Descrição
Apostila Afogados Da Ingazeira PE 2024 Professor II História
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura Afogados Da Ingazeira PE 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura Afogados Da Ingazeira PE 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$77,98 por R$38,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático (1425 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos. Elementos de coesão e coerência. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos Uso dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação; aspas e outros recursos. Tempos, modos e aspectos do verbo. Funções da linguagem e elementos da comunicação.
TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Planejamento participativo e gestão democrática. Planejamento escolar. Projeto político-pedagógico, planos de ensino e de aula. Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano. Educação integral. Educação ambiental. Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-cultural. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos. Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. Relação professor/estudante. Compromisso social e ético do professor. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Políticas Públicas para a Educação Básica.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
O que é história, fontes históricas, função do historiador, tempo histórico e cronológico, evolução da história enquanto ciência. Sociedades primitivas e suas diferentes formas de organização; principais teorias que tratam do povoamento da América; Sociedades pré-colombianas, Povos originários do Brasil e Estado de Pernambuco. Povos da antiguidade: Organização social, política, econômica, cultural e religiosa. Modo de vida no medievo da Europa Ocidental e Oriental; Surgimento e expansão do islamismo. Renascimento, reforma protestante e contrarreforma. Os diversos fatores que levaram a formação dos Estados modernos nacionais, absolutismo monárquico, teóricos absolutistas e iluministas. Revolução francesa e sua influência no Brasil, Revoluções inglesas e Revolução Industrial. Formação de Portugal, expansão marítima mercantil portuguesa, grandes navegações, colonialismo português e espanhol. Brasil pré-colonial (características); A implantação do sistema colonial, capitanias hereditárias, o caso particular da capitania de Pernambuco, sociedade e economia açucareira. A união ibérica e seus reflexos no Brasil colonial, Presença holandesa no Nordeste do Brasil, restauração pernambucana e crise da economia açucareira. Escravismo nativo e africano no Brasil colônia e formas de resistência dos povos escravizados. A guerra dos mascates e seus reflexos na política e economia da capitania de Pernambuco. Bandeirantes, jesuítas e a ocupação dos sertões do Brasil; A descoberta do ouro, mineração e conflitos nas áreas mineradoras. Fuga da família real portuguesa para o Brasil, quebra do pacto colonial e período joanino; Processo de independência do Brasil e sua consolidação. Protagonismo de Pernambuco no enfrentamento ao poder central. Primeiro reinado: Sociedade, política e economia; crise e fim do primeiro reinado. Período regencial: Questões políticas, econômicas e rebeliões; O golpe da maioridade e a formação do segundo reinado. Segundo reinado: Economia cafeeira, movimento e leis abolicionistas, política externa, conflitos, crise da monarquia e Proclamação da República. Primeira república (república velha) e suas subdivisões; tensões sociais e levantes da primeira república: Guerra de Canudos, Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Cangaço, tenentismo e coluna prestes; A situação da mulher, ex-escravos e operários na primeira república; primeiras organizações de trabalhadores e a grande greve de 1917. Sistema eleitoral na república velha, formação da aliança liberal e levante de 1930; A importância de Pernambuco para o levante de 1930. A Era Vargas e suas subdivisões; O Brasil na Segunda Guerra Mundial; A importância de Pernambuco no teatro de operações da segunda guerra; O fim da Era Vargas. A guerra fria e a posição do Brasil diante do conflito e os presidentes do populismo liberal. Revolução cubana e ditaduras na américa do sul; O golpe civil/militar de 1964 e a ditadura militar (1964/1985). O processo de abertura política no Brasil, movimento Diretas Já, eleição de Tancredo Neves e o governo Sarney; Constituição de 1988, criação do estatuto da criança e do adolescente e a eleição de 1989. Fim da guerra fria e a nova ordem mundial; governo Collor, movimento dos caras pintadas e impeachment; governo Itamar Franco e Plano Real. Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Legislação: Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214). Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE/CEB Nº 03/2018. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lei nº 13.415/2017 – Reforma do Ensino Médio.