Descrição
Apostila Pref Mairiporã SP 2018 PEB II Professor Ed Física
Cargo: | Professor de Educação Física |
Área: | – – |
Nível: | Superior |
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Apostila Pref Mairiporã SP 2018 PEB II Professor Ed Física
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos (literários e não literários) – As questões de Língua Portuguesa têm por objetivo verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de texto, bem como, a habilidade de usar a linguagem como meio para produzir, expressar e comunicar ideias em diferentes situações. – Ortografia oficial – Acordo ortográfico – Classes gramaticais; – Concordância nominal e verbal; – Regência nominal e verbal; – Colocação pronominal; – Sinônimos e antônimos. – Linguagem denotativa e linguagem conotativa; – Figuras de linguagem (comparação, metáfora, eufemismo, prosopopeia, onomatopeia, antítese, paradoxo, hipérbole, perífrase, silepse, hipérbato, metonímia, ironia, sinestesia, aliteração); – Ordem das palavras/orações no enunciado; – Discursos direto e indireto; Características dos diversos tipos de texto (gênero): publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos. MATEMÁTICA: Números inteiros: operações e propriedades. – Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. – Razão e proporção. – Porcentagem. – Regra de três simples e composta – Equação do 1.º grau e 2º graus – Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. – Área e perímetro; – Figuras planas e espaciais (sólidos geométricos); – Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. – Coleta, organização e apresentação de dados. – Conjuntos: noções básicas, operações; conjuntos numéricos; intervalos. – Matemática financeira: taxa percentual, juro simples; – Geometria plana: ponto, reta, posição relativa entre duas retas, distância entre ponto e reta; – Raciocínio lógico. – Princípios de contagem e probabilidade. – Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum; – Resolução de situações-problema. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm) • LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm) • LEI nº 13.005/2014 de 25 DE JUNHO DE /2014 – Plano Nacional da Educação – (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm). • LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm) • LEI FEDERAL Nº. 8069, DE 13DE JULHO DE 1990. – Estatuto da Criança e do Adolescente. • DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm) • DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm) • LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm) • Resolução CNE/CEB nº 4/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf). • Resolução CNE/CEB nº 7/2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf). • BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf • Lei Municipal nº. 3522 de 24/06/2015 – Plano Municipal da Educação de Mairiporã. • Lei Municipal nº. 2713 de 22/10/2007 – Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. Publicado na Imprensa Oficial em 26/10/2007. • Lei Municipal 3.332, de 17 de dezembro de 2013 – Altera dispositivos da Lei Nº 2.713/2007. • Lei Municipal nº 2.830 de 05/12/2008 – Altera dispositivos da Lei Nº 2.713/2007 • Lei Municipal nº 3.176 de 19/03/2012 – Altera dispositivos da Lei Nº 2.713/2007 • Lei Complementar nº 405 de 31/10/2017– Institui Bonificação por Desenvolvimento do Ensino – BDE, no âmbito da Secretaria Municipal da Educação. • Decreto Municipal nº. 5178 de 13/12/2007. Estabelece critérios para o funcionamento das salas de recursos e apoio da Rede Municipal de Ensino e encaminhamentos de alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais. • Decreto Municipal nº. 5.526 de 05/03/2009 – Fixa normas para a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no Sistema Municipal de Ensino de Mairiporã. • Decreto Municipal nº. 5.547 de 15/04/2009. – Normas Regimentais das Escolas Municipais de Mairiporã. • Decreto Municipal nº. 8.246, de 08/02/2017– Disciplina o Horário de Trabalho Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Mairiporã. • Decreto Municipal nº. 8.293, de 20/03/2017 – Dispõe sobre a acumulação de cargos, empregos e funções remuneradas na área do Magistério Público Municipal de Mairiporã. • Decreto Municipal nº. 8.301, de 31 /03/2017 – Regulamenta a Gratificação por local de Difícil Acesso. • Deliberação CME Nº02/2017 – Fixa normas para a Educação Infantil no Sistema de Ensino do Município de Mairiporã • Decreto Municipal nº. 8.409, de 14/08/2017 – Dispõe sobre o Sistema de Avaliação do Ensino de Mairiporã – SAEM • Decreto Municipal nº. 8.410, de 14/08/2017 – Dispõe sobre o Índice de desempenho do Ensino de Mairiporã – IDEM.
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Conhecimentos Específicos: | |
Educação Física, reprodução e mudança: elementos para uma prática libertadora e democrática. A educação física no currículo da educação básica: significado e possibilidades. Desenvolvimento motor e desenvolvimento social: análise das tendências pedagógicas em Educação Física. Corpo e sociedade: a cultura corporal enquanto construção social. Corporeidade na escola: as práticas corporais no contexto das ações escolares. Esporte: dimensões educativas da competição no âmbito escolar. Educação Física, esporte e lazer. Bibliografia Sugerida: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. BORGES, Cecilia. A formação de docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, Cecilia; DESBIENS, Jean François (Org.). Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 157-190. DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 13. ed. Campinas SP: Papirus, 2010. KISHIMOTO, TizukoMorchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13. ed., São Paulo: Cortez, 2010. KUNZ, Eleonor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed., Ijuí: Unijuí, 2010. MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação Física. In: DE MARCO, Ademir (Org.) Educação Física: cultura e sociedade. Campinas: Papirus, 2006. STIGGER, Marco Paulo. Educação Física, esporte e diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005. ULASOWICZ, Carla; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. Educação Física escolar e motivação: a influência de um programa de ensino sobre a prática de atividades físicas. Curitiba: CRV, 2011. ROSSETO, A,;ARDIGO, A.J.R; COSTA, C.M.;DANGELO,F. Jogos Educativos : estrutura e organização da prática. São Paulo: Phorte,2006. ROSSETO, A; COSTA, C,M,;DANGELO, F. Práticas Pedagógicas Reflexivas em esporte Educacional. São Paulo: Phorte, 2008. Educação Física adaptada e inclusão no meio escolar – MATEUS GISAN DE MOURA COSTA; MICHEL DE LEMOS HENRICH e RODRIGO BARBOSA ROSA |
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