Oferta!

Apostila SEDU ES 2018 Professor P Pedagogo

R$ 44,90

Apostila SEDU ES 2018 Professor P Pedagogo

INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO
SEDU – ES 2018
 Edital: Publicado  Inscrições: 15/01/2018 à 05/02/2018   Banca: FCC

 Nível:
Superior   Salário: Até R$ 3.554,92   Taxa de
Inscrição:
R$ 66,65
 Vagas: 1.025   Data da Prova:  18/03/2018

 

SKU: Não aplicável Categorias: , ,
[yith_wcwl_add_to_wishlist]
Compartilhar

Apostila SEDU ES 2018 Professor P Pedagogo

 

Cargo: Professor P Pedagogo
Área: – –
Nível: Superior

 

 

 

SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM

Isso mesmo, CINQUENTA porcento de desconto !!!

 

 

 

CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL

INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS

Sua chance é agora !!!

Não perca mais tempo e estude com a melhor

 

 

Apostila SEDU ES 2018 Professor P Pedagogo

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: 1.1 Identificação de informações explícitas e implícitas; 1.2 Significado de palavras e expressões; 1.3 Distinção entre fato e opinião; 1.4 Tema do texto; 1.5 Suporte, gênero e enunciador do texto; 1.6 Função sociocomunicativa de um gênero textual; 1.7 Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; 1.8 Reconhecimento de textos de diferentes gêneros. 2. Relação entre textos: 2.1 Diferentes formas de tratar uma informação; 2.2 Posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; Intertextualidade. 3. Coerência e coesão referencial e sequencial: 3.1 Relações entre as partes do texto; 3.2 Identificação da tese do texto; 3.3 Relação entre tese e argumentos; 3.4 Estratégias argumentativas; 3.5 Partes principais e secundárias no texto; 3.6 Relações de sentido entre recursos verbais e não verbais; 3.7 Relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; 3.8 Relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. 4. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: 4.1 Efeitos de ironia ou humor em textos variados; 4.2 Efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; 4.3 Exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. 5. Variação linguística: 5.1 Marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; 5.2 Marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

Conhecimentos Pedagógicos 1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1 O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 1.2 Pedagogia da Autonomia. 2. Aspectos Sociológicos da Educação: 2.1 Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social; 2.2 Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1 A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2 Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; 3.3 O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente. 4. Avaliação: 4.1 A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; 4.2 Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa; 4.3 Avaliação do sistema educacional (PAEBES, SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; 4.4 O fracasso escolar: abordagens atuais. 5. Didática: 5.1 A relação professor/aluno; 5.2 Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.3 As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais; 5.4 Organização social da sala de aula e sua pluralidade; 5.5 Planejamento da ação didática: Planos de curso, Planos de Aula. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1 A LDB atual, Lei Nº 9394/1996 e suas alterações; 6.2 O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Nº 8069/1990; 6.3 O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br); 6.4 Resolução CEE Nº 3.777/2014 (Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências); 6.5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências); 6.5 Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado); 6.6 Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo); 6.7 Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015. 7. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998.

Conhecimentos Básicos de Informática 1. Segurança da Informação/Segurança na Internet. 2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de apresentações: ambiente Microsoft Office. 3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de edição de textos: ambiente Microsoft Office. 4. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de planilhas: ambiente Microsoft Office. 5. Sistema operacional Windows. 6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet. 8. Portaria Nº 107-R (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 12/08/2016 – Estabelece critérios para a utilização do telefone celular como ferramenta didático pedagógica nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública estadual).

