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Apostila Pref URCA CE 2024 Professor Substituto Geociências

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Apostila Pref URCA CE 2024 Professor Substituto Geociências

 

 

Cargo: Professor Substituto Geociências

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2024

Nível: Superior

Banca: COMISSÃO PRÓPRIA

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

MATEMÁTICA: Linguagem elementar dos conjuntos, conjuntos numéricos e operações com números: Subconjuntos, união,interseção, diferença e complementar. Conjunto universo e conjunto vazio. Conjuntos dos números naturais, inteiros,racionais e reais. Operações entre conjuntos dos números reais. Intervalos de números reais. Produto cartesiano e planocartesiano. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Grandeza diretamente e inversamente proporcionais.Potenciação e radiciação. Porcentagem e juros simples. Sistema de Medidas: comprimento, volume, área e tempo;Conversão das Medidas para seus múltiplos e submúltiplos. Matrizes e Determinantes ­ Propriedades e operações sobre matrizes. Determinantes de 2ª e 3ª ordens: propriedades ecálculo. Resoluções de sistemas lineares. Progressão ­ Propriedades e aplicações de progressões aritméticas e geométricas. Relações e Funções ­ propriedades das relações binárias. Domínio, contradomínio e imagem de função da variável real.Representação gráfica. Composição e inversão das funções. Funções: afim, quadrática, modulares, racionais, exponenciais elogarítmicas. Funções trigonométricas e ciclo trigonométrico. Noções de Geometria Plana e Espacial ­ Ponto, reta e plano. Congruência e comparação de segmentos de retas.Congruência, comparação, medida e classificação de ângulos. Congruência, classificação e semelhança de triângulos.Triângulo retângulo. Pontos notáveis do triângulo. Paralelismo. Quadriláteros. Polígonos regulares. Circunferência ecírculo. O teorema de Talles. Áreas de figuras planas. Diedros, Triedros e Poliedros. Poliedros regulares. Prisma, Pirâmide,Cilindros, Cones e Esfera. Princípio de Cavalieri. Volumes. Análise Combinatória, probabilidade e estatística­ Princípio fundamental da contagem. Cálculo e Propriedade dearranjos, permutações e combinações simples ­ Binômio de Newton. Probabilidade. representação e análise de dados;medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância. Elementos de Geometria Analítica no Plano ­ Distância entre dois pontos. Colinearidade de pontos. Estudo analítico dereta e circunferência.     

