Descrição
Apostila Afogados Da Ingazeira PE 2024 Professor II Geografia
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura Afogados Da Ingazeira PE 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura Afogados Da Ingazeira PE 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (1251 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos. Elementos de coesão e coerência. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos Uso dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação; aspas e outros recursos. Tempos, modos e aspectos do verbo. Funções da linguagem e elementos da comunicação.
TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Planejamento participativo e gestão democrática. Planejamento escolar. Projeto político-pedagógico, planos de ensino e de aula. Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano. Educação integral. Educação ambiental. Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-cultural. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos. Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. Relação professor/estudante. Compromisso social e ético do professor. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Políticas Públicas para a Educação Básica.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. O que é Geografia, seu objeto de estudo e conceitos fundamentais; Evolução histórica do pensamento geográfico e Teorias da Geografia. O espaço geográfico como produto histórico, social e objeto da Geografia. Os conceitos e categorias de análise da Geografia. Representações cartográficas: Escalas, Projeções e Convenções Cartográficas. A importância do uso dos mapas. Relações entre Cartografia e poder. Questões ambientais: O quadro natural, seus elementos e interrelações. O sistema solar. Estrutura geológica da terra, sua dinâmica e formação. Formas de aproveitamento econômico dos recursos naturais. Problemas ambientais e suas relações com a interferência antrópica. Políticas públicas relacionadas às questões ambientais e estratégias para implementar modelos de sustentabilidade. A água enquanto recurso limitado. O processo de globalização e suas consequências. O neoliberalismo e seus efeitos. A inserção do Brasil na economia global. Espaço, relações de poder e novas tecnologias. A evolução da industrialização em escala global, os diferentes modelos produtivos e as revoluções técnico científicas. A concentração e dispersão da atividade industrial, o processo de industrialização no Brasil e sua estrutura. Características do espaço urbano e a urbanização no Brasil e no mundo. As relações entre campo e cidade no mundo atual. Principais problemas nos espaços urbanos do Brasil e do mundo. Relações entre campo e cidade no Sertão do Pajeú. Demografia mundial e brasileira: Evolução, estrutura e movimentos migratórios. Relações entre populações e renda. Questões étnicas e conflitos territoriais. Caracterização do espaço agrário no Brasil e no mundo: caracterização geral. A estrutura fundiária, os conflitos no campo, a modernização e os problemas do setor agrário no Brasil. O setor agrário e o comércio internacional. Os conjuntos socioeconômicos do mundo atual. Estados nacionais e organizações supranacionais. Os conflitos políticos e econômicos da atualidade. Espaço geográfico, política e movimentos sociais. Características dos conjuntos regionais do Brasil. Caracterização dos espaços geográficos e problemas ambientais do Sertão do Pajeú. Novas tecnologias e evidências de aprendizagem no ensino da Geografia. Legislação: Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214). Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE/CEB Nº 03/2018. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lei nº 13.415/2017 – Reforma do Ensino Médio.