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Apostila Pref Uberlândia MG 2023 Professor Atend Educacional Especializado

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Apostila Pref Uberlândia MG 2023 Professor Atend Educacional Especializado

 

Cargo: Professor Atendentimento Educacional Especializado

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: FUNDEP

Edital: Acesso ao Edital

 

 

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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de textos. Tipologia textual e gêneros textuais. Coerência e coesão textual. Sinonímia, antonímia e polissemia. Ortografia e acentuação. Funções da linguagem. Recursos verbais, não verbais e multissemióticos. Denotação e conotação. Argumentação, opinião e informação. Estratégias argumentativas. Figuras de linguagem. Conhecimentos linguísticos de acordo com a gramática tradicional: formação de palavras e seleção vocabular; classe de palavras e colocação pronominal; emprego de tempos e modos verbais; estruturação sintática e semântica dos termos na oração e das orações no período; emprego da regência nominal e verbal; emprego da concordância nominal e verbal; emprego dos sinais de pontuação e seus efeitos de sentido.

CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades e conhecimentos gerais do município de Uberlândia, do estado de Minas Gerais e do Brasil, estabelecendo conexões com acontecimentos mundiais. Conhecimentos relativos a aspectos históricos, geográficos, políticos, econômicos, culturais e sociais do município de Uberlândia, do estado de Minas Gerais e do Brasil.

LEGISLAÇÃO: 1. Base Nacional Comum Curricular. Constituição Federal da República Federativa do Brasil – Título VIII, Cap. III, Seção I: Da Educação. Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022 – Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na Educação Básica. Lei Complementar Municipal nº 040, de 5 de outubro de 1992 (atualizada) – Artigos 163 e 164. Lei Municipal nº 9.626, de 22 de outubro de 2007 e suas alterações. Lei Municipal nº 12.209, de 26 de junho de 2015 – Plano Municipal de Educação para o decênio 2015/2025. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Parecer CNE/CEB nº 6/2010. Parecer CNE/CEB nº 17/2001. Decreto nº 20.179, de 10 de fevereiro de 2023. Aprova o Código de Ética do servidor público e da alta administração municipal, e suas alterações posteriores. Lei Complementar Municipal nº 40/1992 – Dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos do Município de Uberlândia, suas autarquias, fundações públicas e Câmara Municipal, e suas alterações posteriores.

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

1. Conceitos, fundamentos e especificidades de Educação Inclusiva, Educação Especial: público-alvo, características e papel docente. Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A escola comum na perspectiva inclusiva. Legislação nacional específica da Educação Inclusiva e Diretrizes Municipais da Educação Especial de Uberlândia. 2. Atendimento educacional especializado: concepção, fundamentos, princípios e aspectos organizacionais, diretrizes operacionais; público-alvo; institucionalização;sala de recursos multifuncionais. Principais eixos. Competências: professor, escola, família. Plano de Atendimento Educacional Especializado: elaboração e execução. Legislação nacional específica da Educação Inclusiva e Diretrizes Municipais da Educação Especial de Uberlândia. 3. Pessoa com deficiência: conceitos e especificidades. AEE: pessoa com surdez, deficiência física, deficiência mental, deficiência visual, deficiências múltiplas, surdo-cegueira, autismo, transtornos globais do desenvolvimento. Direito à igualdade e não discriminação, direito ao atendimento prioritário, direito à educação e acessibilidade no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15, de 06 de julho de 2015). Terminologia adequada. Legislação nacional específica da educação inclusiva e Diretrizes Municipais da Educação Especial de Uberlândia. 4. Acessibilidades: conceitos, tipos, fundamentos, especificidades, características, flexibilização e adequações. 5. Língua Brasileira de Sinais e Braille: especificidades, características. Intérprete de Libras e Professor Surdo. Guia Intérprete. 6. Salas de recursos multifuncionais. Recursos acessíveis. 7. Tecnologia assistiva: conceito, organização. Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Plano de Atendimento Educacional Especializado: elaboração e execução. Legislação nacional específica da Educação Inclusiva e Diretrizes Municipais da Educação Especial de Uberlândia. 8. Currículo: conceitos, caminhos e fundamentos. O Projeto Político Pedagógico e o AEE. Diretrizes Curriculares de Uberlândia. 9. PDI Plano de Desenvolvimento Individual: estrutura, planejamento, proposta, objetivos, avaliação. Legislação nacional específica da educação inclusiva e Diretrizes Municipais da Educação Especial de Uberlândia. 10. Estrutura e funcionamento dos serviços de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Aspectos referentes à Educação Especial a serem contemplados no Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. 11. BNCC: conceitos, fundamentos, organização. Competências gerais BNCC. As competências socioemocionais e o desenvolvimento das habilidades inclusivas. 12. Processos avaliativos e formativos. Tipos de avaliação. 13. Diversidade, inclusão, exclusão, diferença, igualdade, equidade, preconceito e discriminação: conceitos, características, causas, consequências.

Material Atualizado de acordo com o edital

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