FÍSICA: 1. Medidas, algarismos significativos e ordem de grandeza. 2.Cinemática da partícula: referencial, trajetória, posição, velocidade média, velocidadeinstantânea, aceleração, movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformementevariado, lançamento vertical, queda livre. 3. Noções geométricas de vetores e operações com vetores, noções básicas sobre movimentocurvilíneo, composição de movimentos, lançamento oblíquo de partículas, movimento circular uniforme. 4. Leis de Newton: o conceito de força, noções sobre as ideias de Aristóteles sobre a relaçãoentre força e movimento, experiências de Galileu, a primeira lei de Newton, a segunda lei deNewton, massa inercial, peso, a terceira lei de Newton, forças de atrito, resistência do ar, eaplicações das leis de Newton, corpos rígidos, torque (ou momento) de uma força e equilíbrio de corpos rígidos. Aspectosfundamentais da história do desenvolvimento da Mecânica. 5. Leis de conservação: trabalho, energia cinética, energia potencial, conservação da energia,impulso, quantidade de movimento, conservação da quantidade de movimento, colisões. 6. Gravitação: leis de Kepler, lei newtoniana da gravitação, movimento de satélites, velocidade de escape. Astronomiaelementar (das ideias aristotélicas a conhecimentos mais atuais). 7.Estática dos fluidos: pressão, densidade, variações de pressão num fluido em repouso,princípios de Pascal e de Arquimedes, vasos comunicantes. 8.Movimento oscilatório e movimento ondulatório: movimento harmônico simples, pêndulosimples, ondas numa corda, amplitude, comprimento de onda, período, frequência, velocidadede propagação, aspectos qualitativos sobre ondas na superfície de um líquido e ondassonoras, efeito Doppler. 9. Temperatura, termômetros, dilatação térmica de sólidos e líquidos. 10. Comportamento térmico dos gases: leis empíricas dos gases, equações do gás ideal, noçõessobre o modelo cinéticomolecular do gás ideal. 11.Calor como forma de transferência de energia, capacidade térmica, calor específico,equivalente mecânico da caloria, mudanças de fase e calor latente de mudança de fase,transferência de calor por condução, convecção e irradiação. 12. Sistemas termodinâmicos, calor e trabalho num processo termodinâmico, a primeira lei da termodinâmica. 13.Máquinas térmicas, refrigeradores, segunda lei da termodinâmica (enunciados de KelvinPlanck e de Clausius), ciclo de Carnot, teorema de Carnot sobre o rendimento das máquinas térmicas. Aspectos fundamentais da história dodesenvolvimento da Termodinâmica. 14. Óptica: reflexão da luz, espelhos planos e espelhos esféricos, refração da luz, fenômenosassociados com a refração (reflexão total, miragens, etc.), lentes esféricas, difração einterferência (experiência de Young). 15. Carga elétrica, fenômenos eletrostáticos, condutores, isolantes, lei de Coulomb, campo epotencial eletrostáticos, condutores em equilíbrio eletrostático. 16. Corrente elétrica, resistência elétrica, lei de Ohm, potência elétrica, efeito Joule, fontes deenergia elétrica (geradores), força eletromotriz, motores elétricos, força contraeletromotriz,instrumentos de medidas elétricas, circuitos elétricos de corrente contínua, capacitores. 17. Fenômenos magnéticos, experiência de Oersted, campo magnético, força magnética,funcionamento do galvanômetro, funcionamento de um motor de corrente contínua, campomagnético de um condutor retilíneo, campo magnético de uma espira e dipolo magnético,campo magnético de um solenóide, materiais magnéticos, campo magnético terrestre, leis de BiotSavart e de Ampère.18.Indução eletromagnética, força eletromotriz induzida, leis de Faraday e de Lenz, geradores decorrente alternada, o transformador, ondas eletromagnéticas, transmissão e distribuição de energia elétrica. Aspectosfundamentais da história do desenvolvimento do eletromagnetismo. 19.A teoria da relatividade restrita: postulados, conceito relativístico de simultaneidade, efeitoscinemáticos (dilatação temporal e contração espacial), dinâmica relativística (quantidade demovimento, massa e energia relativísticas). 20.Natureza quântica da luz (radiação de corpo negro, efeito fotoelétrico), modelos atômicos (omodelo de Thompson, modelo de Rutherford, o modelo atômico de Bohr e emissão/absorçãode luz pelos átomos), dualidade ondapartícula. 21. Física nuclear, partículas elementares e interações fundamentais (quarks, leptons emediadores das interações), a relatividade geral e cosmologia (o universo e o modelo do bigbang), tentativas de unificaçãodas interações, física de sistemas complexos. Aspectos fundamentais da história do desenvolvimento da Física Moderna eContemporânea. 22. Conhecimentos gerais e atuais sobre a pesquisa cientifica relacionada a Física no Brasil (produção de novas alternativasde energia, participação de mulheres na ciência, as principais áreas de conhecimento da física, etc).         