  Conhecimentos Específicos:
1. Fundamentos da Educação: 1.1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica; educação e pobreza; educação e cidadania; 1.2 A educação e a diversidade de contextos culturais: pluralismo e diversidade cultural; 1.3 Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil; 1.4 A educação na perspectiva de Paulo Freire; 1.5 Funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica; 1.6 A escola básica como agente socializador: desafios atuais. 2. O pedagogo na escola: 2.1 Concepção e papel do pedagogo na escola; 2.2 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança; mecanismos de participação; formas organizativas facilitadoras da integração grupal; 2.3 Atuação do pedagogo e sua articulação com os demais profissionais da escola na perspectiva da qualidade da educação; 2.4 O Conselho Escolar: propósitos e funcionamento; 2.5 Gestão escolar e participação da família na vida escolar. 3. Organização do trabalho pedagógico na escola pública: 3.1 O processo de planejamento: concepção, dimensões, níveis e importância; 3.1 O ano letivo e o calendário escolar; 3.2 O planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino, métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação da aprendizagem; 3.3 A proposta pedagógica da escola: concepção, princípios, eixos norteadores, construção, acompanhamento e avaliação. 3.4 Os planos de ensino; 4. O processo de ensino-aprendizagem: 4.1 Concepções e teorias da aprendizagem; 4.2 A interação pedagógica na sala de aula: o aluno, o professor, os tempos, os espaços e os conteúdos escolares conceituais, procedimentais e atitudinais; 4.3 Mapeamento e análise de dificuldades, problemas e potencialidades do cotidiano escolar; 4.4 Comunicação e interação com os professores no planejamento, assessoramento, monitoramento e avaliação do processo pedagógico: técnicas e instrumentos. 5. O plano de ação do pedagogo. 6. O Currículo Escolar: 6.1 Currículo e construção do conhecimento. As aprendizagens como foco da ação educativa; 6.2 O currículo como referência para o desenvolvimento do processo pedagógico; a base nacional comum e a parte diversificada; 6.3 A organização curricular por áreas de conhecimento; 6.4 Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento; 6.5 O currículo básico da escola pública estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br); 6.6 A organização curricular nos cursos de educação profissional técnica de nível médio; 6.7 Os grandes eixos da formação profissional técnica de nível médio. 6.8 Metodologia de projetos: um caminho entre teoria e prática. 7. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem: 7.1 Concepções de avaliação; 7.2 Funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa; 7.3 Técnicas e instrumentos de avaliação; 7.4 Usos dos resultados da avaliação da aprendizagem no planejamento do ensino. 8. Educação Inclusiva: 8.1 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.). 8.2 Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado). 8.3 Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo). 8.4 Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015. 9. Educação e Trabalho: a formação profissional técnica de nível médio a partir da Lei nº 9394/1996-LDB. 10. Educação de Jovens e Adultos – EJA: 10.1 Parâmetros Legais da Educação de Jovens e Adultos; 10.2 Funções da EJA; 10.3 Estudos da Andragogia; 11. Análise de indicadores sociais e educacionais: 11.1 O acesso à educação, a permanência no processo educativo e a qualidade dos resultados escolares.

 

Apostila SEDU ES 2018 Professor P Pedagogo

 

 

Material Atualizado de acordo com o edital

A Domina Concursos está sempre inovando e de reinventando para oferecer o carinho e a atenção que você merece. Desenvolvemos materiais digitais no formato PDF, sempre visando atender e superar suas expectativas. Aproveite e adquira seu material com um super desconto.

Inicie hoje mesmo seus estudos!!!
Você ainda receberá vários Brindes

  • Como estudar para concursos
  • Dicas para ser aprovado em concursos
  • Curso de leitura dinâmica
  • Guia da reforma ortográfica
  • Brindes Extras
Depoimentos
Antonio Lima

"Olá, gostaria de agradecer pelo envio e parabenizá-los pela organização dos materiais e do site Domina Concursos."

Pref paty do alferes rj 2020 técnico em informática
Ana Camargo

"Muito obrigada! Prabéns pelo material, é de ótima qualidade e nem acreditei que 13$ seria tão bom! Mas amei muito. Parabéns!"

Ifsul rs 2020 professor D I Design II
Priscila Moreira

"Excelente material, parabéns, obrigada!"

Prefeitura de pomerode sc 2021 técnico em enfermegem
Osmarina Monteiro

"Constatei que são uma empresa de verdade, pois tem uma empresa falsa na internet, fingindo que vende materia. Irei indicar a empresa de vcs para outras pessoas com certeza. Amei o material, super completo, na íntegra. Parabens pelo trabalho de vocês."

Ufram 2021 técnico de laboratório fisiologia humana
Perguntas Frequentes

O material é entregue no formato digital, a apostila é enviada por e-mail e também fica disponível para download ao acessar sua conta no site.

O produto é disponibilizado no formato PDF.

Não contém nenhum bloqueio, é possivel imprimir normalmente após o download.

Sim, recomendamos você a baixar primeiramente em um computador, extrair o arquivo, logo após você pode passar em formato PDF para seu SmartPhone.

Fique calmo (a), basta entrar em contato com um de nossos atendentes via chat, e-mail, whatsapp formulário de contato ou telefone que iremos lhe auxiliar a acessar o conteúdo.

Chat WhatsApp