Descrição
Apostila Técnico em Assuntos Educacionais UFRR 2024
- Informações sobre o concurso da UFRR 2024
- Nível: Superior
- Vagas: 12
- Inscrições Até: 23/10/2024
- Salário Até: R$ 4.556,92
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00
- Data da Prova: 02/02/2025
- Banca Organizadora: UFRR
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio da ortografia oficial. 4. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5. Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8. Colocação dos pronomes átonos. 5.9 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Noções de Direito Administrativo: 1. Noções de organização administrativa. 2. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 3. Princípios básicos da administração. 4. Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações): provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar: deveres, proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades, processo administrativo disciplinar. 6. Lei nº 12.527/2011 – Acesso a informações. 7. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, e suas alterações – Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. 8. Ato administrativo: conceito, classificação dos atos administrativos. Formação e efeitos. Extinção, revogação, invalidação e convalidação. Requisitos, atributos, classificação e espécies. 9. Lei nº 14.133/2021 – Licitação: Princípios, objetivos, Instrução do processo licitatório. 9.1. Da execução dos contratos. 10. Lei nº 13.709/2018 – Lei geral de Proteção de dados Pessoais (LGPD). 10.1 Decreto nº 10.046/2019 – Dispõe sobre a governança no compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados e suas alterações.
Ética no Serviço Público: 1. Ética e moral. 2. Ética, princípios e valores. 3. Ética e função pública. 4. Ética no setor público. 5. Lei nº 8.429/1992 com redação dada pela Lei nº 14.230/2021 – Improbidade administrativa (disposições gerais e atos de improbidade administrativa). 6. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal – Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.
Legislação Institucional: Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Roraima.
Noções de Informática: 1. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3. Redes de computadores. 3.1.Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos, Internet e intranet. 3.2. Navegadores de internet (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 4. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações (arquivos, diretórios e programas) 5. Segurança da informação: 5.1. Procedimentos de segurança. 5.2. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3. Aplicativos para segurança (antivírus, anti- spyware etc.). 5.4. Procedimentos de backup. 6. Hardware: periféricos de entrada e saída.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Políticas Públicas Educacionais: 1.1 Lei Nº 9.394/1996 (Diretrizes de Bases da Educação Nacional); Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. 2. Lei Nº 10.861/2004 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES). Plano Nacional de Educação – PNE Lei nº 13.005/2014; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). 3. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): 3.1 Políticas públicas para a Educação Superior. 3.2 Políticas de ações afirmativas na Educação Superior Brasileira. 3.3 Financiamento da Educação Superior. 3.4 Gestão Democrática. 3.5 Gestão Pedagógica no ensino superior. 3.6 O ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior. 4. Planejamento Educacional: 4.1 Conceito de planejamento; características e princípios de planejamento; elaboração e execução; 4.2 Projeto Político Pedagógico (concepção, formulação, construção, gestão e avaliação). 5. Sistema Educacional: 5.1 A Educação Superior no Brasil: conceito, finalidades, modelos e estrutura. 5.2 A Universidade do Século XXI. 5.3 A Educação Superior e o Plano Nacional de Educação. 5.4 Gestão e Coordenação de Processos Educativos, Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos. 6. Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: 6.1 Conceitos, características; tipos de pesquisa, abordagem de pesquisa; 6.2 Conceito e especificidade dos projetos de ensino; 6.3 Implantação e avaliação de planos e projetos de ensino, extensão e pesquisa. 7. Fundamentos psicológicos da aprendizagem: 7.1 As contribuições da Escola Condutista, da Aprendizagem Significativa, da Aprendizagem Colaborativa. Metacognição. 8. Avaliação da Educação Superior: 8.1 Conceitos e especificidades da avaliação superior; processos, acompanhamento, avaliação e registro. 8.2 Avaliação institucional e da aprendizagem. 8.3 Sistema Nacional de Avaliação Superior: SINAES. 8.4 O exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). 9. A problemática da evasão na Universidade. 10. Estatística aplicada ao contexto educacional.