Descrição
Apostila Pref Itapetininga 2018 Professor de Educação Básica
Cargo: | Professor de Educação Básica |
Área: | – – |
Nível: | Superior |
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Apostila Pref Itapetininga 2018 Professor de Educação Básica
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação textual; Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras; Elementos de textualidade: coesão e coerência; Coesão: advérbio, pronome, conjunções, adjetivos, sinônimos; Regência verbal e nominal; Crase; Ortografia; Pontuação; Acentuação gráfica; Características dos diversos tipos de texto (gênero): publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: A educação escolar – atuais tendências e exigências. Currículo e o pleno desenvolvimento do educando. A construção de uma escola democrática e inclusiva. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Relação professor-aluno, escola-comunidade. A educação escolar como direito e dever do estado. Financiamento da educação. Concepções Filosóficas da Educação. Relação Educação – Sociedade – Cultura. Tendências pedagógicas na prática escolar. Planejamento, metodologia e avaliação do processo ensino / aprendizagem. Bibliografia Sugerida: – Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/88 – Cap. III – seção I da Educação; Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com suas alterações; Resolução nº 4, de 13/07/2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09/10/2007; Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); Resolução nº 1, de 17 de junho 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Lei nº 11.645, de 10/03/2008- Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Estatuto do Magistério Municipal de Itapetininga. | |
Conhecimentos Específicos: | |
Parâmetros Curriculares Nacionais – 1ª a 4ª. Volumes 1 a 10. MEC/SEF, 1997. (http://portal.mec.gov.br). A gestão democrática na escola e o direito à educação – CARLOS ROBERTO JAMIL CURY http://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/19144/11145. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva – ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA pep.ifsp.edu.br/wpcontent/uploads/2015/01/PPP-uma-construção-coletiva.pdf Reprovação escolar? Não, obrigado. VITOR HENRIQUE PARO http://www.sinpeem.com.br/lermais_materias. php?cd_materias=7477&friurl=_-14092013—Reprovacao-escolar-Nao-obrigado—Vitor-Henrique-Paro-_ A base ética da avaliação da aprendizagem na escola CIPRIANO CARLOS LUCKESI https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chromeinstant&ion=1&espv=2&ie=UTF8#q=A+base+%C3%A9tica+da+avalia%C3%A7%C3%A3o+da+aprendizagem+na+escola+Cipriano+Carlos+Luckesi O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas – JOSÉ CERCHI FUSARI https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chromeinstant&ion=1&espv=2&ie=UTF8#q=Jos%C3%A9+Cerchi+Fusari+*+O+Planejamento+do+Trabalho+Pedag%C3%B3gico:+Algumas+Ind aga%C3%A7%C3%B5es+e+Tentativas+de+Respostas As práticas pedagógicas e o material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do ensino fundamental. TATIANA CRISTINA SANTOS e ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217666812015000100079&script=sci_abstract&tlng=pt A relação família-escola: intersecções e desafios – CYNTHIA BISINOTO EVANGELISTA DE OLIVEIRA; CLAISY MARIA MARINHOARAÚJO http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000100012 A inclusão do aluno com deficiência intelectual no Ensino Regular – ROSANGELA LEONEL DOS REIS http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2216-8.pdf A inclusão do aluno com deficiência intelectual no Ensino Regular. ROSANGELA LEONEL DOS REIS e PAULO RICARDO ROSS http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2216-8.pdf Deficiência mental, aprendizagem e desenvolvimento. EVANIR ABENHAIM http://books.scielo.org/id/rp6gk/22 TGD, TID, TDAH, TDO, TOC… será que educamos melhor com os diagnósticos ? KELLY CRISTINA BRANDÃO DA SILVA http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032008000100044&script=sci_arttext Identificando altas habilidades/superdotação. EDUARDO JOSÉ MANZINI http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 65382010000300012 Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar NEWTON DUARTE http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100008 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista da Educação Especial, Brasília, v.4, n. 1, jan./jun. CIBEC/MEC, 2008. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 1 – Introdução (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 2 – Formação Pessoal e Social http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 3 – Conhecimento de Mundo http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf). Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/direitosfundamentais.pdf). A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola – Hélita Carla Teixeira e Maria Neli Volpini http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074001.pdf O papel do professor na educação infantil – Jacqueline Eulália Nascimento Pereira – http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-papel-do-professor-na-educacao-infantil/35369/ Considerações sobre qualidade na educação infantil – Bianca Cristina Corrêa – http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a05.pdf TGD, TID, TDAH, TDO, TOC… será que educamos melhor com os diagnósticos? KELLY CRISTINA BRANDÃO DA SILVA http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032008000100044&script=sci_arttext |
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