QUÍMICA: 1. Matéria: composição, estrutura e classificação 1.1.Estrutura da matéria: átomos, moléculas, íons.1.2.Classificação da matéria: substâncias puras e misturas. 1.3.Símbolos e fórmulas na representação de átomos e moléculas. 1.4.Alotropia. 1.5.Estados físicos da matéria e suas transformações. 1.6.Análise imediata: separação de misturas. 1.7.Fenômenos físicos e fenômenos químicos. 2. Estrutura atômica 2.1. Modelos atômicos, Dalton, Thompson, Rutheford e RuthefordBohr. 2.2. Prótons, elétrons e nêutrons. 2.3. Número atômico, número de massa, isótopos, isótonos, isóbaros. 2.4. Níveis e subníveis de energia, distribuição eletrônica, princípio da exclusão de Pauli, regra de Hund, númerosquânticos. 3. Classificação periódica 3.1. Correlações entre a distribuição eletrônica e a posição dos elementos da Tabela Periódica. Energia de ionização,afinidade eletrônica, eletronegatividade, raio atômico. Metais, semimetais e nãometais. Elementos representativos e detransição. 4. Ligações químicas 4.1. Ligação iônica, covalente, covalentedativa e metálica. 4.2.Polaridade de ligações. 4.3.Estruturas de Lewis, geometria molecular. 4.4.Moléculas polares e apolares. 4.5.Forças intermoleculares: forças de Van der Waals e ligações de Hidrogênio. 5. Estudo geral dos gases 5.1. Pressão, volume, temperatura, Leis de Boyle, Charles e de GayLussac, princípio de Avogadro, equação geral dosgases ideais. 5.2. Energia cinética média das moléculas de um gás. 5.3. Misturas gasosas – pressão parcial (Lei da Dalton). 5.4. Noção de um gás real 6. Funções inorgânicas 6.1. Ácidos e bases (Arrhenius, BrönstedLowry e Lewis), sais e óxidos: caracterização, obtenção e nomenclatura.7. Reações químicas 7.1. Conceito e classificação das reações químicas (ácidobase, oxiredução, precipitação). 7.2. Equações químicas: representação e balanceamento. 8. Cálculos estequiométricos 8.1. Conceito de mol, constante de Avogadro, massa molar, fórmula mínima, fórmula centesimal, fórmula molecular.8.2. Relações ponderais e volumétricas das reações químicas. 8.3.Cálculos em reações consecutivas. 8.4.Reagente limitante, reagente em excesso. 8.5.Pureza de reagentes e rendimento de reações. 9. Estudo das soluções 9.1. Conceitos. 9.2. Tipos de soluções, soluções eletrolíticas e não eletrolíticas. 9.3. Expressões da concentração de uma solução (porcentagem, molaridade, partes por milhão, fração molar).9.4. Diluição, misturas de solução. 9.5. Propriedades coligativas (tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia, osmometria). 10. Cinética química 10.1. Reações químicas e colisões efetivas. 10.2.Velocidade de reação e energia de ativação. 10.3.Velocidade de uma reação: efeito do estado de agregação, da concentração, da pressão, da temperatura, da superfície edo catalisador. 11. Equilíbrios químicos 11.1.Sistemas em equilíbrio. 11.2.Constante de equilíbrio. 11.3. Princípio de Lê Chatelier. 11.4. Equilíbrios em solução envolvendo ácidos e bases (fortes e fracos). 11.5.pH de soluções. 11.6. Hidrólise. 11.7. Solubilidade e constante de solubilidade. 12. Termoquímica 12.1. Entalpia: definição e variação. Reações exotérmicas e endotérmicas. 12.2.Equações termoquímicas. 12.3. Casos particulares: entalpia padrão de formação, entalpia de combustão, deneutralização, de ligação, de mudança de fase. 12.4. Princípio da conservação da energia. Lei de Hess. 13. Eletroquímica 13.1. Número de oxidação e reações de oxiredução. 13.2.Aplicação da tabela de potenciais de oxiredução. Pilhas.13.3.Eletrólise. Leis de Faraday. 13.4.Eletrólise de soluções aquosas e de compostos fundidos. 14. Fundamentos de Química Orgânica 14.1. Fórmulas moleculares, estruturais e de Lewis. 14.2. Cadeias carbônicas. Ligações simples, duplas e triplas. Tipos de isomeria (plana e espacial: conformacional, geométrica e óptica). Monômeros e Polímeros. 14.3. Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, compostos, halogenados, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidoscarboxílicos e seus derivados funcionais, aminas, nomenclatura. 14.4. Noções gerais sobre hidratos de carbono, lipídeos, proteínas e enzimas, petróleo e seus derivados. 15. Reações orgânicas 15.1. Tipos de reagentes: eletrófilo, nucleófilo e radicais livres. 15.2. Classes de reações: substituição eletrofílica (alquilação, acilação, halogenação, nitração, sulfanação), substituiçãonucleofílica, adição (eletrofílica e nucleofílica) e eliminação. 15.3. Outras reações: combustão, saponificação, hidrogenação, hidratação, oxiredução e ozonólise. 16. Radioatividade 16.1. Conceitos. 16.2. Tipos de decaimento radioativo. 16.3. Cinética das desintegrações radioativas, meia vida. 16.4. Fusão e fissão nuclear. 16.5. Utilização da energia nuclear.                 

