Descrição
Apostila Concurso Tradutor e Intérprete de LIBRAS Araraquara SP 2025
- Informações Concurso da Prefeitura de São José SC 2025
- Vagas: 273 Inscrições Até: 16/07/2025 Data da Prova: 24/08/2025
- Salários de Até: R$ 7.046,30 Taxa de Inscrição: R$ 65,30 A R$ 114,00
- Banca Organizadora: IBAM
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Sabemos que passar em um concurso exige dedicação e muito estudo, e é exatamente por isso que estamos aqui! Com anos de experiência no mercado, nossa missão é ajudá-lo a se preparar da melhor maneira possível. Nossas apostilas são elaboradas completamente de acordo com o edital de cada concurso e, além disso, são atualizadas regularmente.
Além disso, incluímos provas anteriores relacionadas ao cargo, já com gabarito, o que facilita a prática e a familiarização com o estilo das questões. Para complementar, você também receberá brindes exclusivos.
Detalhes do Concurso da Prefeitura de Araraquara SP 2025
O concurso público, organizado pela banca do IBAM, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 273 vagas destinadas ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 7.046,30. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Método Domina Concursos
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de textos: compreensão global do texto; identificação do tema central e das ideias principais e secundárias; inferência de informações implícitas; significado de palavras e expressões no contexto; Tipos e gêneros textuais: características dos textos narrativos, descritivos, dissertativos, injuntivos e argumentativos; diferenças entre gêneros textuais como jornalístico, publicitário e literário; Ortografia e acentuação: regras do Novo Acordo Ortográfico; uso correto de SS, Ç, X, CH, S e Z; diferenciação de palavras homônimas e parônimas; Morfologia (Classes gramaticais): estrutura e formação das palavras; substantivos (tipos e flexões), adjetivos (graus e locuções adjetivas), pronomes (tipos e colocação), verbos (modos, tempos, regência, vozes verbais), advérbios, preposições, conjunções e interjeições; Síntese e construção frasal: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; tipos de sujeito e predicado; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, uso correto da crase; Períodos e orações: coordenação e subordinação; tipos de orações coordenadas e subordinadas; análise sintática do período simples e composto; Figuras de linguagem / Funções da linguagem: metáfora, metonímia, hipérbole, antítese, pleonasmo; funções da linguagem (emotiva, referencial, conativa, fática); Coesão e coerência textual: relação entre as ideias do texto; uso de conectivos; paragrafação e organização do discurso.
Matemática: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais; operações e propriedades dos conjuntos numéricos. Expressões numéricas e algébricas; produtos notáveis (quadrado da soma, quadrado da diferença, produto da soma pela diferença); fatoração de polinômios. Equações do 1º e 2º grau; sistemas de equações lineares; inequações do 1º e 2º grau. Função do 1º grau e 2º grau; função modular, exponencial e logarítmica; gráficos de funções. Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG); soma dos termos de uma PA e PG. Porcentagem e aplicações práticas; juros simples e compostos; taxas de variação. Regra de três simples e composta; regra do produto e soma; divisão proporcional; escala e mapas. Razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente); círculo trigonométrico; leis dos senos e dos cossenos. Propriedades de triângulos, quadriláteros e polígonos; Teorema de Pitágoras; perímetro e área de figuras planas; sólidos geométricos e cálculo de volume.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Fundamentos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS: estrutura gramatical, morfossintaxe, fonologia, semântica e pragmática; parâmetros da Libras; variações linguísticas regionais e sociointeracionais; contrastes linguísticos entre a Libras e a Língua Portuguesa; terminologia específica e adequação do discurso conforme o público-alvo; diálogos em Libras envolvendo o alfabeto manual e numeral, calendário, pessoas, família, documentos, pronomes, lugares, natureza, cores e ambiente escolar. Tradução e interpretação interlingual (Libras ↔ Língua Portuguesa): modalidades de interpretação (simultânea, consecutiva e sussurrada – whispering); modelos de tradução e interpretação; estratégias de tradução em contextos técnicos, acadêmicos, administrativos e informais; instrumentos de avaliação na Língua de Sinais e na Língua Portuguesa. Aspectos históricos e socioculturais: história do profissional tradutor e intérprete de Libras; abordagem educacional e cultural da surdez no mundo; identidade e cultura surda; aspectos históricos da surdez e da educação de surdos no Brasil; a educação do indivíduo surdo no Brasil; oportunidades e perspectivas em relação à surdez; princípios da educação bilíngue para surdos; diretrizes curriculares nacionais para a educação de surdos. Atuação profissional e ética: atribuições e limites do intérprete educacional; o papel do intérprete de Libras em sala de aula e em contextos institucionais diversos; aspectos pedagógicos e comunicacionais no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos; desenvolvimento humano e aquisição da linguagem; ética profissional, sigilo, mediação, limites e postura; atuação em equipe multidisciplinar; acessibilidade comunicacional e mediação linguística e cultural; uso de tecnologias assistivas (plataformas de videoconferência com intérpretes, legendagem, softwares de apoio à tradução e interpretação); estratégias de preparação prévia para eventos e atendimentos diversos. Educação inclusiva: fundamentos, princípios e concepções; diferenças, preconceitos e transtornos emocionais na escola; necessidades educacionais especiais e inclusão escolar; direitos dos alunos com surdez; o trabalho do intérprete na promoção da educação inclusiva. Legislação pertinente: Lei nº 10.436/2002 (reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão); Decreto nº 5.626/2005 (regulamenta a Lei nº 10.436/2002 e dispõe sobre a formação e atuação dos profissionais de Libras); Lei nº 12.319/2010 (regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras); Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência); Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008).
“NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO QUALQUER REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA OU AUTORES PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OU BÁSICO NESSE MATERIAL”
Apostila Concurso Tradutor e Intérprete de LIBRAS Prefeitura Araraquara SP 2025