Descrição
Apostila Agente Técnico em Música Santa Isabel SP 2024
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura de Santa Isabel SP 2024 e prepare-se com o melhor material!
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas por especialistas com vasta experiência no setor educacional e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Santa Isabel SP 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Só hoje, de R$59,98 por R29,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Fonema. Sílaba. Ortografia. Classes de Palavras: substantivo, adjetivo, preposição, conjunção, advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo. Acentuação. Concordância nominal. Concordância Verbal. Sinais de Pontuação. Uso da Crase. Colocação dos pronomes nas frases. Análise Sintática Período Simples e Composto. Figuras de Linguagem. Interpretação de Textos.
Raciocínio Lógico e Matemático: Radicais: operações – simplificação, propriedade – racionalização de denominadores. Razão e Proporção. Porcentagem. Juros Simples. Conjunto de números reais. Fatoração de expressão algébrica. Expressão algébrica – operações. Expressões algébricas fracionárias – operações – simplificação. MDC e MMC. Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume: unidades de medida; transformações de unidades. Estatística: noções básicas, razão, proporção, interpretação e construção de tabelas e gráficos. Geometria: elementos básicos, conceitos primitivos, representação geométrica no plano; Noções de probabilidade e análise combinatória.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
A música ocidental e sua sociedade a partir da Antiguidade até o final da Idade Média (c. de 1450). Origem da música (Grécia). Principais acontecimentos históricos que proporcionaram transformações nas artes e em especial na música. Reflexão sobre os aspectos da música e sua característica temporal. Audição comentada de música das diversas fases da Idade Média, seus instrumentos e execução. Civilização grega: os três grandes períodos; Monodia cristã: o canto litúrgico e sua tradição (Ambrosiano, Galicano, Mozárabe, Gregoriano, Bizantino); missa; modos; notação (neumas, solmização e o sistema hexacordal). Adição ao canto tradicional (tropos e sequências); drama litúrgico. Monodia profana: origem; o texto em latim; o texto em vernáculo. Principais representantes (trovadores, troveiros, minnesingers). Diferentes tipos de canções e a influência literária. Ritmo. Execução. Instrumentos. Origem da polifonia (até 1325); Escola de Notre Dame (Leonin e Perotin); formas (conductus e motete) e técnicas (modos rítmicos). características polifônicas (Nova francesa, italiana, inglesa). Principais compositores (Vitry, Machaut, Bologna, Cascia, Rimini, Landini, Cuvelier, Solage, Cesaris, Caserta). Principais formas (missa polifônica, madrigal, caccia, ballata, motete, chanson, rondeau, virelai, ballade). Técnicas composicionais (isorritmia, cânone, contratenor). Ritmo, harmonia (Música ficta). Principais compositores (Dunstable, Binchois, Dufay). Principais formas (missa cíclica, chanson, peças litúrgicas). Técnicas composicionais (configuração rítmica, melódica, falso bordão). Intervalos nas escalas maiores e menores. Escalas no modo maior. Escalas no modo menor: primitiva, harmônica e melódica. Tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas: identificar as inversões. Tétrades do modo maior. Funções do modo maior. Modos Litúrgicos. Ritmo: subdivisões da semínima até quatro semicolcheias, com síncopes e pausas. Solfejos melódicos nas claves de sol, fá e dó na 3ª linha, em tonalidades maiores, a uma e duas vozes. Timbre: identificar os instrumentos da banda e da orquestra..