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Apostila Pref Rio Branco AC 2024 Professor Educação Bilíngue

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Apostila Pref Rio Branco AC 2024 Professor Educação Bilíngue

 

 

Cargo: Professor Educação Especial Bilíngue

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2024

Nível: Superior

Banca: INSTITUTO VERBENA

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1.Características e funcionalidades de gênerostextuais variados. 2.Interpretação textual de gênerostextuais variados. 3. Modos de enunciação presentes no texto. 4. Gramática normativa. 5. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto. 6. Organização do texto e fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). 7. Progressão temática. 8. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. 9. Elementos de sequenciação textual: referenciação, substituição, repetição, conectores e outros elementos. 10. Tipos de argumento. 11. Classificação gramatical. 12. Processo de formação de palavras. 13. Análise morfosssintática. 14. Fenômenos gramaticais e construção de significados na língua portuguesa. 15. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 16. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência verbal e nominal. 19. Colocação pronominal. 20. Pontuação.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE: 1. História do estado doAcre. 2.Realidade étnica, social, geográfica, cultural, política e econômica doAcre. 3. Clima.

LEGISLAÇÃO: 1. Lei Municipal n° 1.794/2009 – Estatuto do Servidor e suas alterações.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Família de sistemas operacionais Microsoft Windows para microcomputadores pessoais: interface gráfica do usuário e seus elementos, além da utilização da ajuda e suporte e dos atalhos de teclado. 2. Gerenciamento de arquivos e pastas, incluindo os tipos de arquivos e suas extensões e a pesquisa e localização de conteúdo. 3. Configurações e Painel de Controle, abrangendo a Solução de Problemas. 4. Procedimentos de backup e gerenciamento de impressão. 5. Instalação, desinstalação ou alteração de programas e ativação ou desativação de recursos, incluindo a configuração de aplicativos. 6. Compactação e extração de conteúdo a partir de arquivos zip. 7. Aplicativos pertencentes ao Windows (Bloco de Notas, Paint, WordPad e Mapa de Caracteres). 8. Aplicativos para escritórios por meio de software livre e de software proprietário. 9. Processador de textos (criação, edição e formatação de textos e recursos voltados à automação de documentos). 10. Planilha eletrônica (tipos de dados e referências, criação de planilhas e gráficos, inserindo fórmulas aritméticas e fórmulas baseadas em funções de planilha, configuração de página e impressão, formatação de células e formatação condicional, validação de dados e aplicação de filtros e obtenção de dados de fontes externas. 11. Gerador de apresentação (criação de slides, formatação e inserção de imagens e objetos e efeitos de transição e animações, apresentação de slides e exportação para o formato PDF). 12. Navegadores de Internet, serviços de busca na Web e uso do correio eletrônico. 13. Serviços de correio eletrônico.

CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO: 1. Teorias educacionais e teorias pedagógicas. 2. A relação sociedade, educação e pensamento pedagógico brasileiro. 3. Teorias pedagógicas e políticas educacionais. 4. Currículo: relação currículo, cultura e políticas curriculares. 5. Teorias de currículo e práticas pedagógicas. 6. Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular. 7. Didática e Prática de Ensino: planejamento educacional, materiais curriculares e recursos didáticos. 8. Função social do ensino e suas relações com o aprender e o ensinar. 9. Gestão e organização de sala de aula. 10. Políticas Educacionais: relação Estado, sociedade e políticas educacionais. 11. As políticas educacionais e a construção da escola pública brasileira. 12. A organização e a estrutura da educação e sistemas de ensino no Brasil: políticas de acesso, inclusão e diversidade. 13. Formação inicial e continuada dos profissionais da educação. 14. Financiamento da educação. 15. Tecnologias da Informação e Comunicação: as tecnologias de informação e comunicação e as práticas educativa. 16. Uso das tecnologias, ensino e aprendizagem. 17. Educação mediada por tecnologias. 18. Educação à distância. 19. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

1. Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2. Conceito de surdez. 3. Histórico da Língua de Sinais: origem e evolução da Língua de Sinais. Importância da Língua Brasileira de Sinais. 4. História da Educação de Surdos. 5. Congresso em Milão em 1880: proibição da LIBRAS. 6. As filosofias na educação de surdos: oralismo, comunicação total e bilinguismo. 7. Aquisição da LIBRAS para a criança surda. 8. Conceito de Cultura Surda. Aspectos da Cultura Surda. 9. Identidade Surda. 10. LIBRAS: principais parâmetros. 11. Aspectos gramaticais da LIBRAS. 12. Prática da LIBRAS: diálogos contextualizados. 13. As estratégias do uso das expressões faciais e corporais. 14. Estrutura Fonológica da Língua Brasileira de Sinais. 15. Legislação: Lei Federal nº 10.436/2002 e o Decreto Federal nº 5.262/2005. 16. Educação Bilíngue para surdos. 17. Atendimento Educacional Especializado. 18. Estratégias Pedagógicas para atender às necessidades do aluno surdo. 19. Currículo e surdez. 20. O papel do professor Bilíngue na escola regular. 21. O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para criança surda. 22. Prática de leitura e produção de textos em português. 23. Lei nº 1.954/2012 e Decreto nº 890/2014. 24. As atribuições do professor Bilíngue, conforme o PCCR (Lei Complementar do município de Rio Branco nº 35/2017). 25. Lei nº 13.146/2015 – institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

 

Apostila Pref Rio Branco AC 2024 Professor Educação Bilíngue

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