Descrição
Apostila Agreste do Potiguar RN 2020 Professor de Atendimento Educacional
Cargo: Professor de Atendimento Educacional
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa: 1. Leitura e compreensão de textos. 2 Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa, injuntiva e dialogal. 3 Gêneros textuais/discursivos. 4 Coerência e coesão textuais. 5 Concordância nominal e verbal. 6 Regência nominal e verbal. 7 Classes de palavras: usos e adequações 8 Organização sintática do período simples e do período composto. 9 Pontuação. 9 Modos básicos de citar o discurso alheio. 10 Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, polissemia). 11 Organização do parágrafo.
Didática: 1. Políticas Públicas Educacionais: Plano Nacional de Educação; Base Nacional Comum Curricular – (BNCC); Referenciais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/O atendimento Educacional Especializado; Educação e Diversidade; Educação Indígena; Educação do Campo. 2. Legislação Educacional – Conceitos Básicos e Organização da Educação Nacional contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº. 9.394/96 – atualizada (ver as alterações legais) princípios, fins e organização da Educação Nacional; Níveis e modalidades de Educação e Ensino; Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA – Lei 8.069/90, com as atualizações legais. Pareceres do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica – CNE/CEB que versão sobre a Educação Básica e suas modalidades de ensino. Educação Especial (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). 3. Fundamentos da Educação. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. Organização política e administrativa da Educação Brasileira; 4. Planejamento Educacional: Conceitos, Tipologia / Classificação; Constituição / Composição, Elaboração. Projeto Político Pedagógico da Escola. 5. Didática e organização do ensino. Organização do trabalho pedagógico na Educação Básica; Concepções e Tendências Pedagógicas na Educação; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Multidisciplinaridade. 6. Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 7. Currículo e Educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. Organização curricular – Fundamentos do currículo centrado em disciplinas/conteúdos e do currículo centrado em áreas; A organização do currículo por áreas de conhecimento. 8. Os desafios da docência na contemporaneidade. Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: papel do professor no coletivo escolar. As novas competências requeridas para o ensino. 9. Avaliação Educacional – Definições; Conceituações; Funções; Instrumentos e Técnicas de Avaliação. 10. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
1. Políticas públicas para a Educação Especial: a. Documento da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; – Portal MEC b. Plano Nacional de Educação (2014 – 2024) 2. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua legislação: a. Aspectos legais, pedagógicos e organizacionais. b. Atribuições do Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). c. Sala de Recursos Multifuncionais. d. Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) ou Plano Educacional Individualizado (PEI) e. Deficiência Física e AEE. f. Deficiência Intelectual e AEE. g. Deficiência Visual e AEE. h. Pessoas com Surdez e AEE. i. Transtornos globais do Desenvolvimento e AEE 3. Adequações ou adaptações curriculares. 4. Conceitos de deficiência, condutas típicas e altas habilidades. 5. Tecnologias assistivas. 6. Aprendizagem: concepções, estilos de aprendizagem, avaliação. 7. O papel da família no processo da educação inclusiva. 8. Legislação específica: a. Constituição Federal de 1988 b. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). c. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). d. Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). e. Resolução CNE/CEB nº 04, de 02 de outubro de 2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. f. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2001 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. g. Declaração de Salamanca: sobre princípios, política e prática em educação especial – 10 de junho de 1994. h. Resolução do CNE – nº 01/18 de fevereiro de 2002 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. i. Decreto 6.949/2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 e Decreto Legislativo nº 186/2008, que aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Agreste do Potiguar RN 2020 Professor de Atendimento Educacional