Descrição
Apostila Apex Brasil 2021 Analista Negócios Internacionais
Cargo: Analista Negócios Internacionais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: CEBRASPE
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Português:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Manual de Redação da Apex-Brasi
Noções de Gestão de Projetos e de Processos:
1 Gestão de projetos. 1.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 1.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 1.3 Projetos e suas etapas. 2 Gestão de processos. 2.1 Metodologia de Gestão de Processos da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico <https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/>). 2.2 Conceitos da abordagem por processos. 2.3 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 2.4 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 2.5 Business Process Management (BPM).
Ética e Conduta:
1 Ética e moral. 2 Ética: princípios e valores. 3 Código de Ética da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico <https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/>). 4 Programa de Compliance da Apex-Brasil
Legislação Aplicada e Normativos da APEX-BRASIL:
1 Lei nº 10.668/2003. 2 Decreto nº 4.584/2003 e suas alterações. 3 Estatuto Social da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico <https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/>). 4 Regulamento de Licitações e de Contratos da ApexBrasil (disponível no endereço eletrônico <https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/>). 5 Regulamento de Convênios da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico 26 <https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/>). 6 Regulamento de Patrocínios da Apex-Brasil (disponível no endereço eletrônico <https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/>).
Noções de Informática:
1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows 10 ou superior). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office versão 16 ou superior). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programa de correio eletrônico (Microsoft Outlook). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
ORGÃOS DE PROMOÇÃO COMERCIAL E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS DO PODER EXECUTIVO FEDERAL: 1 APEX-BRASIL e Nossos Serviços (disponível em https://portal.apexbrasil.com.br/). 2 Ministério das Relações Exteriores e diplomacia comercial (disponível em https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/politica-externacomercial-e-economica). 3. Departamentos de Promoção Internacional do Poder Executivo Federal. ECONOMIA INTERNACIONAL: 1 Comércio Internacional. 1.1 Modelo de vantagem comparativa. 1.2 Modelo de um único fator. 1.3 Salários relativos e especialização. 2 Tarifas, subsídios e efeitos sobre o comércio. 3 Política comercial. 3.1 O modelo de livre comércio. 3.2 O modelo de tarifa aduaneira. 3.3 Quotas e tarifas de importação e exportação. 4 Acordos Internacionais. 4.1 Rodada do Uruguai. 4.2 As rodadas de Doha. 4.3 GATT. 4.4 GATS (General Agreement on Trade in Services). 4.5 OMC. 4.6 Arbitragem no comércio. 5 Câmbio e balanço de pagamentos. 6 Contabilidade nacional para uma economia aberta. 7 Política monetária. 7.1 Câmbio flexível. 7.2 Câmbio fixo. 8 Padrão ouro. 9 O sistema de Bretton Woods. 10 Fundo Monetário Internacional. 11 Crises bancárias internacionais. 11.1 Acordos de Basileia. 12 Investimento Estrangeiro Direto (IED). 12.1 Fusões e aquisições. 12.2 Construção de novas instalações. 12.3 Reinvestimento de lucros auferidos em operações no exterior e empréstimos intercompany. 12.4 Modelos Green Field e Brown Field. RELAÇÕES INTERNACIONAIS: 1 Comércio internacional. 1.1 Comércio exterior e comércio internacional. 1.2 O comércio internacional e desenvolvimento econômico. 2 Início do multilateralismo no comércio. 2.1 O comércio e a estratégia de crescimento na ordem do padrão ouro. 2.2 As condições de comércio no período 1919-1939. 2.3 Moeda e comércio na ordem econômica depois de Bretton Woods. 3 O fracasso dos esforços de criação da Organização Internacional do Comércio e a criação do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). 