Descrição
Apostila Belo Horizonte MG 2017 Psicólogo Organizacional
Cargo: | Psicólogo |
Área: | Organizacional |
Nível: | Superior |
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Apostila Belo Horizonte MG 2017 Psicólogo Organizacional
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |
Conhecimentos Básicos: | |
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Conhecimento da língua: a) Ortografia/acentuação; b) Pontuação; c) Formação de palavras; d) Emprego do nome; e) Emprego do pronome; f) Emprego de tempos e modos verbais; g) Regência verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares; h) Concordância verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares; i) Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos; j) Construção ativa e construção passiva; k) Variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua. | |
Conhecimentos Específico: | |
Psicólogo Organizacional: 1. Gestão de Pessoas 1.1. Técnicas de recrutamento e seleção 1.2. Treinamento e desenvolvimento 1.2.1. Diagnóstico de necessidades 1.2.2. Tipos e técnicas 1.2.3. Avaliações de treinamento e desenvolvimento 1.2.4. Desenvolvimento de equipe 1.2.4.1. Conceitos 1.2.4.2. Conceituação de grupo 1.2.4.3. Estágios de desenvolvimento do grupo 1.2.4.4. Fenômenos do campo grupal 1.2.4.5. Metodologias 1.2.5. Desenvolvimento gerencial 1.2.5.1. Conceitos e ações 1.2.5.2. Demandas contemporâneas para o gestor de pessoas 1.2.6. Ferramentas de desenvolvimento: coaching, mentoring e couseling 1.3. Gestão do desempenho 1.3.1. Definição de avaliação de desempenho 1.3.2. Importância e finalidades 1.3.3. Métodos: tradicionais e modernos; 1.4. Cargos, salários e carreira no serviço público. 1.4.1. Descrição de cargos 1.4.2. Enriquecimento de funções 1.4.3. Carreira e motivação 1.5. Consultoria interna 1.5.1. Conceitos 1.5.2. Papéis do consultor 1.5.3. Modalidades e etapas da consultoria de gestão de pessoas 1.5.4. Técnicas de diagnóstico e estratégias de ação 1.6. Retenção e manutenção de recursos humanos 1.6.1. Programas de benefícios 1.6.2. Turnover e absenteísmo 1.6.3. Clima organizacional 1.7. Gestão por competências 1.7.1. Definição e mapeamento de competências 1.7.2. A seleção, o desenvolvimento, a avaliação de desempenho, a remuneração e a carreira das pessoas na gestão por competências. 2. As Relações Interpessoais no trabalho 2.1. Motivação 2.1.1. As teorias, a importância e as abordagens contemporâneas da motivação 2.1.2. Aplicações dos conceitos de motivação 2.2. Comunicação 2.2.1. O Processo de comunicação 2.2.2. Comunicação interpessoal 2.3. Liderança 2.3.1. Conceito e abordagens 2.3.2. Questões contemporâneas 2.3.3. Liderança eficaz 2.4. Conflito 2.4.1. Natureza e fases do conflito 2.4.2. Habilidades interpessoais 2.4.3. Gerenciamento do conflito – possibilidades de intervenção 2.5. Autoconhecimento e percepção do outro 2.6. Assédio moral no trabalho. 3. Avaliação e entrevista psicológica 3.1. Princípios e métodos 3.2. Classificação dos tipos e finalidades 3.3. Técnicas utilizadas 3.3.1. Testes psicométricos e expressivos 3.3.2. Jogos e dinâmicas de grupo. 4. Saúde Mental e Trabalho 4.1 Estruturas da personalidade 4.1.1 Neuroses, psicoses e perversão 4.2 Psicopatologia: alterações da percepção, representação, juízo, raciocínio, memória, atenção, consciência e afetividade, doenças de natureza psíquica. 4.3 Transtornos mentais e do comportamento relacionado ao trabalho. 4.4 Intervenções Grupais |
Apostila Belo Horizonte MG 2017 Psicólogo Organizacional