Descrição
Apostila Afogados Da Ingazeira PE 2024 Professor II Língua Portuguesa
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura Afogados Da Ingazeira PE 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura Afogados Da Ingazeira PE 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$77,98 por R$38,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos. Elementos de coesão e coerência. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos Uso dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação; aspas e outros recursos. Tempos, modos e aspectos do verbo. Funções da linguagem e elementos da comunicação.
TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Planejamento participativo e gestão democrática. Planejamento escolar. Projeto político-pedagógico, planos de ensino e de aula. Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano. Educação integral. Educação ambiental. Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-cultural. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos. Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. Relação professor/estudante. Compromisso social e ético do professor. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Políticas Públicas para a Educação Básica.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Os gêneros textuais/discursivos e sua abordagem no ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura e escrita; Estudo De Textos – Interpretação de textos. Noções de estilística. Sintaxe de concordância verbal e nominal. Sintaxe de regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Semântica. Sinonímia; antonímia; homonímia; paronímia; polissemia; ambiguidade. Linguagem. Funções da linguagem. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Coesão e coerência. Prática de produção de textos orais e escritos: produção para aprofundamento, produção por frequentação, operadores da produção de texto Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e suas reflexões; Comunicação oral, escrita e simbólica em Língua Portuguesa; O texto literário: tema, foco narrativo, personagens, tempo. Morfossintaxe. Coexistência das regras ortográficas atuais com o Novo Acordo Ortográfico. Estudo das classes gramaticais. Fonologia: Separação de sílaba e translineação. Acentuação gráfica e tônica. Ortografia e pontuação. Estrutura de palavras. Classes gramaticais de palavras. Frase, oração e período. Período simples e composto. Linguagem oral, oralização e oralidade; procedimentos e comportamentos de produção, leitura de textos orais e escritos; fluência leitora com compreensão. Comportamento leitor. Comportamento escritor. Estratégias didáticas para o ensino de leitura. Metodologia de ensino da Língua Portuguesa: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula. Semiótica, multiletramento e multimodalidade. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente de Língua Portuguesa. Legislação: Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214). Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE/CEB Nº 03/2018. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lei nº 13.415/2017 – Reforma do Ensino Médio.