizagem. 20 Ensino globalizado e formação da cidadania. 21 Semiótica, multiletramento e multimodalidade. 22 Competências e habilidades propostas pela BNCC para a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 23 Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa.
MATEMÁTICA: 1 Avaliação e educação matemática. 2. Formas e instrumentos. 3. Ensino de Matemática. 4. Competências e habilidades propostas pela BNCC para a disciplina de Matemática do Ensino Fundamental. 5. Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de matemática.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO 1 Relação entre educação e sociedade: dimensões filosófica, histórico‐cultural e pedagógica. 2 Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. Currículo e produção do conhecimento: 1 Teorias de Currículo. 2 A diversidade na formação humana. 3 Relações entre sujeitos, conhecimentos e realidades 4 Dinâmica do trabalho educativo. Processo de ensino e de aprendizagem: 1 Relação professor/aluno. 2 Bases psicológicas da aprendizagem. 3 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional. 4 Relação entre a teoria e a prática. 4.1 Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 5 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar, em sua relação com a sociedade. 6 Formação continuada dos profissionais da escola. 7 Metodologia de ensino: organização didático‐pedagógica e suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula; e organização didático‐pedagógica e intencionalidade na prática pedagógica. 8 Metodologias ativas. 9 A modalidade de Educação de Jovens e Adultos e os princípios norteadores para a formação do sujeito a partir das suas especificidades culturais. 10 Políticas para Educação de Jovens e Adultos como inclusão social, construção da cidadania e educação ao longo da vida. 11 Prática pedagógica e áreas do conhecimento. 11.1 Linguagens e suas Tecnologias. 11.2 Matemática e suas Tecnologias. 11.3 Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 11.4 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 12 Competências e Habilidades propostas pela BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. 13 Conselho escolar e grêmio estudantil. 14 Alunos e pais representantes de turma e conselho de classe. 15 Plano de convivência escolar/mediação de conflitos no contexto escolar.
Toda a legislação e a jurisprudência deverão ser consideradas com as alterações e atualizações vigentes até a data da publicação deste edital, ainda que não expressas no conteúdo programático. Legislação e julgados com entrada em vigor após a publicação deste edital, bem como as alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação, salvo quando supervenientes ou complementares a algum tópico já previsto ou indispensável à avaliação.
Apostila Pref Cristalina GO 2023 Professor EB Avanço Braile