Descrição
Apostila Barcelos AM 2024 Professor De Letras Língua Estrangeira
Conquiste sua vaga no concurso da Prefeitura Barcelos AM 2024 preparando-se com um material incrível.
Aumente suas chances de aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Material elaborado pelo edital atualizado contendo todo conteúdo programático.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura Barcelos AM 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais”; “domínio da estrutura morfossintática” ; “4. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais”. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Processos de coordenação e subordinação. Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. Equivalência e transformação de estrutura.
CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades – Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet. História e geografia do Brasil e do Município de BARCELOS.
RACIOCÍNIO LÓGICO/MATEMÁTICA: Análise Combinatória, Probabilidade, Calendários, Comparações Numéricas, Grandezas Proporcionais, Razões Especiais, Sequências Lógicas, Proposição e Tabela Verdade, Raciocínio Lógico Verbal e Lógica Quantitativa e Dedutiva. Proposições e conectivos; Operações lógicas sobre proposições; Tabelas verdade de proposições compostas; Tautologias e contradições; Equivalência lógica e implicação lógica; Álgebra das proposições; Argumentos; Sentenças abertas; Operações lógicas sobre sentenças abertas; Quantificadores. Módulo II – Raciocínio quantitativo: conjuntos, subconjuntos e operações básicas de conjunto; Conjuntos de números e desigualdade; Expressões e equações algébricas; Sequências e séries; Trigonometria, logaritmo e exponencial; Funções; Análise combinatória; Matrizes e determinantes; Geometria; Geometria analítica; Estatística e probabilidades; Matemática financeira.
LEGISLAÇÃO E DIDÁTICA PARA NÍVEL SUPERIOR: Fundamentos da Educação; Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; Relações socioeconômicas e político – culturais da educação; Processo ensino-aprendizagem: papel do educador, do educando, da sociedade. Avaliação. Educação inclusiva. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania; A função social da escola;Inclusão educacional e respeito à diversidade; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Didática e organizaçãodo ensino; Saberes Escolares, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem; Novas tecnologias da informação ecomunicação e sua contribuição com a prática pedagógica; Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Planejamento: a realidade escolar; o planejamento e o projeto pedagógico da escola; Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Baseda Educação Nacional; Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei nº 10.639/03 – História e Cultura Afro Brasileira e Africana; Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias; Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II– arts. 7.º a 24 e 53 a 59; LivroII: Título I; Título II; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – SEESP/MEC; Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana – MEC; Lei Federal 11.114/05 – Altera artigos da LDB; Lei Federal 11.274/06 – Altera artigos da LDB e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Leitura e compreensão de textos em Língua Inglesa de diversos gêneros textuais. 2. Tendências pedagógicas do ensino de Língua Inglesa: abordagem da linguagem sob novos enfoques. 3. Uso e domínio das estratégias de leitura (skimming, scanning, prediction e outras); Compreensão geral do texto; Reconhecimento de informações específicas; Inferência e predição; Palavras cognatas e falsos cognatos, entre outros. 4. Vocabulário. 5. Aspectos linguísticos e gramaticais: Classes de palavras; Sintaxe da oração e do período. 6. Relação entre língua, cultura e sociedade. 7. O tratamento da produção escrita como processo (revisão/correção e reescrita). 8. Avaliação no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa na educação básica. 9. O uso dos verbos: Regular and Irregular; Verb tenses; The simple tenses; The continuous tenses; The perfect tenses; Auxiliares; Modals; Imperative; Active and Passive Voices. 10. Articles: Definite and Indefinite. 11. Nouns: Formation of Plural (Regular and Irregular). 12. The Possessive (Genitive) Case. 12. Adjectives, Adverbs, Pronouns, Preposition, Conjunctions. 13. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). 14. Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Inglesa.
Gramática: Revisão e aprofundamento das estruturas gramaticais básicas (verbos, substantivos, adjetivos, etc.).Introdução de novos tempos verbais (pretérito imperfecto, futuro, condicional, subjuntivo presente).Concordância de gênero e número. Uso de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Vocabulário: Ampliação do vocabulário em áreas temáticas relevantes para os alunos (família, escola, hobbies, rotina diária, etc.). Aprendizado de expressões idiomáticas comuns. Desenvolvimento do vocabulário relacionado a situações cotidianas e temas de interesse dos alunos. Compreensão auditiva e oral: Prática de compreensão auditiva com áudios autênticos, incluindo diálogos, entrevistas e músicas. Exercícios de pronúncia e entonação. Atividades de expressão oral, como apresentações, debates e dramatizações.Compreensão de leitura e expressão escrita: Leitura de textos adaptados à idade e ao nível de proficiência dos alunos.Discussão e análise de textos breves, incluindo narrativas, poemas e artigos informativos. Produção de textos escritos simples, como cartas, descrições de pessoas ou lugares, e pequenos ensaios. Cultura e sociedade hispanofalantes: Exploração da cultura e tradições de países de língua espanhola, Estudo de festividades, pratos típicos, músicas e danças tradicionais, Discussão de temas relevantes da atualidade em países de língua espanhola. Integração de tecnologia e recursos digitais: Utilização de recursos online interativos para prática de habilidades linguísticas. Uso de aplicativos educativos e plataformas de aprendizado para reforçar o conteúdo em sala de aula.Avaliação: Testes de compreensão auditiva e leitora, Atividades práticas de produção oral e escrita, Trabalhos individuais e em grupo, incluindo projetos de pesquisa sobre temas culturais e sociais, Adaptação e diferenciação pedagógica: Adaptação do conteúdo e das atividades para atender às necessidades individuais dos alunos, incluindo alunos com habilidades variadas na língua espanhola, Inclusão de materiais e estratégias pedagógicas que promovam a participação ativa e o engajamento de todos os alunos.