BIOLOGIA: 1. Biologia Molecular – substâncias inorgânicas – água e sais minerais (propriedade, composição e importância paraas células); substâncias orgânicas – carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos, vitaminas, enzimas e proteínas. 2. Biologia Celular – Teoria Celular. Estrutura Morfofisiológica das células procariota e eucariota enfocando:estrutura, composição química, propriedades, fisiologia e diferenciação das membranas. Função e origem das organelas. Onúcleo e seus componentes. 3. Citogenética – classificação dos cromossomos; divisão celular mitótica e meiótica; alterações cromossômicas:euploidias e aneuploidias. 4. Bioenergéntica – Respiração, fermentação, fotossíntese e quimiossíntese. 5. Embriologia – classificação dos óvulos quanto à quantidade e distribuição do vitelo. Estudo do desenvolvimentoembrionário: segmentação, mórula, blástula, gástrula, nêurula e organogênese. Anexos embrionários: vesícula vitelínica,alantoide, córion e âmnio. Gametogênese: ovulogênese e espermatogênese – Embriologia humana. 6. Histologia – características gerais e fisiologia dos tecidos: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. 7. Taxonomia e Nomenclatura. 8. Os Vírus: Estrutura da partícula viral, replicação e doenças relacionadas. 9. Os seres vivos – características gerais, “habitats”, morfologia e filogenia dos reinos: Monera, Protoctista, Fungi,Plantae ou Metaphyta e Animalia ou Metazoa. 10. Anatomia e Fisiologia – Sistemas: digestório, respiratório, circulatório ou cardiovascular, excretor, endócrino,nervoso, reprodutor e locomotor. 11. Genética – Conceitos fundamentais; primeira lei de Mendel e probabilidade; heredogramas; alelos letais,dominância incompleta e alelos múltiplos; herança dos grupos sanguíneos; segunda lei de Mendel; genes ligados ou linkage;genética do sexo; pleiotropia e interação gênica; biotecnologia; teorema de HardyWeinberg. 12. Origem da vida – hipótese e experimentos; evolução – teorias evolucionistas: Lamarckismo, Darwinismo eSintética. 13. Ecologia – Conceitos fundamentais; cadeias e teias alimentares; fluxo de energia; pirâmides ecológicas; ciclosbiogeoquímicos; dinâmica populacional; relações ecológicas; sucessão ecológica; biomas; desequilíbrios ecológicos.             

