Descrição
Apostila Assistente Desenvolvimento Infantil Apiaí SP 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Apiaí SP 2024
- Nível: Médio / Superior
- Vagas: 34 + CR
- Inscrições Até: 17/11/2024
- Salário Até: R$ 5.049,40
- Taxa de Inscrição: R$ 46,00 A R$ 75,00
- Data da Prova: 15/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto ACESS
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Apiaí SP 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística; compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia e gênero textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Raciocínio Lógico e Matemático: Equações de 1º e 2º grau. Inequações de 1º e 2º grau. Funções de 1º e 2° grau. Geometria analítica. Análise combinatória e probabilidade. Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa. Regra de três simples e compostas. Sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Conjuntos numéricos. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios. Razões especiais. Progressões aritmética e geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria.
Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei nº 9394/1996. Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil / Secretaria da Educação Básica volume 1 e 2 MEC. Base Nacional Comum Curricular / BNCC MEC / SEB2017. Diretrizes Curriculares Regionais – Lei Municipal nº 222/2022 e anexos. Plano Municipal de Educação – Lei nº 180/2021 e anexos. Lei Municipal nº 079/2010 – Estatuto do Magistério Público Municipal de Apiaí. Lei nº 080/2010 – Plano de Carreira integrantes Quadro do Magistério. Critérios para um desenvolvimento em creches que respeite os direitos Fundamentais das Crianças. MEC 2009. Lei Federal nº 13.722/2018 – Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários que atual em estabelecimentos de Ensino Público e Privado. Lei Municipal nº 230/2022 – Institui Plano Municipal pela Primeira Infância. Estatuto da Criança e Adolescente – ECA Lei nº 8069/1990. Lei Municipal nº 070/1990 – Institui a Lei Orgânica do Município de Apiaí SP.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
O espaço da sala de aula como ambiente interativo. A mediação e a atuação da criança como sujeito na construção do conhecimento. Planejamento e gestão de aprendizagem. O papel da pesquisa na educação. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, família, a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais. Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da educação brasileira. Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. Currículo e cultura: interdisciplinaridade, contextualização e multiculturalismo. A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Noções de Prevenção de acidentes. Noções de primeiros socorros. Cuidados a serem tomados com a integridade física das crianças. Regras Comunicação e interação com crianças. Hierarquia no ambiente escolar Ética Profissional. Educação Inclusiva Construção do Conhecimento: O Papel do educador, do educando e da Sociedade.