3.1 O sistema multilateral de comércio sob a égide do GATT. 3.2 Objetivos e princípios gerais do GATT. 3.3 A liberalização do comércio de bens sob o GATT. 3.4 Os acordos regionais: o artigo XXIV e a cláusula de habilitação. 3.5 O Sistema Geral de Preferências (SGP). 3.6 O Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC). 4 A Organização Mundial de Comércio (OMC). 4.1 atribuições e estrutura organizacional. 4.2 As relações entre OMC e GATT. 4.3 Resolução de controvérsias comerciais na OMC. 4.4 A Rodada de Doha: agenda, principais questões e evolução. 5 OCDE. 5.1 Estrutura. 5.2 Indicadores. 5.3 Governança e boas práticas. 6 Política comercial. 6.1 Protecionismo, livre comércio e políticas comerciais estratégicas. 6.2 Barreiras tarifárias e não tarifárias. 6.3 Defesa comercial. 6.3.1 Medidas anti-dumping, medidas compensatórias e salvaguardas comerciais. 7 Questões comerciais contemporâneas. 7.1 Globalização e regionalismo econômico. 7.2 Blocos comerciais e o sistema multilateral de comércio. 7.3 Comércio internacional e meio ambiente. 7.4 Comércio eletrônico. 7.5 Comércio de serviços. PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA: 1 Planejamento estratégico. 1.1 Conceitos, métodos e técnicas. 1.2 Modelos de gestão e estruturas organizacionais. 1.3 Avaliação de desempenho institucional. 1.4 Planejamento organizacional. 1.5 As escolas de planejamento estratégico. 1.6 Modelo SWOT. 1.7 Modelo Porter. 1.8 Planejamento baseado em cenários. 1.9 Princípios da administração estratégica: metodologia de elaboração do pensamento estratégico. 1.10 Modelos de gestão estratégica. 1.11 Estratégias competitivas. 1.12 Sistema de medição de desempenho organizacional. 1.13 Indicadores de desempenho. 1.14 Balanced scorecard. 2 Gestão de projetos. 2.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 2.2 Gestão orçamentária de projetos. 2.3 Projetos e suas etapas. 3 Gestão de processos. 3.1 Análise, padronização e melhoria de processos. 3.2 Ciclo PDCA. 3.3 Benchmarking. 3.4 Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos. MARKETING INTERNACIONAL: 1 Análise do ambiente de marketing. 1.1 Principais forças macroambientais. 2 Plano estratégico de marketing. 2.1 Estratégias de posicionamento. 2.2 Estratégias de negócios. 3 Pesquisa de marketing. 4 Inteligência de mercado e business intelligence. 5 Inovação e gestão de portfólio. 5.1 Precificação. 5.2 Distribuição. 5.3 Gestão de marca (branding). 6 Estratégias de comunicação. 6.1 Desenvolvimento e administração de comunicações integradas de marketing. 6.2 Marketing de relacionamento. 6.3 Marketing direto e marketing digital. 6.4 Principais canais de marketing direto. 6.5 Benefícios do marketing digital. 6.6 Canais de marketing digital. 7 Gestão de operações de marketing. 8 Análise dos mercados consumidores e comportamento do comprador. 8.1 Principais fatores que influenciam o comportamento de compras. 8.2 Processo de compras. 9 Mensuração da demanda de mercado. 10 Linhas de produtos, marcas e embalagens. 10.1 Decisões sobre composto de produtos. 10.2 Decisões de marca. 10.3 Decisões de embalagem e rotulagem. 11 Agregação de valor, promoção comercial e imagem, abertura de novos mercados. NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: 1 Política comercial. 1.1 O modelo de livre comércio. 1.2 Tarifas, subsídios e efeitos sobre o comércio. 2 Estrutura do comércio exterior brasileiro. 2.1 Instituições intervenientes. 2.2 Principais operações comerciais. 2.3 Contratos internacionais e incoterms. 2.4 Despacho e legislação aduaneira. 2.5 Logística internacional. 2.6 Operações de câmbio, operações de exportação. 3 Exportações e importações. 3.1 Práticas comerciais e modalidades de pagamentos. 4 Gestão financeira em mercados internacionais. 4.1 Câmbio. 4.2 Tributação de comércio exterior. 4.3 Regimes especiais. 5 Relações de arbitragem. 5.1 Arbitragem de juros. 6 Sistema Monetário Internacional. 6.1 Fundo Monetário Internacional. 6.2 Banco Interamericano de Desenvolvimento. 6.3 Banco Mundial. 7 Seguros no mercado internacional. 7.1 Seguros de performance. 8 Principais acordos internacionais do Brasil/Mercosul. 9 Empresas multinacionais. 9.1 Preço de transferência. 9.2 Subsidiárias de empresas multinacionais. 9.3 Estratégias de internacionalização. 10 Cadeias globais de valor. 11 Negociação e diversidades culturais. 11.1 Conciliação de interesses.
Apostila Apex Brasil 2021 Analista Negócios Internacionais