HISTÓRIA: 1. SOCIEDADES ANTIGAS 1.1. Sociedades do Oriente Próximo: – Egito, Mesopotâmia, Fenícia, Hebreus e Persas. 1.2. Sociedades do Antigo Ocidente: – Grécia e Roma e seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. 2. SOCIEDADES MEDIEVAIS 2.1. A crise do Império Romano e o Mundo Germânico: relações, conflitos e invasões. 2.2. Sociedade, economia, cultura e política na Idade Média. 2.3. O mundo muçulmano e bizantino: aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. 2.4. Hegemonia da Igreja Católica na sociedade medieval. 2.5. Crise do feudalismo. 3. SOCIEDADE OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA (SÉCULOS XV e XVIII) 3.1. Expansão marítima e comercial europeia. 3.2. Formação dos Estados Modernos, Absolutismo Monárquico e Mercantilismo. 3.3. América e colonização europeia: Astecas, Maias e Incas e a conquista espanhola; montagem e estrutura doSistema Colonial na América espanhola: política, administração, economia e formas de trabalho compulsório; ação daIgreja Católica; colonização anglo saxônica. 3.4. Brasil Colônia: Populações indígenas e suas formas de organização antes da chegada dos portugueses; a colonização: organizaçãopolíticaadministrativa e economia colonial; homens livres na colônia; história e cotidiano dos negros: trabalho e resistênciacultural, história das Irmandades, aspectos econômicos e sociais da população negra; religião, cultura e educação no BrasilColônia; expansão da colonização ao interior do Brasil; rebeliões na colônia. 3.5. Humanismo e Renascimento, Reforma e Contra Reforma, Iluminismo. FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO (1760/80 – 1870/80) 3.6. As Revoluções burguesas e crise do Antigo regime: A crítica ao mercantilismo: fisiocracia e liberalismo; Revolução Industrial e Francesa; período napoleônico; aindependência das 13 colônias; formação e estruturação da sociedade capitalista: trabalho e trabalhadores; liberalismo enacionalismo: os movimentos revolucionários europeus de 1810, 1830 e 1848; as unificações; nação e nacionalismo naEuropa do século XIX. 3.7. Crise do antigo sistema colonial ibérico e América após independência: O processo de independência das colônias espanholas; Brasil: movimentos emancipacionistas: a Conjuração Baiana,Inconfidência Mineira e Revolução Pernambucana de 1817; a Corte Portuguesa no Brasil; a Revolução do Porto e aemancipação política do Brasil; a HispanoAmérica: Caudilhismo e formação dos Estados Nacionais; os EUA: economiacapitalista, expansão territorial e Guerra de Secessão. 3.8. Brasil: construção do Estado Nacional Brasileiro: Primeiro Reinado: as facções políticas e a Constituição de 1824. Período Regencial: rebeliões e regresso conservador.Segundo Reinado: economia, sociedade e cultura; os partidos políticos e suas ideias. História e cultura afrobrasileira no Brasil Imperial: Abolição e eliminação simbólica da população afrobrasileira; história dos quilombos, manifestaçõesculturais da população negra (celebrações e rituais a exemplo das congadas, moçambiques, maracatus, rodas de samba,capoeira entre outras). 3.9. Ceará e Cariri: 1.ocupação e colonização do Ceará/Cariri: confrontos entre nativos e colonos; os aldeamentos; escravidão e trabalho livreno Ceará; organização política, social e econômica da capitania do Ceará; Movimento de 1817 no Ceará e participaçãodo Cariri; participação do Ceará e do Cariri na Confederação do Equador; o movimento armado de 1832. 

SOCIEDADE LIBERAL NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO: APOGEU E CRISE (1870/80– 1939/45) 4.1. Hegemonia europeia: Transformações econômicas: do capitalismo liberal ao monopolista; imperialismo europeu: expansão industrial erecolonização da África e Ásia. 4.2. Expansão norteamericana e sua política para a América Latina. 4.3. O apogeu liberal: As ideias sociais e políticas (Liberalismo e Democracia, Socialismo, Sindicalismo, Catolicismo Social e Anarquismo).4.4. Brasil: Transição do trabalho escravo para o livre; a crise da monarquia e instauração da República: a Política dosGovernadores, Coronelismo, movimentos sociais rurais e urbanos (Revolta da Armada, Revolta Federalista, Canudos,Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Contestado); urbanização e industrialização; movimento operário; as ideias epropostas de modernidade e civilidade: cultura e comportamento; movimentos culturais dos anos 1920; a crise dos anos1920: o tenentismo, anarquismo, comunismo, a Aliança Liberal e a “Revolução” de 1930; a crise da economiaagroexportadora e a política de industrialização; implantação do Estado Novo: propaganda política varguista, trabalhismoe nacionalismo; crise do Estado Novo: o movimento queremista. 4.5. Ceará e Cariri: Cotidiano, economia e sociedade na segunda metade do século XIX; movimento abolicionista; hegemonia urbana deFortaleza; o “milagre” de Juazeiro do Norte e o movimento religioso em torno do Padre Cícero; a sedição de 1914 e oCaldeirão do Beato Zé Lourenço; Oligarquia e Coronelismo no Ceará; o Movimento de 1930 e as interventorias. 4.6. Crise da Sociedade Liberal: Primeira Guerra Mundial; Revolução Russa e Socialismo Real; Nazismo e Fascismo; a crise econômica de 1929 e a“Grande Depressão”; Segunda Guerra Mundial. 4.7. A HispanoAmérica: A crise do estado oligárquico (os exemplos do México e da Argentina).

