Descrição
Apostila BASA 2018 Técnico Bancário
Cargo: | Técnico Bancário |
Área: | – – |
Nível: | Médio |
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Apostila BASA 2018 Técnico Bancário
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
LÍNGUA PORTUGUESA I: 1 – Compreensão do texto. 2 – Ortografia oficial. 2.1 – Emprego das letras. 2.2 – Emprego da acentuação gráfica. 3 – Tempos e modos verbais. 4 – Colocação e emprego dos pronomes. 5 – Coordenação e subordinação. 6 – Pontuação. 7 – Concordância verbal e nominal. 8 – Regência verbal e nominal. 8.1 – Emprego do sinal indicativo de crase. 9 – Redação oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 9.1 – Adequação da linguagem ao tipo de documento. MATEMÁTICA I: 1 – Números inteiros, racionais e reais. 2 – Sistema legal de medidas. 3 – Razões e proporções. 4 – Divisão proporcional. 5 – Regras de três simples e compostas. 6 – Percentagens. 7 – Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. 8 – Sistemas de equações do 1º grau. 9 – Funções e gráficos. 10 – Progressões aritméticas e geométricas. 11 – Funções exponenciais e logarítmicas. 12 – Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 13 – Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 14 – Rendas uniformes e variáveis. 15 – Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 16 – Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 17 – Avaliação de alternativas de investimento. 18 – Taxas de retorno, taxa interna de retorno. 19 – Análise e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos. 20 – Variância, desvio padrão, média, mediana e moda. LEGISLAÇÃO I: 1 – Estatuto Social do Banco da Amazônia; 2 – Código de Ética do Banco da Amazônia; 3 – Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, e suas alterações. ATUALIDADES I: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, arte e cultura, tecnologia, energia, conjuntura geopolítica, desenvolvimento sustentável e ecologia, nos contextos nacional e internacional, suas inter-relações e suas vinculações históricas. NOÇÕES DE INFORMÁTICA I: 1 – Sistema operacional (ambientes Linux, Windows 10). 1.1 – Definições. 1.2 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e Libre Office). 3 – Redes de computadores. 3.1 – Conceitos de protocolos de comunicação, TCP/IP, tipos e topologias de redes, Internet e Intranet. 3.2 –Ameaças e procedimentos e mecanismos de proteção. 3.3 Malware 3.4 – Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware, etc.). 4. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) 5. – Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e similares). 6. Procedimentos de backup. 7. Armazenamento de dados na nuvem. ATENDIMENTO (focado em vendas) I:1- Marketing em empresas de serviços; 2 – Satisfação e retenção de clientes; 3 – Valor percebido pelo cliente; 4 – Telemarketing; 5 – Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 6 – Interação entre vendedor e cliente; 7 – Qualidade no atendimento a clientes; 8 – Resolução CMN nº 4.433, de 23/07/15, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. | |
Conhecimentos Específicos: | |
1 – Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. 1.1 – Conselho Monetário Nacional. 1.2 – Banco Central do Brasil. 1.3 – Comissão de Valores Mobiliários. 1.4 – Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. 1.5 – Bancos comerciais. 1.6 – Caixa Econômica Federal. 1.7 – Cooperativas de crédito. 1.8 – Bancos de investimento. 1.9 – Bancos de desenvolvimento. 1.10 – Sociedades de crédito, financiamento e investimento (Financeiras). 1.11 – Sociedades de arrendamento mercantil. 1.12 – Sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários. 1.13 – Sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários. 1.14 – BM&FBOVESPA.1.15 – Sistema especial de liquidação e custódia (SELIC). 1.16 – CETIP S.A. 1.17 – Sociedades de crédito imobiliário. 1.18 – Associações de poupança e empréstimo. 2 – Sociedades de fomento mercantil (factoring) e sociedades administradoras de cartões de crédito. 3 – Produtos e serviços financeiros. 3.1 – Depósitos à vista, depósitos a prazo (CDB e RDB) e letras de câmbio. 3.2 – Cobrança e pagamento de títulos e carnês. 3.3 – Transferências automáticas de fundos. 3.4 – Commercialpapers. 3.5 – Arrecadação de tributos e tarifas públicas. 3.6 – Home/office banking, remote banking. 3.7 – Corporate finance. 3.8 – Fundos mútuos de investimento. 3.9 – Hot money. 3.10 – Contas garantidas. 3.11 – Crédito rotativo. 3.12 Descontos de títulos. 3.13 – Financiamento de capital de giro. 3.14 – Vendorfinance/comprorfinance. 3.15 – Leasing (tipos, funcionamento, bens). 3.16 – Financiamento de capital fixo. 3.17 – Crédito direto ao consumidor. 3.18 – Crédito rural. 3.19 – Cadernetas de poupança. 3.20 – Financiamento à importação e à exportação: repasses de recursos do BNDES. 3.21 – Cartões de crédito. 3.22 – Títulos de capitalização. 3.23 – Planos de aposentadoria e pensão privados. 3.24 -Planos de seguros. 4 – Mercado de capitais. 4.1 – Ações: características e direitos. 4.2 – Debêntures. 4.3 – Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas. 4.4 – Operações de underwriting. 4.5 – Funcionamento do mercado à vista de ações. 4.6 – Mercado de balcão. 4.7 – Operações com ouro. 5 – Mercado de câmbio. 5.1 – Instituições autorizadas a operar. 5.2 – Operações básicas. 5.3 – Contratos de câmbio: características. 5.4 – Taxas de câmbio. 5.5 – Remessas. 5.6 – SISCOMEX. 6 – Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. 7 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC). 8 – Crime de lavagem de dinheiro. 8.1 – Conceito e etapas. 8.2 – Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro. 8.2.1. Lei n.º 9.613/1998 e suas alterações. 8.2.2 – Carta Circular Bacen 3.409/2009. 8.2.3 – Circular Bacen 3.461/2009. 8.2.4 – Carta Circular Bacen 3.542/2012. 9 – Técnicas de vendas: 9.1 – Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; 9.2 – análise do mercado, metas. 9.3 – Técnicas de vendas de Produtos e Serviços financeiros o setor bancário: planejamento, técnicas; 9.4 – motivação para vendas; 9.5 – Produto, Preço, Praça, Promoção; 9.6 – Vantagem competitiva; 9.7 – Como lidar com a concorrência; 9.8 – Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. 9.9 – Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. 9.10 – Noções de Marketing de Relacionamento. 9.11 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada). |
Apostila BASA 2018 Técnico Bancário