Descrição
Apostila Pref Sobral CE 2018 Prof Ed Infantil e Fundamental
Cargo: | Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial |
Área: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Nível: | Superior |
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila Pref Sobral CE 2018 Prof Ed Infantil e Fundamental
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conteúdo de Acordo com Edital: Conteúdo Básico e Específico (Material em Pré-Venda) | |
LÍNGUA PORTUGUESA: Fonemas e grafemas; Relações entre fonemas e grafemas; Vogais: classificação de vogais e semivogais; Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato; Encontros consonantais e dígrafos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Tonicidade das palavras; Estrutura das palavras: morfemas, prefixos e sufixos; Formação de palavras: composição e derivação; Classes gramaticais; A fala e a escrita: diferenças formais e diferenças funcionais; Habilidades de leitura e matrizes de referências; Tipologia e Gênero textual. MATEMÁTICA: Operações básicas para a construção do conceito de número: conservação de grandezas, classificação (classe e inclusão de classes), construção de sequências; Sistema de numeração decimal: operações com números naturais, inteiros e racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Resolução de problemas envolvendo números naturais, inteiros e fracionários; Divisibilidade: regras de divisibilidade, resolução de problemas e fatoração; Expressões numéricas envolvendo as quatro operações; Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC): processos e resoluções de problemas; Unidade de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo; Principais figuras geométricas planas: cálculo do perímetro e da área; Principais ângulos; Reta, segmento de reta e semirreta; Sólidos geométricos (cubo, prismas, cilindros, pirâmides e cones): identificação de faces, arestas e vértices, cálculo da superfície e do volume. HISTÓRIA: Processo de colonização do Brasil; Processo de independência: Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Revolução de 1817; Confederação do Equador (Ceará) e Independência; Sedição de Juazeiro; Caldeirão; Oligarquia Acyolina; República: proclamação, revoluções de 1930 e 1964, redemocratização do Brasil; A História de Sobral (da Vila à Cidade). GEOGRAFIA: A criança e as relações espaciais; As escalas de percepção e análise do espaço geográfico: o bairro, a cidade, o município e o estado; A natureza e a sociedade: paisagens naturais e paisagens culturais; A cidade e o campo: o modo de vida urbano e o modo de vida rural; A crosta terrestre brasileira (formação, conservação, poluição e erosão do solo); Aspectos básicos da flora e da fauna brasileira. CIÊNCIAS: Água (composição, ciclo e importância); Ar (propriedades, poluição e importância); Ecologia (conceitos básicos: biosfera, ecossistemas, habitat, nicho ecológico, população, comunidade e noções de Educação Ambiental). CONHECIMENTOS DIDÁTICOS: Evolução histórica da Didática; Conceito de Didática e suas relações com a história da Pedagogia: teorias e tendências pedagógicas; Resignação da didática nos anos 90: princípios e proposições; O professor como investigador na ação didática; A relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem escolar; O papel da Didática no Ensino Básico; As diferentes abordagens do planejamento de ensino escolar; A Didática e a interdisciplinaridade; O Ensino e o Desenvolvimento de Competências; Componentes básicos do plano de aula e rotina de sala; Concepções da avaliação da aprendizagem escolar: diagnóstica, emancipatória, processual, punitiva, classificatória EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SOBRAL: Plano Municipal da Educação (Lei nº 1477 de 24/06/2015; IOM nº 660 de 25/06/2015); A Política de Alfabetização como Estratégia para a Elevação do Desempenho Escolar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Livro: Prêmio Inovação em Gestão Educacional – Experiências Selecionadas/ 2006; Capítulo 09/ Ministério da Educação/INEP); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996); Vencendo o Desafio da Aprendizagem nas Séries Iniciais – A Experiência de Sobral/ Ceará – MEC/INEP (Série Projeto- Boas Práticas Vol. 1/2005). EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS: Autonomia da criança: significado e importância; A brincadeira e o pensamento da criança; Evolução da linguagem escrita; O desenvolvimento da leitura e suas funções; Redação Escolar – Desenvolvimento e avaliação, relação escrita e gramática; Literatura infantil e o prazer de ler – definições, características e breves históricos A produção de textos: desenvolvimento e avaliação; A contação de história como estratégia pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Jogos, ludicidade e a cultura infantil contemporânea; Métodos de alfabetização; Ensino de Matemática e da Língua Materna nas séries iniciais: relação entre as duas linguagens. Prof Ed Infantil e Fundamental– – |
Apostila Pref Sobral CE 2018 Prof Ed Infantil e Fundamental