SOCIEDADES ATUAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: (PÓS-1945) 5.1. Crise da hegemonia europeia: Guerra Fria; EUAxURSS; mundo pósguerra: reconstrução da Europa Ocidental. 5.2. Construção e dissolução do mundo socialista: URSS e Europa Oriental. 5.3. Sociedades capitalistas: EUA, União Europeia e Japão. 5.4. HispanoAmérica: Militarismo, movimentos populares, democracia e ditadura na América Latina: o caso do Chile e da Argentina; AsRevoluções: Cuba e Nicarágua; questões políticas, econômicas, culturais e sociais da atualidade. 5.5. Sociedades afroasiáticas contemporâneas: Descolonização da Ásia e África; conflitos árabeisraelense; as relações entre Ocidente e Oriente; o “Apartheid”. 5.6. Brasil: Redemocratização e populismo; o nacionaldesenvolvimentismo; as reformas de base e os movimentos políticos dos anos1960; o golpe militar de 1964; o desenvolvimento econômico e a dívida externa; o estado autoritário: tortura e repressão; aconstituição de 1967 e suas emendas; os movimentos de resistência: religiosos, intelectuais e artísticos; movimentos culturais no período ditatorial;abertura política, redemocratização, eleições diretas e as reformas do estado nos anos 1990; movimentos sociais no campoe nas cidades; história, participação e questões sociais dos negros na República: condições sociais da população negrano Brasil republicano, educação e conscientização étnica, atuação de negros em diferentes áreas do conhecimento, deatuação profissional, de criação tecnológica e artística, de luta social e história dos remanescentes no Brasil atual;questões políticas, econômicas e sociais do Brasil atual. 5.7. Ceará e Cariri: Estado Novo no ceará; o período ditatorial militar no Ceará; os governos das mudanças; religiosidade e cultura popular noCariri: as Romarias de Juazeiro do Norte; festas e tradições culturais populares; questões políticas, sociais e econômicas doCeará atual. 5.8. Mundo atual: Neoliberalismo, globalização; conflitos políticos, étnicos e religiosos na atualidade; arte, cinema, televisão e os meios decomunicação na contemporaneidade.           

