Descrição
Apostila Agreste do Potiguar RN 2020 Professor Educação Infantil
Cargo: Professor Educação Infantil
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:1. Leitura e compreensão de textos. 2 Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa, injuntiva e dialogal. 3 Gêneros textuais/discursivos. 4 Coerência e coesão textuais. 5 Concordância nominal e verbal. 6 Regência nominal e verbal. 7 Classes de palavras: usos e adequações 8 Organização sintática do período simples e do período composto. 9 Pontuação. 9 Modos básicos de citar o discurso alheio. 10 Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, polissemia). 11 Organização do parágrafo.
Didática: 1. Políticas Públicas Educacionais: Plano Nacional de Educação; Base Nacional Comum Curricular – (BNCC); Referenciais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/O atendimento Educacional Especializado; Educação e Diversidade; Educação Indígena; Educação do Campo. 2. Legislação Educacional – Conceitos Básicos e Organização da Educação Nacional contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº. 9.394/96 – atualizada (ver as alterações legais) princípios, fins e organização da Educação Nacional; Níveis e modalidades de Educação e Ensino; Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA – Lei 8.069/90, com as atualizações legais. Pareceres do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica – CNE/CEB que versão sobre a Educação Básica e suas modalidades de ensino. Educação Especial (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). 3. Fundamentos da Educação. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. Organização política e administrativa da Educação Brasileira; 4. Planejamento Educacional: Conceitos, Tipologia / Classificação; Constituição / Composição, Elaboração. Projeto Político Pedagógico da Escola. 5. Didática e organização do ensino. Organização do trabalho pedagógico na Educação Básica; Concepções e Tendências Pedagógicas na Educação; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Multidisciplinaridade. 6. Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 7. Currículo e Educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. Organização curricular – Fundamentos do currículo centrado em disciplinas/conteúdos e do currículo centrado em áreas; A organização do currículo por áreas de conhecimento. 8. Os desafios da docência na contemporaneidade. Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: papel do professor no coletivo escolar. As novas competências requeridas para o ensino. 9. Avaliação Educacional – Definições; Conceituações; Funções; Instrumentos e Técnicas de Avaliação. 10. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
1. Políticas Públicas Educacionais: Políticas voltadas a Educação Infantil no Brasil; Plano Nacional de Educação; Base Nacional Comum Curricular-(BNCC); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Educação infantil, Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Educação infantil igualdade racial e diversidade: aspectos políticos e pedagógicos; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/O atendimento Educacional Especializado; 2. Legislação Educacional – Conceitos Básicos e Organização da Educação Nacional contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº. 9.394/96 – Atualizada (ver as alterações legais); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA – Lei 8.069/90, com as atualizações legais. Pareceres do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica – CNE/CEB que versão sobre a Educação Infantil. Educação Especial (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). 3. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. 4. O Brinquedo e as Brincadeiras na Educação Infantil. A importância dos jogos na educação infantil. 5. Processo de Socialização na Educação Infantil. 6. Processo de Alfabetização; Letramento e Numeramento. 7. Literatura na Educação Infantil. 8. Planejamento Educacional: Conceitos, Tipologia / Classificação; Constituição / Composição, Elaboração. 9. Organização do Trabalho Pedagógico (Sistema Educacional Brasileiro, Bases Pedagógicas do Trabalho em Educação Infantil e Ação Docente na Educação Infantil). 10. Concepções e Tendências Pedagógicas na Educação; 11. Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 12. Currículo na Educação Infantil. 13. Os desafios da docência na contemporaneidade. Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: papel do professor no coletivo escolar. As novas competências requeridas para o ensino. 14. Avaliação Educacional no contexto da Educação Infantil. 15. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Agreste do Potiguar RN 2020 Professor Educação Infantil