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Apostila UFPEL 2023 Técnico Assuntos Educacionais

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Apostila UFPEL 2023 Técnico Assuntos Educacionais

 

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2023

Nível: Superior

Banca: LEGALLE CONCURSOS

Edital: Acesso ao Edital

Quantidade de Páginas: 1584

 

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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. b. Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. c. Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e sua conversão. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). d. Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Pontuação.

Legislação: a. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5 a 17); Da Administração pública (arts. 37 e 38); Dos servidores Públicos (arts. 39 a 41). b. Decreto n.º 6.029, de 1.º de fevereiro de 2007. Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, e dá outras providências. c. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. d. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. e. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal: Dos Crimes contra a Administração Pública: (arts. 312 a 337-A). f. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. g. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Lei de Acesso à Informação. h. Lei nº 8.027, de 12 de abril de 1990. Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências. i. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. j. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)

 

a. . Lei Federal n° 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Lei Federal n° 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); Lei Federal n° 3.146/2015 (Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência). b. Teorias da educação: concepção, métodos e práticas. Teorias pedagógicas de Burrhus Frederic Skinner, Célestin Freinet, Jerome Bruner, Lev Vygotsky, Jean Piagete Paulo Freire. As ideias pedagógicas no Brasil entre 1969 e 2022. Pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão críticoreprodutivista (1969- 1980). Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando (re) orientar a prática educativa (1980-1991). O neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo (1991-2001). O behaviorismo e a abordagem científica do ensino. O cognitivismo e suas implicações pedagógicas. Jean Piaget e o construtivismo na educação. Lev Vygotsky e o socioconstrutivismo na educação. Teorias da Educação Contemporânea segundo José Carlos Libâneo e Dermeval Saviani. Os sete saberes necessários à educação do futuro conforme Edgar Morin. Construir as Competências desde a Escola, As Competências para Ensinar no Século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação e as 10 Novas competências para ensinar segundo Philippe Perrenoud. Teoria da Avaliação e Aprendizagem conforme Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação mediadora de acordo com Jussara Hoffmann. c. Conhecimento Pedagógico: Fundamentos sociológicos, psicológicos e filosóficos da educação. Educação, diversidade e inclusão. Tecnologias e Educação. Pesquisa em Educação. d. Trabalho em Assuntos Educacionais na Educação Básica e no Ensino Superior: Projeto Político Pedagógico: princípios pedagógicos, planejamento, implementação e avaliação; Currículo: princípios pedagógicos, planejamento, implementação e avaliação; Trabalho pedagógico no Ensino Superior: ensino, pesquisa e extensão; Articulações teoria e prática no trabalho educacional. e. Políticas Públicas para a Educação Básica e no Ensino Superior: Políticas públicas vigentes para a educação no Brasil: Plano Nacional da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Gestão educacional na educação básica e superior; Modalidades educativas: Educação Profissional, Educação Indígena, Educação para Quilombolas, Educação a Distância, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Educação do Campo; Formação dos profissionais da educação: Diretrizes Curriculares Nacionais; Financiamento da Educação. f. Políticas Públicas: Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação. Projeto Político Pedagógico (para diferentes níveis da Educação Nacional). Projetos institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão: elaboração, execução e avaliação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Políticas de Avaliação: Avaliação Escolar; Avaliação Institucional; Avaliação Externa. Impactos da Avaliação na produção curricular. Gestão da Educação: Escola e Democracia; Participação; Gestão Democrática. g. Pesquisa em Educação: Conceitos, especificidades e características de projetos de ensino, pesquisa e extensão em diferentes níveis da Educação Nacional: Ensino Superior e Educação Básica; Educação Profissional e Tecnológica. Programas e Planos Nacionais para a Pesquisa, a Extensão e o Ensino na Universidade: Educação à Distância. Financiamento; Agências de fomento; Metas e Legislação (Instituições de Ensino Superior – IES). h. Educação e seus aspectos Teóricos e Metodológicos: Paradigmas da Educação. Pensamento Pedagógico Brasileiro; Tendências Pedagógicas Os estudos do currículo e as principais perspectivas para a formação profissional no ensino superior (níveis e modalidades) e na educação profissional e tecnológica (níveis e modalidades). A produção do conhecimento educacional: Teorias do ensino e da aprendizagem. A produção do conhecimento: Estratégias de aprendizagem. Planejamento: elaboração, execução e avaliação. Objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem.

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