GEOGRAFIA: 1 FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA; A geografia e sua história – História esistemática do pensamento do pensamento geográfico, categorias e conceitos da ciência geográfica; Questões teóricas –metodológicas, Determinismo e Possibilismo Geográfico; Geografia crítica, perspectivas atuais e campos de estudo eaplicação. 2 PRODUÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; Conceito do espaço geográfico;agentes socioeconômicos e elementos produtores do espaço nas escolas local, regional e global (classes sociais; estado;instituições; tempo; trabalho; natureza; técnica; capital; movimentos sociais, espaços virtuais e cyberespaço). 3 A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITALISMO E A GEOPOLÍTICA MUNDIAL; Conceito da nova ordem mundial. AChina; a Rússia; Os EUA e as instruções militares e geoestratégicas. Política externa: do fim da guerra fria aos dias atuais.Geopolítica e globalização. Comércio mundial e os principais blocos econômicos: União Europeia; MERCOSUL; ALCA;NAFTA; Ásia e Bacia do Pacífico. Comércio Internacional e OMC. Mercados e serviços. Redes, sistemas e transportes:escala local, regional e global. Transformações do leste europeu. Fragmentação geopolítica das nações. Conflitos étnicos;Nacionalistas e Separatismo. Políticas energéticas e mundiais. 4 FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA FÍSICA E A QUESTÃO AMBIENTALGeologia: Escala do tempo geológico;formação e estrutura interna da terra; tectônicos de placas e deriva continental; ciclo das rochas. Geomorfologia: Grandesestruturas do relevo terrestre e seus processos endógenos; processos exógenos – intemperismo, erosão e movimentosgravitacionais de massa; formas de relevo e sua gênese: relevo continental e relevo submarino. Solos: Conceito e formação;perfil e horizontes; classificação dos solos; degradação dos solos. Clima: Tempo e clima; atmosfera terrestre –características e dinâmicas, elementos e fatores climáticos; tipos climáticos: el – niño, la –niña, oscilações atmosféricas.Hidrografia: Ciclo hidrológico; distribuição de água no planeta; sistemas fluviais – formas e depósitos; lagos e águassubterrâneas; águas oceânicas – circulação e correntes marítimas. Vegetação: grandes biomas terrestres; ecossistemastropicais e biodiversidade; distribuição de vegetação e suas relações com as zonas climáticas do globo. Questões ambientais:recursos energéticos; questões ambientais urbanas – poluição atmosférica, clima urbano, deslizamento, enchentes;mudanças climáticas e suas repercuções sócio­ambientais – efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida; Agendaambiental internacional.

GEOGRAFIA DO BRASIL: 5.1 Físico – ambiental: Estrutura geológica do Brasil – cratons, dobramentos antigos e bacias sedimentares; Recursosnaturais do Brasil e sua utilização econômica;­ Modulado do relevo brasileiro – formas, processos e classificação; Climas edinâmico climático brasileiros; Influência doe ENOS e La niña na dinâmica atmosférica brasileira; Biomas e domíniosmorfoclimáticos brasileiros; Bacias e regiões hidrográficas do Brasil; Águas subterrâneas do Brasil; Impactossocioambientais das atividades mineradoras, da agropecuária e da indústria no Brasil; Desmatamento nos biomasbrasileiros e seus impactos na dinâmica socioambiental: Legislação e políticas ambientais brasileiras. 5.2 Humana: Brasil no Século XXI e a Regionalização do Território; A Formação do Território; A Distribuição Territorialdas Atividades Econômicas; A Cidade e o Urbano; A Cidade e suas Redes: A Urbanização Brasileira; QuestõesSocioambientais e Planejamento Urbano; O Processo de Industrialização e o Desenvolvimento Desigual das RegiõesBrasileiras; Estrutura e Dinâmica da População Brasileira, emprego, distribuição de renda e exclusão social; DeslocamentosPopulacionais no Brasil; Migrações Inter ­ regionais e Internas no Brasil; Migração Externa; Refugiados no Brasil; QuestãoÉtnica no Brasil: Povos Indígenas e Afrodescendentes; A Questão Agrária e a Sustentabilidade: Origens das Propriedadesrurais no Brasil; Estrutura Fundiária Brasileira; O Processo de produção Agropecuária Brasileira; A Política Agrícola e osMecanismos de Financiamento das Atividades do Campo; A Reestruturação Produtiva no Campo e a fragmentação doEspaço Agrário Brasileiro; Problemas Socioambientais no Campo; A Reforma Agrária e os Movimentos Sociais no Campo.Os Fluxos e O Sistema de Transportes; Redes de Transportes: Rugosidades Espaciais. 6 ESPAÇO GEOGRÁFICO DO NORDESTE, CEARÁ E CARIRI CEARENSE6.1 Humana: A produção do espaço cearense – e caririense e a inserção no contexto local, regional e global, suas escalaseconômicas, politicas e sociais; o papel de transformação do Estado no território cearense e regional. Organização doespaço agrário, urbano e de transformação industrial. 6.2 Físico – ambiental: Elementos e processos da dinâmica ambiental (geologia, geomorfologia, clima, hidrografia,vegetação); As vulnerabilidades socioambientais – desertificação, secas, enchentes; O ambiente natural do cariri cearense –a bacia sedimentar do Araripe (potencial fossilífero e hidrológico); geodiversidade e biodiversidade; ambiente de exceçãoclimato­pedológico. 7 GEOTECNOLOGIAS E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICOCartografia e sua história. Noçõesbásicas de cartografia (orientação e localização). Coordenadas geográficas. Escala cartográfica. Fusos horários. LinhaInternacional de Data – LID. Fusos Horários no Brasil. Projeções cartográficas. Elementos do mapa. Leitura e interpretaçãode mapas. Geotecnologias e as representações cartográficas: cartografia digital, sensoriamento remoto, sistema deposicionamento global­GPS, sistema de informação geográfica­SIG.  

