Descrição
Apostila Alto Alegre Pindaré MA 2020 Tec Assuntos Educacionais
Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2020
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Quantidade de Páginas: 2271
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:
Compreensão e interpretação de gêneros textuais variados. Recursos de textualidade (coesão, coerência, relações intertextuais). Domínio da ortografia oficial: emprego das letras, pontuação e acentuação gráfica (Novo Acordo Ortográfico). Semântica (antonímia, sinonímia, paronímia, homonímia, polissemia e seus efeitos discursivos). Classes de palavras – flexões e suas funções textual‐discursivas: substantivo, artigo, numeral, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Domínio da estrutura morfossintática do período simples e composto: relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; concordâncias verbal e nominal; regências nominal e verbal; emprego do sinal indicativo de crase; funções e empregos das palavras “que” e “se”; emprego dos porquês. Estilística: figuras de sintaxe, de som, de palavras e de pensamento.
Noções de Informática:
Conceitos básicos de informática. Componentes básicos de um computador: hardware e software. Arquitetura básica de computadores e dispositivos periféricos. Dispositivos de armazenamento e cópia de segurança. Noções do sistema operacional Windows 10. Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e pastas. Conceitos básicos de Internet: ferramentas, navegadores e aplicativos de Internet. Edição de textos, planilhas e demais documentos utilizando o Microsoft Office 2016.
Conhecimentos Pedagógicos:
Aspectos Filosóficos da Educação ‐ o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico‐ existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem: tendências liberais e progressistas. Aspectos Sociológicos da Educação ‐ as bases sociológicas da educação, a educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola/família/comunidade. Aspectos Psicológicos da Educação ‐ a relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem ‐ a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo. Aspectos do Cotidiano Escolar ‐ a formação do professor; a avaliação como processo; a relação aluno/professor. A função social da escola: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel do professor e do aluno; A Base Nacional Comum Curricular ‐ BNCC (atualizada): Documento Curricular do Território Maranhense.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
História da Educação no Brasil; Tendências Pedagógicas da Educação Brasileira; Teorias de Aprendizagem; O pensamento filosófico e sua contribuição para a Educação: marxismo, existencialismo, pragmatismo e pós‐modernismo. Contribuições da Sociologia para a Educação: principais correntes. A Psicologia e suas contribuições para a Educação: comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo, humanismo. Desenvolvimento psicológico do ser humano: aspectos afetivos, sociais e cognitivos. Concepções de currículo e a organização do currículo escolar da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC (atualizada): Documento Curricular do Território Maranhense. Planejamento, planos e projetos educativos. Projeto político‐ pedagógico (metodologia de elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do projeto político‐pedagógico). Avaliação do processo ensino e aprendizagem: aspectos macro‐institucionais e da aprendizagem. Educação Inclusiva e Multiculturalismo. Educação à distância, tecnologias de informação e comunicação. Metodologias Ativas e Educação 4.0. Legislação: Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004 – Educação Profissional; Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 ‐ Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade Proeja; Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011 – Educação Especial; Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação; Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 ‐ Inclusão da Pessoa com Deficiência. Resoluções do Conselho Nacional de Educação: Resolução nº 1, de 7 de janeiro de 2015; Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012; Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012; Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Parecer CNE/CEB Nº 11/2012. Aspectos históricos, econômicos, sociais, culturais e geográficos do município de Alto Alegre do Pindaré ‐ MA.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Alto Alegre Pindaré MA 2020 Tec Assuntos Educacionais