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Apostila SEE AC 2023 Professor PNS P2 Matemática Física

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Prova 28/05/2023 Prova 28/05/2023
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Apostila SEE AC 2023 Professor PNS P2 Matemática Física

 

Cargo: Professor PNS P2 Professor de Matemática Física

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: IBFC

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Emprego dos sinais de Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação de correspondências oficiais. 13. Reescritura de frase. 14. Função social da linguagem. 15. Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. 16. Variação linguística. 17. Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. 18. Semântica. 19. Figuras de linguagem.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE: 1. História, Historiografia e Realidade Étnica e Social do Acre: A anexação do Acre ao Brasil. O processo de ocupação das terras acreanas, a ocupação indígena, a imigração nordestina e a produção da borracha e a insurreição. Organização social do Acre e expressão literária. A chegada dos “paulistas” nas terras acreanas a partir dos anos 1970 do século passado: êxodo rural, conflitos pela terra e invasões do espaço urbano. Comemorações cívicas. 2. Política e Economia do Acre: Indicadores Socioeconômicos: Economia, Produto Interno Bruto, Evolução das Ocupações e do Emprego, População. Trabalhos e produção nas diferentes nações indígenas, uso e posse da terra dos indígenas da Amazônia no auge do ciclo da borracha, ocupação e utilização da terra, ocupação e disputa pela terra entre povos indígenas e grupos de interesse socioeconômico e atividades econômicas mais relevantes no estudo da história da Amazônia e do Acre. 3. Geografia do Acre: Amazônia e características gerais: O espaço acreano. Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. O território do Acre, municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios. Relevo, vegetação e suas características, clima, solo, hidrografia, fluxo migratório, extrativismo e Zoneamento Ecológico do Acre. Hidrografia: Bacia Amazônica e principais rios do Acre. Modos de vida no campo e na cidade.

LEGISLAÇÃO: 1. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 3. Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. 4. Resolução CNE/CP nº 01/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 5. Lei Federal nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 6. Resolução CNE/CEB nº 04/09 – Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 7. Resolução CNE/CEB nº 04/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 8. Resolução CEE/AC nº 277/2017 – Altera no que couber a Resolução CEE/AC nº 166/2013 que estabelece normas para a Educação Especial, no tocante ao atendimento de pessoa com deficiência ou altas habilidades nas Escolas de Educação Básica do Estado do Acre. 9. Resolução CNE/CP nº 2/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

1.Pressupostos teóricos para a Educação de Jovens e Adultos em Paulo Freire: a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia. 2. O perfil do educador da EJA enquanto mediador da aprendizagem. 3. A Andragogia no processo de aprendizagem de adultos. 4. A Educação de Jovens e Adultos: caracterização do perfil dos alunos e alunas da EJA. 5. Matemática: 5.1. Competências específicas da área, unidade temática, objetos de conhecimento e habilidade. 5.2. Números: Conjuntos numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais). 5.3. Álgebra: Equações do 1º e 2º Graus. 5.4. Geometria: Características, semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais e suas representações. Pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se em espaços. 5.5. Grandezas e Medidas: Unidades de medidas de comprimento, de massa, de volume e de capacidade. Comparação de duas grandezas (comprimento, massa, capacidade). Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de três simples e composta. 5.6. Matemática Financeira: porcentagem e juros simples. 5.7. Probabilidade e Estatística: Reconhecimento, interpretação e resolução de situações-problema que envolve a probabilidade da reunião ou da intersecção de eventos ou de eventos complementares ou de eventos mutuamente exclusivos e formalização dos conceitos. Noções de Estatística (Frequência Absoluta, Frequência Relativa, Moda, Mediana, Média, Variância e Desvio Padrão). Interpretação e resolução de problemas apresentados por meio de tabelas simples ou de dupla entrada e gráficos de colunas, barras, setores ou linhas, calculando termos como frequência, frequência relativa, amostra, média, moda e mediana. 6. Física: 6.1. O sentido do aprendizado da Física; Medidas e unidades do SI. 6.2. Cinemática escalar e vetorial. 6.3. Dinâmica newtoniana. 6.4. Energia e trabalho. 6.5. Estática. 6.6. Gravitação. 6.7. Hidrostática. 6.8. Temperatura e calor. 6.9. Termodinâmica. 6.10. Ondas e óptica. 6.11. Eletricidade. 6.12. Eletromagnetismo. 6.13. Física moderna. 

Material Atualizado de acordo com o edital

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