Descrição
Apostila Tenente Portela RS 2018 Prof Edu Infantil
Cargo: | Professor de Educação Infantil |
Área: | – – – |
Nível: | Superior |
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, CINQUENTA porcento de desconto !!!
(Digital)
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS
Sua chance é agora !!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor
Apostila Tenente Portela RS 2018 Prof Edu Infantil
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
Língua Portuguesa: 1- Leitura, compreensão e interpretação de textos que circulam socialmente. 2- Relações de intertextualidade. 3- Relações de sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. 4- Sentido denotativo e conotativo das palavras no contexto de textos. 5- Morfologia (estrutura e formação das palavras, classes gramaticais e suas flexões). 6- Sintaxe: função sintática dos termos da oração em contextos de textos. 7- Sintaxe de concordância (nominal e verbal). 8- Sintaxe de regência 9- Crase: uso do acento indicativo da crase. 10- Ortografia, pontuação e acentuação. Matemática: 1- Razões, Proporções, Regra de Três 2- Médias 3- Equações e Inequações do 1º grau 4- Porcentagem e Juros 5- Equações do 1º e 2º Graus 6- Geometria do 1º Grau 7- Expressões Algébricas 8- Funções: 1º e 2º Graus, exponencial e logarítmicas 9- Matrizes e Determinantes 10- Geometria Espacial 11- Geometria Analítica Plana 12- Trigonometria: no triângulo retângulo e no triângulo qualquer. Funções Circulares. | |
Conhecimentos Específicos: | |
Prof Edu Infantil: Fundamentos da Educação: 1. Educação – princípios básicos: 1.1. Diferentes paradigmas na evolução histórica da Educação e da Didática 1.2. O papel do educador: compromisso com a formação pessoal e profissional 1.3. A metodologia dialética na construção do conhecimento enquanto expressão sóciopolítica da prática pedagógica. 1.4. A metodologia de ensino e a Didática no processo de construção do conhecimento. 2. Psicologia da Educação. 2.1. Psicologia do Desenvolvimento. 2.2. Psicologia da Aprendizagem. 2.2.1. Teorias da Aprendizagem 3. O Projeto Político Pedagógico da Escola. 4. Planejamento de ensino como ato decisório filosófico, político, científico e técnico. 4.1. Planejamento, planos de estudo e planos de trabalho como instrumento filosófico, político, científico e técnico do trabalho do educador. 4.2. Avaliação e suas abordagens. – História da Educação Física 2- Recreação e Lazer a. Lazer/recreação/ludicidade, conceitos e concepções b. Funções históricas das atividades de lazer/recreação e suas dimensões c. O jogo no processo de socialização d. Jogos Cooperativos 3- Educação Física Escolar a. Diretrizes norteadoras da Educação Infantil: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, definições, concepção, princípios, proposta pedagógica, organização do tempo, espaço, materiais e avaliação; b. O corpo, gesto e movimento na Educação Infantil como campo de experiências; c. Características gerais das diferentes etapas do desenvolvimento infantil e a transição para o ensino fundamental; d. A Educação Física escolar nos Anos Iniciais: brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; danças, lutas e práticas corporais de aventura; e. Planejamento em Educação Infantil e Anos Iniciais: seleção e organização das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades; 4- Aprendizagem Motora 4.1Introdução a aprendizagem e performance motora – Conceito de habilidade e performance motora – Classificação das habilidades motoras – Processamento de informação 4.2 Profissional e o processo de aprendizagem das habilidades motoras – Avaliação do processo de aprendizagem – Técnicas de apresentação das habilidades motoras – Formas de prática – Feedback – Aprendizagem motora no ensino dos esportes 5 Planejamento e Currículo 5.1 Cultura, currículo e prática escolar: 5.2 Conceitos, teorias e seleção do currículo. 5.3 Cultura Corporal, Educação Física e a prática escolar: 5.4 O entendimento do currículo na Educação Física Escolar. 6 Abordagens Pedagógicas 6.1 Competências do Profissional de Educação Física: 6.2 Dimensões, Teorias e Componentes da Competência Profissional e Pedagógica do Professor de Educação Física. 6.3 Abordagens Pedagógicas e Orientações Conceituais na Educação Física Escolar 6.4 Abordagens Pedagógicas no Ensino em Educação Física. 6.5 Processo de Ensino-Aprendizagem de Educação Física: 6.6 Metodologias de Ensino em Educação Física; 7 Psicomotricidade 7.1 Fontes epistemológicas da psicomotricidade; 7.2 Significados da psicomotricidade na perspectiva biopsicossocial; 7.3 Raízes históricas da psicomotricidade e as abordagens: evolucionista, funcional e relacional; 7.4 Psicomotricidade: a relação entre aprendizagem e desenvolvimento segundo Piaget e Vygotsky; 7.5 Principais elementos psicomotores: conhecimento corporal, imagem corporal, esquema corporal, lateralidade, tônus, postura e equilíbrio, coordenação motora global (coordenação óculo-manual; óculo-pedal), coordenação motora fina, orientação (estruturação espacial e estruturação temporal), ritmo e relaxamento; 7.6 Circuito funcional: estrutura, organização, planejamento e execução de sessões 7.7 Prática psicomotora educativa relacional: estrutura, organização, planejamento e execução de sessões com crianças; 8 Educação Física Inclusiva 8.1 Origem e evolução do esporte adaptado 8.2 Classificação das deficiências no esporte adaptado 8.3 Características dos principais esportes adaptados (funcionamento e regras) 8.4 As práticas corporais adaptadas às deficiências. 9 Jogo na Educação Física 9.1 Brincadeiras e jogos: 9.1.1 conceito e a importância do jogo e brincadeira; 9.1.2 jogo enquanto patrimônio cultural da humanidade; 9.1.3 jogos e brincadeiras como conteúdos da educação física 9.2 Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental. 9.3 Os brinquedos e jogos na Educação Física. 9.4 Tipos de Jogos: 9.4.1 Jogos cooperativos x Jogos Competitivos 9.4.1.1 Relações entre o jogo competitivo e cooperativo. 9.4.2 Jogos característicos da cultura brasileira: 9.4.2.1 Jogos populares; 9.4.2.2 Jogos de raciocínio; 9.4.2.3 Jogos de mesa; 10 Crescimento e Desenvolvimento Humano 10.1 Teorias do Desenvolvimento Humano e perspectivas teóricas atuais do desenvolvimento humano. 10.2 Crescimento e desenvolvimento: Conceitos, fases, diferenças, fatores influenciadores. 10.3 O estudo do crescimento: fatores determinantes do crescimento; maturação do ser humano; 10.4 Desenvolvimento físico na infância 10.5 Desenvolvimento Motor: conceito, categorias de movimento, habilidades motoras, padrões motores. 10.6 Modelos de Desenvolvimento Motor. 10.7 Fases do desenvolvimento motor 10.8 Desenvolvimento Cognitivo na infância. 10.9 Desenvolvimento Social: o desenvolvimento dos relacionamentos sociais na infância; 10.10Relação do exercício físico com o crescimento e o desenvolvimento na infância. Legislação: – Lei Orgânica Municipal – Plano de Carreira do Magistério Público Municipal | |
Apostila Tenente Portela RS 2018 Prof Edu Infantil