PORTUGUÊS: 1. Texto. A partir de textos em língua portuguesa, serão formuladas questões de compreensão, nos níveis literal; interpretativo ecrítico, que poderão abranger tema/assunto, gênero textual, discurso de base, coerência, coesão, fatores pragmáticos.2. A linguagem e suas funções. Linguagem, língua e fala: conceitos, relação; os elementos do discurso e as funções da linguagem: a) expressiva, b)conativa, c) referencial, d) poética e) metalinguística, f) fática. 3. Variedades e Modalidades Linguísticas. Variedades regionais; variedades socioculturais; variedades estilísticas: a) registros, gírias; norma culta; relação entreoralidade e escrita. 4. Descrição Linguística. Aspectos fonológicos: princípios de análise fonológica; definição de fonema; fonemas vocálicos e consonantais da línguaportuguesa; representação na escrita dos fonemas e as convenções ortográficas do português. Aspectos Morfossintáticos: definição e classificação do morfema; os processos de derivação e composição; definição eclassificação dos vocábulos em língua portuguesa; definição, estrutura e tipologia de frases e orações; os elementosconstituintes da oração; relações entre os termos constituintes das orações: colocação, concordância, regência. Aspectos semânticos: categorias semânticas; sentido literal e sentido figurado; sentido e contexto. Aspectos estilísticos: recursos fonológicos: aliteração, assonância, etc.; recursos morfológicos: o uso expressivo daderivação e da composição; recursos sintáticos: assíndeto, polissíndeto, inversão, repetição, etc.; recursos semânticos: metáfora, metonímia, antítese, ironia etc.

LITERATURAS LUSÓFONAS: 1. A presença do épico nas literaturas lusófonas ( Portugal, Brasil e África); 2. Nacionalismo – construção e formação da identidade nacional dos países lusófonos: manifestaçõesartísticoliterárias; 3. Elementos Messiânicos nas literaturas lusófonas; 4. Manifestações contemporâneas: relações entre literatura e hipertextualidade.       

INGLÊS: As questões serão escritas em língua portuguesa e versarão sobre compreensão e interpretação de textos, bem como sobreo conhecimento de vocabul ário nessa língua.     

ESPANHOL: As questões serão escritas em língua portuguesa e versarão sobre compreensão e interpretação de textos, bem como sobreo conhecimento de vocabulário nessa língua.

 

 

Apostila Pref URCA CE 2024 Professor Substituto Geociências

Material Atualizado de acordo com o edital

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"Olá, gostaria de agradecer pelo envio e parabenizá-los pela organização dos materiais e do site Domina Concursos."

Pref paty do alferes rj 2020 técnico em informática
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"Muito obrigada! Prabéns pelo material, é de ótima qualidade e nem acreditei que 13$ seria tão bom! Mas amei muito. Parabéns!"

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"Constatei que são uma empresa de verdade, pois tem uma empresa falsa na internet, fingindo que vende materia. Irei indicar a empresa de vcs para outras pessoas com certeza. Amei o material, super completo, na íntegra. Parabens pelo trabalho de vocês."

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Perguntas Frequentes

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