Descrição
Apostila Pref Uberaba MG 2023 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor Educação Infantil
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Médio
Banca: IBGP
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 2569
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LINGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros. Tipologias e gêneros de textos. Tipos de linguagem. Figuras de linguagem. Articulação textual: operadores sequenciais, expressões referenciais. Coesão e coerência textual. Identificação, definição, classificação, flexão e emprego das classes de palavras; formação de palavras. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Estrutura da oração e do período: sintáticos e semânticos. Acentuação gráfica. Crase. Ortografia. Pontuação. Variação linguística.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Planejamento Escolar: documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino e o seu Quadro Organizador; Plano Docente, relação entre o planejamento da aula e o atendimento dos objetivos de aprendizagens, relação entre o desenvolvimento das competências gerais e específicas e as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor e a avaliação. Metodologia para viabilização da aprendizagem: as estratégias de ensino, sua correlação com os recursos didáticos; observação de sala de aula: estratégias de construção de parceria com o pedagogo; a importância das tecnologias aliadas à educação; plataformas educacionais como meio para desenvolver habilidades. Gestão de Sala de Aula: a importância do Tripé (Organização da Coletividade, Cuidado com as Relações Interpessoais e Mediação do Conhecimento); estratégias de gestão do tempo e da aprendizagem; a importância do clima escolar para a construção do respeito e de um ambiente acolhedor para a formação do estudante. Avaliação e a recuperação da aprendizagem: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; recuperação de estudos e reavaliação; critérios, instrumentos e intencionalidade da avaliação escolar e das avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.E ainda todos os conteúdos tratados nas referências definidas desse programa.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Organização de computadores: Sistema de computação. Principais componentes. Conversão de base. Aritmética computacional. Memória principal. Memória cache. Processadores. Sistemas operacionais: conhecimentos do ambiente Windows 10: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); Organização de pastas e arquivos; Operações de manipulação de pastas e arquivos (criar, copiar, mover, excluir e renomear). Editor de texto Microsoft Word 2010: Criação, edição, formatação e impressão; Criação e manipulação de tabelas; Inserção e formatação de gráficos e figuras; Geração de mala direta. Planilha eletrônica Microsoft Excel 2010: Criação, edição, formatação e impressão; Utilização de fórmulas; Geração de gráficos; Classificação e organização de dados. Conhecimentos de Internet: Noções básicas; Correio Eletrônico (receber e enviar mensagens; anexos; catálogos de endereço; organização das mensagens). Noções de rede de computadores: conceitos e serviços relacionados à Internet, tecnologias e protocolos da internet, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet. Conceitos de segurança da informação: Noções básicas. Riscos. Golpes. Ataques. Códigos maliciosos. Spam. Mecanismos de segurança. Contas e senhas. Uso seguro da internet. Segurança em computadores, redes e dispositivos móveis, ambiente do Google.
LEGISLAÇÃO EDUCAÇÃO: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996). Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Plano Nacional de Educação. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Legislações Municipais: Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município. Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Plano Decenal Municipal de Educação de Uberaba – PDME para o decênio 2015-2024. Código de Ética Pública da Administração Direta e Indireta do Município de Uberaba. O Ensino Fundamental no Sistema Municipal de Ensino de Uberaba. Regimento Comum das Unidades Escolares. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Normas para a Organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Normas para a Avaliação da Aprendizagem dos Alunos das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Uberaba-MG.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Competências específicas da Educação Infantil: BNCC (Base Nacional Comum Curricular);Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI); Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Práticas cotidianas na Educação Infantil; Noções sobre o desenvolvimento geral da criança: físico, social, emocional e intelectual; Noções sobre higiene e saúde infantil; Recursos didáticos e sua utilização na Educação Infantil; A brincadeira e a interação como eixos centrais da Educação Infantil; Jogos e brincadeiras; Pintura, desenho, colagem, teatro, dança e música na Educação Infantil; Práticas Alfabetizadoras na Educação Infantil; Consciência fonológica e consciência corporal na Educação Infantil; Técnicas de contar histórias; Organização do tempo e do espaço na Educação Infantil; Processos de aprendizagem na Educação Infantil; Avaliação na Educação Infantil; A indissociabilidade do educar e do cuidar na Educação Infantil; O papel social e a função da Educação Infantil; o Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem; Projetos pedagógicos na Educação Infantil; A avalição da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo; A política da Educação Integral e integrada como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral da criança; A Educação Inclusiva: possibilidades e desafios; Inclusão e diversidade como elementos de garantia do direito à aprendizagem.