Descrição
Apostila Braillista SEC BA 2024
- Informações sobre o concurso da SEC BA 2024
- Nível: Médio / Superior
- Vagas: 1.624
- Inscrições Até: 02/10/2024
- Salário Até: R$ 1.130,23
- Taxa de Inscrição: R$ 70,00
- Data da Prova: 17/11/2024
- Banca Organizadora: Fenaz do Pará
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Secretaria da Educação BA 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Reconhecimento de tipos e gêneros textuais; Domínio da ortografia oficial; Domínio dos mecanismos de coesão textual; Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; Emprego de tempos e modos verbais; Domínio da estrutura morfossintática do período; Emprego das classes de palavras; Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; Emprego dos sinais de pontuação; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal indicativo de crase; Colocação dos pronomes átonos; Reescrita de frases e parágrafos do texto; Significação das palavras; Substituição de palavras ou de trechos de texto; Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República); Aspectos gerais da redação oficial; Finalidade dos expedientes oficiais; Adequação da linguagem ao tipo de documento; Adequação do formato do texto ao gênero.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
Conhecimentos Gerais: 1 Meio Ambiente: Conferência do Clima (COP29) e os novos compromissos do Brasil com a redução de emissões de carbono. 2. Acordos climáticos, políticas de preservação, desastres ambientais, e mudanças nas legislações ambientais. 3. Política: Mudanças recentes no governo, políticas públicas implementadas, eleições, tratados internacionais e decisões de impacto global. 4. Economia: Flutuações do mercado, inflação, taxa de juros, desemprego, e impactos de políticas econômicas no Brasil e no mundo. 5. Tecnologia: Novas tecnologias em destaque, impactos da inteligência artificial, segurança cibernética, e digitalização dos serviços públicos. 6. Sociedade: Questões de diversidade, igualdade de gênero, direitos humanos, movimentos sociais e culturais.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Fundamentos do Sistema Braille: História do Sistema Braille: Origem e desenvolvimento do sistema de escrita e leitura para cegos; Princípios Básicos do Braille: Estrutura e funcionamento do sistema de pontos em relevo; Codificação Braille: Letras, números, sinais de pontuação e símbolos matemáticos. 2. Normas Técnicas para a Produção de Material em Braille; Transcrição e Formatação em Braille: Regras e normas para a transcrição de textos impressos para o sistema Braille; Produção de Material Didático em Braille: Adaptação de materiais pedagógicos para alunos cegos ou com baixa visão; Utilização de Equipamentos de Produção: Máquinas de escrever Braille, regletes e punções, e impressoras Braille. 3. Leitura e Escrita no Sistema Braille: Técnicas de Leitura Tátil; Desenvolvimento da habilidade de leitura tátil eficiente; Exercícios de Escrita em Braille; Prática na escrita com diferentes ferramentas (máquinas Perkins, regletes); Correção e Revisão de Textos em Braille; Métodos para garantir a precisão e legibilidade dos textos transcritos. 4. Tecnologias Assistivas para Deficientes Visuais: Dispositivos Eletrônicos em Braille; Uso de displays Braille, leitores de tela e outros dispositivos tecnológicos; Software para Transcrição e Leitura de Braille; Ferramentas digitais que auxiliam na transcrição e leitura de Braille, como Duxbury, Braille-Blaster, entre outros; Acessibilidade Digital: Princípios de acessibilidade digital voltados para deficientes visuais. 5. Adaptação de Material Didático: Transcrição de Textos Educacionais: Conversão de livros didáticos, provas e outros materiais educacionais para Braille; Adaptação de Gráficos e Tabelas: Técnicas para transcrição de gráficos, tabelas e diagramas para o formato Braille; Produção de Mapas Táteis: Criação de mapas e gráficos táteis para a educação de deficientes visuais. 6. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão (LBI): Direitos das pessoas com deficiência visual; Política Nacional de Educação Especial: Diretrizes para a educação inclusiva de alunos com deficiência; Normas de Acessibilidade: Leis e regulamentos que garantem a acessibilidade em espaços públicos e privados; Educação de Deficientes Visuais; Métodos Pedagógicos para a Educação de Cegos: Estratégias e metodologias específicas para o ensino de alunos cegos ou com baixa visão; Inclusão Escolar: Práticas para promover a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar; Colaboração com Educadores: Trabalho conjunto com professores e outros profissionais para adaptar o ensino às necessidades dos alunos. 7. Psicologia e Desenvolvimento de Pessoas com Deficiência Visual: Aspectos Cognitivos e Emocionais: Como a deficiência visual afeta o desenvolvimento cognitivo e emocional; Inclusão Social e Autonomia: Estratégias para promover a autonomia e a inclusão social de pessoas cegas; Apoio Psicossocial: Recursos e práticas para o apoio emocional e social de pessoas com deficiência visual; Boas Práticas na Produção e Distribuição de Material em Braille; Qualidade e Legibilidade: Parâmetros de qualidade na produção de textos em Braille. Distribuição de Material Braille: Logística e práticas para a distribuição eficiente de materiais em Braille; Ética e Responsabilidade Profissional: Princípios éticos na produção e distribuição de conteúdo acessível. 8. Relações Interpessoais e Trabalho em Equipe: Comunicação Eficaz com Pessoas com Deficiência Visual: Técnicas de comunicação clara e inclusiva; Trabalho em Equipe: Colaboração com outros profissionais envolvidos na educação e inclusão de pessoas cegas; Ética Profissional: Conduta ética no trabalho com pessoas com deficiência.